Amanhecer no Monument Valley

11

O dia começou cedo no Goulding’s Lodge, nossa casa no Monument Valley, um lugar incrível na fronteira entre os estados do Arizona e Utah, nos Estados Unidos. É, provavelmente, um dos lugares mais lindos e especiais do mundo. O cheiro do café fresco, e a ansiedade de viver o amanhecer ali me fizeram pular da cama e pegar a estrada!

O Monument Valley é um Parque Tribal Navajo, com cerca de 30.000 acres localizado na fronteira entre os estados do Arizona e Utah, dentro da Navajo Nation, ou Nacão Navajo, um remendo oferecido aos Navajo, depois de tanto sofrimento após a invasão branca.

A História dos povos nativos americanos – em todas as Américas, diga-se de passagem – é marcada por genocídio e absurdos dos mais diversos tipos, e esses remendospequenos pedaços de territórios – são muitas vezes oferecidos como espelhos a esses povos.

Durante toda a minha vida, sempre tive muito interesse por comunidades e meios de vida tradicionais, ancestrais, e com o tempo, e a fotografia, esse interesse só aumentou. Tanto que visitar os territórios nativo americanos, e os lugares de força espalhados pelo oeste dos Estados Unidos foi um dos principais focos da viagem pelo sudoeste americano.

mapa-monument-valley

E vou te contar uma coisa, só arranhamos a superfície. Essa região é toda muito, muito, muito especial, e rica em sabedoria ancestral. Abra seu coração e reconecte-se com as origens que compartilhamos, todos nós.

Monument Valley

O Monument Valley, ou Tse’Bii’Ndzisgaii é um dos lugares mais fotografados dos Estados Unidos.

Amanhecer no Monument Valley

Foi cenário de mais de uma dezena de clássicos, como Billy the Kid, A Conquista do Oeste, Back to The Future (III), 2001: Uma Odisséia no Espaço, e Thelma e Louise. Estar no Monument Valley é como estar dentro do faroeste americano.


Veja a lista com todas as aparições do Monument Valley no cinema, e na tv!


O parque é acessível o ano inteiro, e você precisa pagar uma taxa de U$20 por carro pra entrar. O American The beautiful Pass, ou passe anual dos Parques Nacionais Americanos não vale aqui.

Onde Fica o Monument Valley

O Monument Valley fica na fronteira entre os estados do Arizona e Utah. E você pode aproveitar pra conhecê-lo durante uma viagem pelo oeste a partir de Page, no Arizona – onde você pode conhecer o maravilhoso Antelope Canyon; antes ou depois de visitar o south ou north rim do Grand Canyon; ou fazer como nós e chegar até aqui a partir de Bluff em Utah, um ótimo ponto de parada pra conhecer toda essa região e os incríveis Arches e Canyonlands. Calma que vem muito post por ai! ;)

O Horário no Monument Valley

É bom lembrar que do segundo domingo de março até o primeiro domingo de novembro, a Navajo Nation segue o horário de verão, diferente da maior parte do Arizona. Portanto, se você tiver uma viagem pra essa região marcada pra esse período, lembre-se de adiantar seu relógio em uma hora!

Onde Se Hospedar no Monument Valley

Ficamos hospedadas no Goulding’s Lodge, bem pertinho da entrada do Monument Valley. Recomendo. Além de hospedagem, o Goulding’s conta com uma série de serviços ótimos pra quem está no meio de uma road trip, como mercado, posto de gasolina e é praticamente uma instituição no Arizona!


Encontre ofertas de hospedagem no Goulding’s Lodge, no Monument Valley!


onde ficar no monument valley

Agora, se você quiser se hospedar dentro da reserva, só vai ter uma opção, o The View Hotel.

Outras opções de hospedagem próximas ao Monument Valley são hotéis em Kayenta, como o Kayenta Monument Valley Inn, e também o delicioso Desert Rose Inn & Cabins, em Bluff, Utah, a 56km do Monument Valley. Que também é uma boa opção para explorar o Canyon de Chelly ou Arches e Canyonlands.

Já falamos dele no artigo Desert Rose Inn & Cabins.

Viaje [email protected]! Não se esqueça do seguro viagem

Se você está planejando uma road trip pelos Estados Unidos é essencial contratar um seguro viagem. Essencial! O seguro viagem é uma garantia de assistência em caso de algum acidente ou emergência. Só pra você saber, um dia de internação nos Estados Unidos pode chegar a $5.220 dólares. Não é brincadeira, né?!

Aproveite a oportunidade e use o código TOPENSANDO05 pra ter 5% de desconto na contratação de qualquer seguro viagem!

Contratando seu seguro viagem através do site da Segurospromo, você compara planos variados, de vários seguradoras em uma só plataforma, simples e fácil de usar! A gente usa e recomenda!

O Que Fazer no Monument Valley

O pagamento da taxa te permite conhecer o centro de visitantes, lojinha e restaurante. Mas o que vale mesmo são as vistas. Passei horas tentando interiorizar tanta beleza. É um daqueles lugares que de tanto você ver parece que você já conhece, mas quando você chega lá, ao vivão mesmo, bate aquela emoção, sabe?!

Amanhecer no Monument Valley

Self Drive

Você também ganha um mapinha e pode percorrer a Valley Drive por conta própria,  com seu carro, que é um circuito de 17 milhas em uma estrada de terra, que te leva pelas diversas formações rochosas da reserva. A Claudia do Felipe, o Pequeno Viajante contou que não dá pra fazer de motor home não, viu?!

Tours no Monument Valley

Se não quiser se arriscar pela estrada de terra batida – bem tranquila -, você também pode percorrer este circuito com um dos tours autorizados. Eles também te levam até lugares inacessíveis aos viajantes comuns, e é bom colocar isso na balança na hora de escolher como visitar.

Amanhecer no Monument Valley

O Goulding’s Lodge e Tours, nosso parceiro nessa viagem oferece vários tours pelo Monument Valley, e é quase uma instituição nessa região – a cidade mais próxima ao Monument Valley se chama Goulding, pra você ter ideia -.

Goulding’s Tours no Monument Valley

– Basic Tour

Passeio básico, que passa por todos os famosos monólitos do Monument Valley, com uma parada para demonstração do processo manual de tecelagem Navajo. O passeio dura cerca de 2 horas, e inclui paradas para fotos nos principais pontos de observação.

O tour custa U$57 para adultos e U$41 para crianças de até 8 anos.

– Deluxe Tour

Tour básico + visita a área restrita, com petróglifos Anasazi e arcos rochosos incríveis. Custa cerca de U$70 para adultos e U$46 para crianças de até 8 anos. O passeio tem duração aproximada de 3 horas e meia e é oferecido ou pela manhã (às 9 horas), ou para o pôr do sol.

Amanhecer no Monument Valley

– All Day Tour

Passeio que explora tanto o Monument Valley como o Mystery Valley, casa dos antigos Anasazi, ao sul do Monument Valley. Esse passeio tem duração de 8 horas, e inclui almoço.

Em todas essas opções você aprende mais sobre a super interessante cultura Navajo, e seus hogans, as ‘casas’ Navajo.

Amanhecer no Monument Valley

Amanhecer no Monument Valley

– Full Moon Tour

Se você tiver sorte o suficiente para estar na área durante a lua cheia você pode explorar o Monument Valley sob Lua Cheia. Já pensou?!

– Sunset Tour

Passeio especial pra assistir à dança das luzes sobre os monolitos do Monument Valley, com saídas entre abril e junho e julho e setembro.

– Sunrise Tour

Nosso escolhido foi o Sunrise Tour, pra viver o amanhecer no Monument Valley. Amo um nascer do Sol, mas como essa viagem foi muito puxada, acabei vendo poucos. Por isso era crucial pra mim viver pelo menos 1 pôr do sol e um nascer do Sol nesse lugar incrível!

Amanhecer no Monument Valley

Amanhecer no Monument Valley

Saímos do Goulding’s Lodge cedinho, antes das 6 da manhã, e entramos no parque ainda escuro, com a Lua linda, em uma composição maravilhosa da natureza!

Amanhecer no Monument Valley

Éramos eu, Sofia, e mais um casal de holandeses, guiados pelo simpático Leeland, born and raised na região do Monument Valley. Depois de calcular exatamente onde íamos parar para fotos, Leeland nos levou até o lugar perfeito pra assistir o nascer do sol, que foi mágico!

Amanhecer no Monument Valley

Amanhecer no Monument Valley

Continuamos nosso tour em direção à área restrita.

Amanhecer no Monument Valley

Vimos petróglifos incríveis, e arcos rochosos maravilhosos. Em uma das paradas, Leeland cantou alguns versos de uma tradicional música Navajo, e sua voz ecoou pela imensidão do Monument Valley. Por um momento me senti de volta ao tempos dos Anasazi, antigos habitantes da região. Ali diante de mim estava todo seu mistério, gravado em pedra nos paredões imensos, na voz daquele homem, que como tantos outros, por tanto tempo foram, e são os verdadeiros ‘donos’ do Monument Valley.

Amanhecer no Monument Valley

Amanhecer no Monument Valley

O Sunrise Tour custa 76, e um dia antes você se informa sobre a hora da saída na recepção do Goulding’s Lodge.

Sem dúvida nenhuma foi uma das experiências de viagem mais incríveis que já vivi! Não deixe de incluir o Monument Valley no seu roteiro pelo oeste americano. Você não vai se arrepender!

Viajar de Carro Pelos Estados Unidos

Viajar de carro pelos Estados Unidos é sempre uma tranquilidade. Já fizemos road trips na Flórida, na Califórnia e nunca tivemos nenhum problema. Mesmo assim, recomendo alguns cuidados pra quem tá pensando em viajar de carro pelos Estados Unidos:


Usando os links de afiliado do Tô Pensando em Viajar você ajuda a manter o blog funcionando, e não paga nada mais por isso!


Você já viu o vídeo dessa nossa aventura?!


Leia mais sobre a viagem pelo oeste americano:


Salve esse artigo no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas da Itália por lá!

Monument Valley


O Sunrise Tour do Goulding’s Lodge foi uma cortesia. Independente disso, as opiniões contidas neste post são totalmente imparciais. Garantindo transparência e verdade para os leitores do blog!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Compartilhe!
Alessandra
ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

11 COMENTÁRIOS

  1. Lugar e fotografias espetaculares!
    Monument Valley entrou na minha lista pra quem sabe uma viagem aos EUA e diria que vc escolheu bem ver o amanhecer neste lugar! Curto muito mais as cores do por do sol, mas hoje eu tenho a certeza que o motivo é não ter visto algo tao maravilhoso!
    Adorei!

  2. Oi Alessandra, adorei o relato e dica de hospedagens. Que lugar lindo e com hotéis desse nível a experiência fica completa. Tenho muita vontade de conhecer o Arizona para presenciar esse cenário desértico.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome