São Bento do Sapucaí, paraíso na Mantiqueira

10

São Bento do Sapucaí é uma pequena e acolhedora cidade da Serra da Mantiqueira paulista, divisa com Minas Gerais. Com charmosas pousadas, bons restaurantes, refinado artesanato local e inúmeros atrativos naturais, a cidade é o esconderijo perfeito para curtir um final de semana em contato com a natureza e em boa companhia longe da correria de São Paulo.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Mas não deixe se enganar. São Bento do Sapucaí também tem um lado aventureiro, carregado de adrenalina. Isso mesmo! A cidade é um dos principais destinos do montanhismo nacional, casa de um dos símbolos naturais do estado de São Paulo, a Pedra do Baú.

Navegue pelos tópicos ou leia o post inteiro

Onde fica São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí fica a cerca de 200km de São Paulo, pertinho de Campos do Jordão. Diferente da vizinha Campos, São Bento é menos badalação e mais meditação, com menores preços, diga-se de passagem.

É refúgio certeiro pra quem quer ouvir os sons da natureza e curtir as estrelas. Eu topo!

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Como chegar em São Bento do Sapucaí

A maneira mais fácil pra chegar até São Bento do Sapucaí a partir de São Paulo é de carro, pelo Sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto/SP-070. A viagem dura cerca de 3 horas.

Para chegar em São Bento do Sapucaí de ônibus a partir de São Paulo, você vai ter que fazer uma ‘conexão’ em São José dos Campos, por exemplo, já que não existe uma linha direta de ônibus entre as duas cidades.

Onde ficar em São Bento do Sapucaí

Falou em hospedagem na Mantiqueira eu já me animo. Amo as charmosas pousadas das pequenas cidades da serra. Quando essas pequenas pousadas ficam em um lugar especial então, aí é amor à primeira vista. Foi o que aconteceu comigo e com a Pousada Refúgio Mantiqueira.

Essa deliciosa pousada, localizada na Estrada do Paiol – mesma estrada que leva até a Pedra do Baú -, a 10km do centro de São Bento do Sapucaí é uma pedra preciosa cravada numa imensa área verde da Serra da Mantiqueira. Sente o drama…


Encontre ofertas de hospedagem em São Bento do Sapucaí.


Outras boas opções de hospedagem na região são Vila Kaapora, Clorofila HospedariaPousada Turmalinas e Pousada do Quilombo. Se você busca opções mais econômicas, pode conferir: Hospedaria Vida na Roça, Pousada 4 Irmãos e Luna Hostel.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí oferece várias atrações para todos os gostos.

1. Complexo da Pedra do Baú

A grande atração da cidade é, com certeza, o Complexo da Pedra do Baú. Ele é composto pela Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata. Olha elas de longe aí.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Praticamente de qualquer lugar da cidade você consegue enxergar as pedras e elas são combustível pra imaginação.

Para chegar até o começo das trilhas você vai enfrentar uma serra cheia de curvas, mas em ótimas condições e ainda pode parar no caminho pra curtir a vista no Mirante do Vale Paiol Grande e as cachoeiras dos Amores e Toldi!

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Como a gente tinha as cachoeiras maravilhosas da Pousada, nem esquentei a cabeça.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

As Trilhas do Complexo da Pedra do Baú

Pra quem gosta de aventura, o complexo da Pedra do Baú é um prato cheio. Você pode percorrer várias trilhas, fazer escalada e até rapel. As principais trilhas no complexo da Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí, são:

  • Trilha do Baú Via Ferrata (Face Norte)
  • Trilha do Bauzinho
  • Trilha Ana Chata

O que fazer em São Bento do Sapucaí

A Trilha do Baú Via Ferrata (Face Norte) até o topo do Bauzão é difícil, arriscada e exige conhecimento e equipamento de segurança (capacete, cadeirinha, fita e mosquetão).

Para chegar lá você tem que subir os 600 degraus da Via Ferrata (degraus instalados na própria pedra) a 1.950m de altitude. Me disseram que é de surtar. Melhor contratar um guia em uma das empresas de ecoturismo da cidade. Não vai dar mole, hein?!

A Trilha Ana Chata é uma trilha moderada, com 3,8km de extensão (2 horas de caminhada) e 1770 metros de altitude. Pra chegar até o cume da Ana Chata você também vai precisar se agarrar à escadinha instalada na pedra.

Agora, se você não tem experiência nenhuma e também não quer contratar um guia, pode ir direto para a Trilha do Bauzinho, uma trilha bem fácil, com apenas 100 metros de extensão.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Em meia horinha de caminhada (menos até) você já se depara com uma vista maravilhosa da Pedra do Baú, da cidade de São Bento do Sapucaí e das montanhas que separam Minas Gerais e São Paulo.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Lindimais, como eles dizem nas Gerais!


Consulte este Guia Prático elaborado pela prefeitura da cidade para mais detalhes sobre as Trilhas em São Bento do Sapucaí.


2. Turismo Rural no Entre Vilas e Frutopia

Outro ótimo passeio perto de São Bento do Sapucaí é conhecer o restaurante e vinícola Entre Vilas e o viveiro Frutopia.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Visitar o Entre Vilas e o viveiro Frutopia é programa ‘vários em um’. Aqui você pode acompanhar todo o processo da uva ao vinho e se deliciar com os ótimos produtos artesanais produzidos por Rodrigo Veraldi, o idealizador e capitão do Entre Vilas e sua equipe.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Vínicola orgânica e Wine Boutique Entre Vilas

Rodrigo e sua equipe plantam as uvas com o mínimo de intervenção possível e produzem, de forma artesanal, os Vinhos Entre Vilas, vinhos naturais sem uso de aditivos químicos e agrotóxicos e sem adição de sulfitos.

Entre as castas, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Shiraz, Malbec e Pinot Noir.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Uma das estratégias é plantar as vinhas debaixo de uma estrutura, protegendo-as das chuvas e minimizando a ocorrência de doenças. Outra característica importante do Altiplano do Baú, localizado a 1600 metros acima do nível do mar, em plena Serra da Mantiqueira é que devido as grandes amplitudes térmicas da primavera e verão, ocorre um espessamento das cascas das uvas, produzindo um vinho concentrado e cheio de personalidade.

Viveiro Frutopia

Além das uvas, Rodrigo e sua turma também plantam frutas vermelhas (framboesa, amora, uva, mirtilo).

Olha só o tamanho dessa framboesa!

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Visitamos também plantações de castanhas portuguesas, azeitona e até lúpulo. Isso mesmo. Lúpulo! Pra ser mais exata, a primeira variedade de lúpulo brasileira, que foi usada pela Baden Baden na produção da Baden Baden Märzen, uma cerveja comemorativa aos 15 anos da microcervejaria de Campos do Jordão.

Infelizmente chegamos algumas semanas depois da colheita, mas pra uma cervejeira apaixonada como eu, foi muito legal andar em meio à plantação da primeira variedade de lúpulo brasileira.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Foi tão legal que entrou para a minha lista de top 13 experiências cervejeiras pelo mundo.

Almoço no Restaurante Entre Vilas

Os produtos fresquíssimos do Viveiro Frutopia vão direto para a mesa do Restaurante Entre Vilas, ou para o empório, que oferece aos visitantes uma série de outros produtos produzidos ali e na região, como vinagres, geleias, azeite, café, embutidos e queijos deliciosos!

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Tudo artesanal e produzido na região!

O que fazer em São Bento do Sapucaí

O almoço de sábado no Restaurante Entre Vilas já é bem famoso e funciona no esquema menu degustação, com direito a couvert, entrada, três pratos e sobremesa. Tudo fresco. Tudo lindo!

E pra melhorar, com essa vista!

São Bento do Sapucaí

Adepto do movimento Slow Food, é melhor você ir curtir o almoço no Entre Vilas sem pressa. O almoço começa às 13 horas e segue tarde a dentro.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Para almoçar no Entre Vilas você tem que fazer a sua reserva com antecedência pelo Whats App – (12) 99745-9897, e.mail – r.veraldi@terra.com.br ou pela página do Facebook. Por motivos óbvios o almoço costuma lotar!

O Entre Vilas fica no km 5 da estrada Municipal São Bento do Sapucaí (estrada de terra). Pode ser um pouco difícil para achar. Fique bastante atent@ às placas na rodovia 383.

3. Conheça o artesanato local

Outro bom programa em São Bento do Sapucaí é conhecer o Bairro do Quilombo, onde acontecem as famosas congadas de São Bento do Sapucaí, tradição passada de geração em geração nessa comunidade unida desde os tempos dos quilombos.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Atelier Ditinho Joana

O bairro também é conhecido por seus artesãos, o mais ‘famoso’ deles, Ditinho Joana, memória viva do Bairro do Quilombo, abre as portas de seu Atelier sempre com um sorriso no rosto e muita história pra contar.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

As obras de Ditinho Joana são entalhadas em pedaços inteiriços de madeira e retratam cenas do cotidiano. Ditinho é autodidata e me contou que esculpir sempre foi algo natural pra ele. Quando era novo, esculpia sob o olhar e atenção da mãe, que sempre o incentivava segurando uma vela para iluminar seu trabalho.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Uma verdadeira aula de humanidade! Não perca a chance de trocar um dedinho de prosa com Seu Ditinho, hein?!

Espaço Arte no Quilombo

Visite também o espaço ‘Arte no Quilombo‘. É uma ótima oportunidade para conhecer os quase 80 artesãos e artesãs locais que trabalham com palha de bananeira, de milho, bambu e outros materiais.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Não me surpreende nada essa veia artística dos habitantes de São Bento do Sapucaí. A cidade tem um clima inspirador. Acho que é a Serra da Mantiqueira, né?!

4. Visitar a Nakawe Tecidos

Seguindo a linha dos artistas, outra lugar imperdível pra conhecer em São Bento do Sapucaí é o Atelier de Tecidos Nakawe.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

A artista Claudia Mattos usa carimbos de borracha que ela mesma confecciona para criar padrões únicos – pintados à mão – em painéis, capas de almofadas, echarpes, jogos e caminhos de mesa. Tecidos que ela mesma tinge.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Este é definitivamente outro desses lugares pra sentir a magia da Serra da Mantiqueira. Não perca!

O que fazer em São Bento do Sapucaí

5. Visite as Capelas de mosaico

Aproveite sua visita a São Bento do Sapucaí para conhecer as capelas de mosaico na cidade.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Não se sabe ao certo qual é a origem das Capelinhas de Santa Cruz, como são chamadas as pequenas Igrejas dessa região. O que se sabe é que em 2008 a dupla de artistas Ângelo Milani e Claudia Villar resolveu revitalizar uma dessas capelas, produzindo uma verdadeira obra de arte.

Eles usaram diversos materiais, como fragmentos de estátuas de santos, que o casal guardou por cerca de 10 anos, e produziram com seus cacos mosaicos coloridos, que enfeitam tanto o exterior quanto o interior das capelinhas, que se transformaram em pontos turísticos.

A capela de mosaico ‘original’ fica na Rua Treze de Maio, 217 no centro de São Bento do Sapucaí.

Nós conhecemos a capelinha que fica na Estrada do Paiol Grande (Rodovia Prefeito Benedicto Gomes de Souza), em direção à Pedra do Baú. Fiquei encantada quando entrei na capela e me deparei com essa bela imagem. Olha só que incrível!

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Os artistas têm outras obras feitas com mosaico em diversos lugares da cidade. Confira o Roteiro dos Mosaicos para conhecer todos!

6. Escola de chá Embahu

Outra ótima surpresa em São Bento do Sapucaí foi a Escola de chá Embahu, que oferece cursos e consultorias para os interessados nessa bebida milenar.

São Bento do Sapucaí

Yuri Hayashi, pesquisadora especialista em chás, é a fundadora da Escola de Chá Embahú e a simpatia em pessoa. Ela é outra dessas personagens que tornam a Serra da Mantiqueira um lugar mágico.

São Bento do Sapucaí

Nós e os amigos Coisos on the go fomos recepcionados por Yuri com um workshop pra começar a entender dessa complexa arte meditativa que é a preparação e degustação do chá.

São Bento do Sapucaí

Yuri é uma das grandes referências brasileiras do assunto e você pode conferir as últimas novidades sobre cursos, workshops e até viagens com temática chá no site da Escola de Chá Embahu.

O que fazer em São Bento do Sapucaí | No mapa

Como circular em São Bento do Sapucaí

Como eu falei, a melhor maneira de circular por todos esses pontos em São Bento do Sapucaí é de carro. A maioria das pousadas oferece estacionamento grátis e a não ser que você fique restrit@ ao centro da cidade, recomendo imensamente se locomover em 4 rodas.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Não tem carro?! Já pensou em alugar um pra fazer essa viagem?! Faça uma cotação grátis no site da Rentcars e encontre as melhores condições de aluguel de carro em até 12 vezes sem juros!

Não vai dizer que não avisei, hein?


Leia também: Apaixone-se por Gonçalves, Minas Gerais


O que fazer em São Bento do Sapucaí: Roteiro de 2 dias na cidade

Depois de te mostrar onde ficar e o que fazer em São Bento do Sapucaí que tal organizar todas essas dicas em um roteiro para o final de semana?

DIA 1: Aproveite a manhã do sábado para visitar a(s) capela(s) de mosaico e conhecer o Atelier de tecidos Nakawe a caminho do almoço no Entre Vilas (não esqueça de reservar). Aproveite o almoço com calma e curta o fim de tarde no Viveiro Frutopia. De volta à pousada a boa pedida é curtir uma lareira e as estrelas!

DIA 2: Depois de um café da manhã reforçando, é hora de curtir o Complexo do Baú. A Trilha do Bauzinho é uma é perfeita até pra quem não tem muita intimidade com aventura. Depois do almoço no centro de São Bento do Sapucaí vá até o Bairro do Quilombo para conhecer o atelier do escultor Ditinho Joana e o Espaço Arte no Quilombo, para conhecer o trabalho de artesãos e artesãs locais.

Outras referências online sobre São Bento do Sapucaí


Salve esse artigo no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas lá!

Saiba tudo sobre São Bento do Sapucaí, um paraíso na Serra da Mantiqueira. Onde ficar, o que fazer e dicas quentes sobre a cidade!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Compartilhar
Alessandra Fratus

Viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

10 COMENTÁRIOS

  1. Eu nunca tinha visto nada sobre esse local mas já to completamente encantada!!! Passar uns dias assim em contato total com a natureza é incrível e com certeza a gente volta com as energias recarregadas!
    A pousada tb é liiiinda! Deu super vontade de conhecer!

  2. Adorei a Capela de mosaico.. que coisa mais linda!
    A pedra do Baù vi apenas de Santo Antônio do Pinhal, outra cidade que vale a pena dar uma esticadinha… Um dia quero fazer esta trilha!
    ;)

  3. Brasil é lindo demais! Mais um lugar incrível na minha lista pra eu conhecer! Parabens pelo post.

  4. Uau! Estávamos justamente falando de ir para lá no próximo feriado. Vou anotar todas as dicas, e quem sabe a gente vai para lá, dar aquela relaxada :)

  5. Que pecado eu ainda não conhecer São Bento do Sapucaí, mas esse post me inspirou demais a fazer uma viagem o mais rápido possível, amei as opções de passeio e as fotos lindas.

  6. Adorei o roteiro, quanta coisa legal pra fazer hein… Coisa linda essas obras do Ditinho. Já tinha me inspirado no post de vocês antes de ir pra Gonçalves, agora partiu São Bento do Sapucaí. Uma delícia de lugar.

  7. Eu estive aí na Páscoa, motivada por uma acomodação do Airbnb com uma vista sensacional! Amei a cidade! Indico também a vizinha Santo Antônio do Pinhal,tem um centro que é uma gracinha!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome