Visitar o Shark Valley, no Everglades National Park é uma grande oportunidade pra conhecer o Everglades perto de Miami, na Flórida. Você vai se surpreender com um maravilhoso passeio de bicicleta por esse mundo rústico e natural. Um imenso rio de grama que corre devagar em direção ao mar.

Everglades perto de Miami

Everglades

Everglades é uma imensa planície alagada coberta por um tipo de grama fina chamada sawgrass que ocupa uma extensa região do sul da Flórida, nos Estados Unidos. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Everglades é rico em fauna e flora nativas e parece um outro mundo, sabe?!

Everglades perto de Miami

Os antigos nativos americanos que viviam ali o chamavam: Pa-Hay-Okee, ‘água gramada’, e é difícil pensar como eles sobreviviam em um ambiente assim. Eles tinham que atravessar o pântano pra caçar, pescar, viver. Já pensou?!

Everglades National Park

O Everglades National Park foi criado com a intenção de preservar esse pântano imenso e cheio de vida, que estava em perigo, já que era comum a drenagem de imensas áreas alagadas para transformá-las em áreas de plantações. O parque nacional fica na região sudoeste do Everglades e recebe, anualmente, cerca de 1 milhão de visitantes, interessados em percorrer trilhas a pé, de bicicleta, se aventurar em passeios de airboat e visitar mirantes alucinantes!

Existem três entradas para o Everglades National Park perto de Miami:

  • A Main Entrance (entrada principal) em Homestead
  • Shark Valley, localizada na U.S. 41, Tamiami Trail, em Miami
  • Gulf Coast Entrance, em Oyster Bar Lane, Everglades City

É importante saber que o parque é tão grande, mas tão grande, que essas entradas não são interligadas.

Como estávamos indo de Miami para Naples para começar nosso roteiro cervejeiro pela Flórida, e passaríamos justamente pela Tamiami Trail, uma estrada belíssima que corta o Everglades, escolhemos conhecer o Shark Valley e seu mirante surreal, uma torre de observação de 10 metros de altura no meio desse imenso rio de grama.

Everglades perto de Miami


Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre onde ficar em Miami


Shark Valley: o Everglades perto de Miami

Qual a melhor época para visitar o Everglades?

O Everglades tem duas estações bem definidas: a estação seca, que dura de novembro a março e a estação chuvosa, de abril a novembro. A melhor época pra conhecer o parque é na estação seca. É quando você terá mais chances de ver e fotografar espécies da fauna local em atividade.

Everglades perto de Miami

O Shark Valley fica aberto diariamente das 8h30 às 18h.

Quanto custa a entrada do Everglades National Park?

Logo na entrada do Shark Valley você paga uma taxa de $25 por carro, $20 por moto e $8.00 por pessoa/ciclista. O ingresso vale por uma semana e você pode apresentá-lo em qualquer uma das 3 entradas.

Se você pretende conhecer vários parques nacionais americanos em suas viagens pelos Estados Unidos você tem que conhecer o America The Beautiful Card, o passe anual dos parques nacionais americanos. Com ele você economiza uma graninha e acaba conhecendo mais.

Como chegar até o Shark Valley?

O jeito mais fácil de chegar até o Shark Valley é alugando um carro. Aliás, alugar um carro é quase sempre minha opção número 1 em viagens para a Flórida e para os Estados Unidos, em geral.

Boas dicas para quem está Mesmo assim, recomendo alguns cuidados pra quem tá pensando em viajar de carro pelos Estados Unidos:

O Que Fazer no Shark Valley?

Você pode fazer diversas trilhas no parque e pra se informar sobre todas elas é só passar no centro de visitantes antes de se aventurar pelo ‘Vale do Tubarão‘. Como em todos os parques nacionais americanos, você conta com bastante informação sobre fauna e flora local, além de mapa e outras informações importantes em cada uma das trilhas.

Everglades perto de Miami

Trilha até o Mirante do Shark Valley

Mas sem dúvida nenhuma, a grande atração do Shark Valley é o mirante, uma torre de observação de 13 metros, com visão privilegiada 360 graus, acessível por uma trilha pavimentada de 24 km (ida e volta) .

Everglades perto de Miami

Everglades perto de Miami

Você pode percorrê-la a pé ou de bicicleta, que você pode alugar no centro de visitantes. Escolhemos a bicicleta.

Everglades perto de Miami

Você também pode percorrer essa estrada de tram, um trenzinho movido a biodiesel que sai de 2 em 2 horas do centro de visitantes e custa $25/pessoa.

Everglades perto de Miami

De bicicleta até o Mirante do Shark Valley

Sem pensar muito nos 24 km, confesso, começamos a percorrer a estrada que leva direto ao Mirante do Shark Valley.

Como uma das bicicletas estava muito, mas muito ruim, Sofia voltou para o centro de visitantes e eu continuei meu caminho solitário em meio ao Everglades, quando, de repente, um pássaro imenso cruzou meu caminho com uma cobra no bico, me lembrando que ali eu era uma intrusa, e o território era deles!

Everglades perto de Miami

Foi uma experiência incrível, e a imensidão solitária me encheu de coragem pra seguir meu caminho até uma das estruturas mais surreais que já conheci, e no meio do nada!

Everglades perto de Miami

A estrada forma um loop no Shark Valley, portanto você pode voltar por um caminho diferente, e foi o que eu fiz! De volta ao centro de visitantes eu estava morta, mas feliz, depois de uma experiência transformadora, cheia de história pra contar!!

A vista do Mirante

Sem palavras. A estrutura do mirante em si já é surpreendente e surreal, imagina quando você sobe lá no alto da torre, olha pra um lado e vê isso.

Everglades perto de Miami

Olha para o outro e vê isso… é como estar em meio a uma natureza selvagem e intocada. Dentro de uma rede de interações e relações complexas entre plantas, animais e micro-organismos, todos em um mesmo baile.

Everglades perto de Miami

É uma experiência e tanto!

Voando com o airboat pelo Everglades perto de Miami

Quer conhecer o Everglades de uma outra maneira?! Saiba mais sobre o passeio de airboat pelo Everglades perto de Miami!

viagem everglades miami jacaré

Não se esqueça do seguro viagem

Se você está planejando uma viagem pelos Estados Unidos é essencial contratar um  seguro viagem. Essencial! Só pra você saber, um dia de internação nos Estados Unidos pode chegar a $5.220 dólares. Não é brincadeira, né?!

Faça uma cotação grátis, ganhe 5% de desconto usando o código TOPENSANDO05 e pague menos pelo seu seguro de viagem, com uma cobertura mais abrangente para o seu dinheiro!

 

Leia mais sobre Miami e a Flórida:


Salve esse post no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas lá!

Everglades perto de Miami

Gostou da dica?

Usando nossos links para encontrar ofertas de hospedagem, comprar seguro viagem e alugar um carro você ajuda o Tô Pensando em Viajar e se manter e não paga nada mais por isso.


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM e TWITTER


Compartilhar
Alessandra Fratus
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

17 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus, que local lindíssimo! Quero muito um dia visitar os Everglades, infelizmente não sei se será possível sem alugar carro… mas parece ser um local fascinante!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome