O que fazer em Salem, a capital mundial das bruxas

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

A pequena cidade de Salem, no estado americano de Massachusetts fica pertinho de Boston e é famosa pelos mistérios que cercam o episódio que ficou conhecido como ‘Julgamento das Bruxas de Salem’, que inspirou filmes e mantém até hoje a fama de capital mundial das bruxas!

O que fazer em Salem, a capital mundial das bruxas

É claro que durante uma rápida visita que fizemos a Boston, não poderíamos deixar de conhecer e explorar a famosa Salem. E olha só o que encontramos!


Explorando Salem, a capital mundial das bruxas! 

A famosa ‘caça às bruxas de Salem‘ aconteceu entre 1690 e 1692 e nessa época, Salem era mais um vilarejo de puritanos e de uma hora para a outra a cidade foi consumida por uma paranoia coletiva, que levou a mais de 200 prisões, tortura e pelo menos 20 execuções por ‘bruxaria’, inclusive a de 2 cachorros, que acreditavam estar possuídos pelo demônio.

A fama da cidade gira em torno do mistério das bruxas e do ocultismo, então, se você curte esse assunto, Salem é o lugar certo pra você!


A História da caça às bruxas em Salem

A história do episódio de Caça às bruxas de Salem começou quando oito meninas que viviam nos arredores de Salem começaram a ter comportamentos estranhos. As moças rolavam, gritavam, grunhiam, e caíam doentes sem motivo aparente. Elas ficavam correndo em círculos, e começaram a dizer que haviam sido enfeitiçadas por determinadas pessoas, que tinham um pacto com o demônio.

Conheça Salem, a capital mundial das bruxas

Logo a cidade entrou em uma histeria coletiva! Os surtos eram cada vez mais frequentes, animais morriam, árvores cheias de frutos secavam, centenas de cidadãos de Salem foram presos, e 20 foram enforcados.

Conheça Salem, a capital mundial das bruxas


A teoria do pão de centeio contaminado

Uma teoria muito interessante é a de que a histeria coletiva em Salem possa ter sido causada por ingestão de pão de centeio contaminado pelo fungo Claviceps purpurea (substância natural da qual o lsd é derivado), o que pode ter gerado os sintomas de euforia nas adolescentes, e somado ao fervor religioso poderia ter causado as alucinações.

Conheça Salem, a capital mundial das bruxas

Outras teorias são baseadas nas tensões internas entre as famílias na época, e nos conflitos políticos na sociedade puritana.


Abra uma conta gratuita em dólar e economize muito!

Passei a economizar MUITO nas minhas viagens para o exterior desde que comecei a usar os novos cartões de débito vinculados a contas internacionais como Nomad e Wise.

Essas contas são gratuitas e além de oferecerem um cartão de débito Mastercard sem taxas ou anuidade, usam o câmbio do dólar comercial (bem mais vantajoso do que o dólar turismo, usado pelas casas de câmbio e bancos) e cobra apenas 1,1% de IOF (menos que os 5,38% do cartão de crédito brasileiro).

Abra já uma conta Nomad gratuita e ganhe até US$ 20 (R$ 100) de presente.


O que fazer em Salem

Logo que saímos do centro de visitantes – com mapinha nas mãos – começamos a seguir a trilha vermelha no chão, que nos levou aos principais pontos turísticos em Salem.

Conheça Salem, a capital mundial das bruxas

Conheça Salem, a capital mundial das bruxas

Conheça Salem, a capital mundial das bruxas

A melhor maneira de andar pela cidade é fazendo um tour guiado para conhecer mais sobre a história e as peculiaridades da cidade. Esses dois tours são recomendados:

Se você preferir bater perna pela cidade, de maneira independente, também não tem problema! Durante as horas que passamos em Salem visitamos alguns lugares bem interessantes.

Confira as nossas dicas do que fazer em Salem durante 1 dia.


» Salem Witch Museum

O Salem Witch Museum, ótima escolha de museu na cidade para quem quer saber mais sobre a história das bruxas de Salem.

O que fazer em Salem, a capital mundial das bruxas

Salem, a capital mundial das bruxas


Aproveite para comprar seu ingresso com antecedência e sem filas!


» Witch Trials Memorial e Old Burying Point

O Witch Trials Memorial, memorial ao redor do Old Burying Point, onde foram enterrados os condenados durante a Caça ás bruxas.

Salem, a capital mundial das bruxas

Salem, a capital mundial das bruxas

Ainda dá pra fazer um tour pela cidade com o ônibus, o que pode ser legal dependendo do tempo que você tiver disponível.

Salem, a capital mundial das bruxas

Que Salem é uma cidade com muitos mistérios ninguém duvida, não é mesmo?! Visite Salem e descubra você também os segredos das bruxas!


E não se esqueça do seguro viagem, hein?

Contratar um bom seguro viagem para os Estados Unidos é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas durante a viagem, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.

Uma visita ao pronto-socorro nos EUA pode facilmente ultrapassar os 5.000 dólares. Já pensou pagar isso do próprio bolso?

Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar. A gente sempre usa o site da Seguros Promo. Aproveite a oportunidade e ganhe até 10% de desconto.

QUERO DESCONTO


Leia também: Dicas infalíveis para comprar seguro viagem mais barato


Como chegar a Salém, Massachusetts a partir de Boston

Para ir de Boston a Salem percorremos cerca de 40km pela 1N, I93 e I95. Assim que decidimos alugar um carro, já fiquei interessada em conhecer uma das cidades mais famosas da região.

Na minha opinião, alugar um carro nos Estados Unidos é a melhor maneira de conhecer o país. Eu não perco uma road trip! Adoro alugar carro onde quer que eu vá e acho que vale muito a pena.

Se você não está de carro – o que recomendo em Boston, porque estacionamentos em hotéis são MUITO caros -, dá pra chegar até a cidade de trem, ônibus ou ferry.

Isso mesmo! Dá pra ir de ferry de Boston até Salem. Um passeio interessantíssimo!

Uma super dica para economizar é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.

Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.


Leia também: Precisa de PID nos EUA? Tire todas as suas dúvidas


O que fazer em Salém no Halloween

Dizem que o melhor período pra visitar Salem é durante o Halloween (31 de outubro). Eu não duvido e morro de vontade de visitar a cidade nessa época. Dizem que os passeios noturnos pelos cemitérios da cidade são divertidíssimos. Você tem coragem?

O que fazer em Salem, a capital mundial das bruxas


Onde ficar em Salem

Se você estiver afim de curtir a noite de Halloween em Salem ou se não estiver afim de fazer um bate e volta de Boston, você pode passar a noite na cidade.

O ideal é se hospedar no centro da cidade pra conseguir fazer todos os passeios a pé e não se preocupar com o carro, né?!

Boas opções de hospedagem no centro de Salem, são:

Você ainda pode reservar um quarto no belíssimo Salem Waterfront Hotel & Suites, um pouco mais afastado do centro da cidade.

E se estiver tudo lotado, procure opções de hospedagem nas cidades próximas a Salem, como: Peabody e Marblehead.


Confira todas as ofertas de hospedagem em Salem e encontre a ideal pra você!


Leia mais dicas dos Estados Unidos


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Ei, tudo bem?

    Que posto legal, adoro esse lugar. Parabéns pelo blog, desejo muito sucesso.

    Um abraço!

  2. Olá Alessandra, sou professor de história e tenho uma linha de pesquisa em Bruxaria. Achei muito interessante sua matéria, Parabéns!
    Gostaria de te indicar para viagem em relação à Bruxaria, uma cidade chamada ZUGARRAMURDI na área Basca da Espanha, quase França. É meu sonho conhecer esta cidade, caso vá para a Espanha não perca a oportunidade.
    Abraços.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM