A pequena cidade de Salem, no estado americano de Massachusetts fica pertinho de Boston e é famosa pelos mistérios que cercam o episódio que ficou conhecido como ‘Julgamento das Bruxas de Salem’, que inspirou filmes e mantém até hoje a fama de capital mundial das bruxas!

É claro que durante uma rápida visita que fizemos a Boston, não poderíamos deixar de conhecer e explorar a famosa Salem. E olha só o que encontramos!

Explorando Salem, a capital mundial das bruxas! 

A famosa ‘caça às bruxas de Salem‘ aconteceu entre 1690 e 1692 e nessa época, Salem era mais um vilarejo de puritanos e de uma hora para a outra a cidade foi consumida por uma paranoia coletiva, que levou a mais de 200 prisões, tortura e pelo menos 20 execuções por ‘bruxaria’, inclusive a de 2 cachorros, que acreditavam estar possuídos pelo demônio.

A fama da cidade gira em torno do mistério das bruxas e do ocultismo, então, se você curte esse assunto, Salem é o lugar certo pra você!

A História da caça às bruxas em Salem

A história do episódio de Caça às bruxas de Salem começou quando oito meninas que viviam nos arredores de Salem começaram a ter comportamentos estranhos. As moças rolavam, gritavam, grunhiam, e caíam doentes sem motivo aparente. Elas ficavam correndo em círculos, e começaram a dizer que haviam sido enfeitiçadas por determinadas pessoas, que tinham um pacto com o demônio.

Conheça Salem, a capital mundial das bruxas

Logo a cidade entrou em uma histeria coletiva! Os surtos eram cada vez mais frequentes, animais morriam, árvores cheias de frutos secavam, centenas de cidadãos de Salem foram presos, e 20 foram enforcados.

Conheça Salem, a capital mundial das bruxas

A teoria do pão de centeio contaminado

Uma teoria muito interessante é a de que a histeria coletiva em Salem possa ter sido causada por ingestão de pão de centeio contaminado pelo fungo Claviceps purpurea (substância natural da qual o lsd é derivado), o que pode ter gerado os sintomas de euforia nas adolescentes, e somado ao fervor religioso poderia ter causado as alucinações.

Conheça Salem, a capital mundial das bruxas

Outras teorias são baseadas nas tensões internas entre as famílias na época, e nos conflitos políticos na sociedade puritana.

O que fazer em Salem

Logo que saímos do centro de visitantes – com mapinha nas mãos – começamos a seguir a trilha vermelha no chão, que nos levou aos principais pontos turísticos em Salem.

Conheça Salem, a capital mundial das bruxas

Conheça Salem, a capital mundial das bruxas

Conheça Salem, a capital mundial das bruxas

A melhor maneira de andar pela cidade é fazendo um tour guiado para conhecer mais sobre a história e as peculiaridades da cidade. Esses dois tours são recomendados:

Se você preferir bater perna pela cidade, de maneira independente, também não tem problema! Durante as horas que passamos em Salem visitamos alguns lugares bem interessantes. Confira as nossas dicas do que fazer em Salem durante 1 dia:

» Salem Witch Museum

O Salem Witch Museum, ótima escolha de museu na cidade para quem quer saber mais sobre a história das bruxas de Salem.

Salem, a capital mundial das bruxas


Aproveite para comprar seu ingresso com antecedência e sem filas!


» Salem Beer Works

Vocês me conhecem, né?! Não perco uma cervejaria. Na companhia dos amigos então, nem se fala! Em Salem, você pode conhecer a Salem Beer Works, uma cervejaria com ótimas cervejas artesanais. Sofia pediu uma Bunker Hill Blueberry Ale, com blueberries de verdade, que ficavam pra cima e pra baixo no copo. Uma delícia!

Por falar em cervejaria, se você estiver visitando Boston, não perca a visita à fábrica da Sam Adams, uma das cervejarias mais tradicionais dos Estados Unidos! #Ficaadica

» Witch Trials Memorial e Old Burying Point

O Witch Trials Memorial, memorial ao redor do Old Burying Point, onde foram enterrados os condenados durante a Caça ás bruxas.

Salem, a capital mundial das bruxas

Salem, a capital mundial das bruxas

Ainda dá pra fazer um tour pela cidade com o ônibus, o que pode ser legal dependendo do tempo que você tiver disponível.

Salem, a capital mundial das bruxas

Que Salem é uma cidade com muitos mistérios ninguém duvida, não é mesmo?! Visite Salem e descubra você também os segredos das bruxas!

Como chegar em Salem

Para ir de Boston a Salem percorremos cerca de 40km pela 1N, I93 e I95. Assim que decidimos alugar um carro, já fiquei interessada em conhecer uma das cidades mais famosas da região.

Na minha opinião, a melhor maneira de explorar os Estados Unidos é alugando um carro e dirigindo por conta própria. Eu não perco uma road trip! Adoro alugar carro onde quer que eu vá e acho que vale muito a pena.

Minha dica para economizar é alugar um carro com a Rentcars.com, um comparador online com garantia de melhor preço e sem cobrança de iof!

Se você não está de carro – o que recomendo em Boston, porque estacionamentos em hotéis são MUITO caros -, dá pra chegar até a cidade de trem, ônibus ou ferry.

Isso mesmo! Dá pra ir de ferry de Boston até Salem. Um passeio interessantíssimo!


Leia também: Aluguel de carro nos Estados Unidos – tudo o que você precisa saber


Salem no Halloween

Dizem que o melhor período pra visitar Salem é durante o Halloween (31 de outubro). Eu não duvido e morro de vontade de visitar a cidade nessa época. Dizem que os passeios noturnos pelos cemitérios da cidade são divertidíssimos. Você tem coragem?

Onde ficar em Salem

Se você estiver afim de curtir a noite de Halloween em Salem ou se não estiver afim de fazer um bate e volta de Boston, você pode passar a noite na cidade.

O ideal é se hospedar no centro da cidade pra conseguir fazer todos os passeios a pé e não se preocupar com o carro, né?!

Boas opções de hospedagem no centro de Salem, são:

Você ainda pode reservar um quarto no belíssimo Salem Waterfront Hotel & Suites, um pouco mais afastado do centro da cidade.

E se estiver tudo lotado, procure opções de hospedagem nas cidades próximas a Salem, como: Peabody e Marblehead.


Confira todas as ofertas de hospedagem em Salem e encontre a ideal pra você!


Viaje com tranquilidade!

Não se esqueça do seguro viagem! Ele é a garantia de assistência em caso de algum acidente ou emergência. Só pra você ter uma ideia, um dia de internação nos Estados Unidos pode custar $5.220 dólares. Não é brincadeira, né?!

Além disso, o seguro viagem oferece coberturas extras importantes, que podem te ajudar e muito no caso de atraso ou cancelamento de voo, extravio de bagagem e até interrupção de viagem.

Uma ótima dica para economizar é usar um comparador online como a Seguros Promo para garantir o melhor preço e melhor cobertura para a sua viagem! Aproveite a oportunidade e use o código TOPENSANDO05 para ganhar 5% de desconto na contratação de qualquer seguro viagem no site da Seguros Promo!


Leia também: Dicas infalíveis para contratar seguro viagem mais barato


Leia mais dicas dos Estados Unidos


7 COMENTÁRIOS

  1. Ei, tudo bem?

    Que posto legal, adoro esse lugar. Parabéns pelo blog, desejo muito sucesso.

    Um abraço!

  2. Olá Alessandra, sou professor de história e tenho uma linha de pesquisa em Bruxaria. Achei muito interessante sua matéria, Parabéns!
    Gostaria de te indicar para viagem em relação à Bruxaria, uma cidade chamada ZUGARRAMURDI na área Basca da Espanha, quase França. É meu sonho conhecer esta cidade, caso vá para a Espanha não perca a oportunidade.
    Abraços.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome