Como é visitar o Yosemite no inverno

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Se você tá pensando em fazer uma road trip pela Califórnia, não pode deixar de conhecer o Yosemite National Park, um dos parques nacionais mais impressionantes dos Estados Unidos. Durante nossa viagem de 10 dias pela Califórnia conhecemos o Yosemite no inverno e nos apaixonamos pela poesia das paisagens nevadas. Quer ver só?!

Neve no Yosemite durante o inverno


Leia o post inteiro ou navegue por tópicos


Como chegar ao Yosemite no inverno

Existem 3 opções de caminho para chegar até o Yosemite no inverno:

1. Pela 120 (Tioga Road);
2. Pela 41 à partir de Fresno, passando por Mariposa Grove e Wawona;
3. Pela 140 à partir de Merced, passando por Mariposa.

A primeira opção é considerada a mais bonita de todas, mas estava fechada por conta da neve. Como estávamos vindo do Death Valley, no sul da Califórnia, resolvi não ir até lá por Fresno e seguir adiante até Merced. A CA-140 é considerada a ‘all-weather road’ e é sempre a melhor opção para chegar até o Yosemite no inverno.


Viajar de carro pelos Estados Unidos

Alugar um carro nos Estados Unidos é a melhor maneira de conhecer o país. É barato, as estradas são boas, as paisagens incríveis, e você ganha liberdade para fazer tudo no seu tempo.

Uma boa dica para economizar é usar o comparador online do site da Rentcars.com para pesquisar ofertas de locadoras diferentes de maneira rápida e fácil. Além do melhor preço garantido, a Rentcars oferece pagamento sem iof e parcelado no cartão de crédito.

FAÇA JÁ UMA COTAÇÃO


Leia também: Precisa de PID nos EUA? Tire todas as suas dúvidas.


Do Death Valley ao Yosemite no inverno

Voltando ao nosso caminho, começamos a viagem do Death Valley ao Yosemite cedinho e logo estávamos em Bakersfield. De lá até Merced foi praticamente um pulo, tirando o trânsito intenso da 99.

» O drama das correntes

À medida que nos aproximávamos do Yosemite a dúvida e a preocupação cresciam:

Subir a montanha com o carro ou não? E a neve? E as correntes dos pneus? E os amigos que pensam que somos loucas, duas mulheres sozinhas, de carro, na neve?

Como a Dollar fez o favor de miguelar o carro com tração, pensei em comprar correntes para os pneus no Wallmart e deixá-las no porta mala do carro. Isso porque você é obrigado a carregar correntes dentro de alguns parques estaduais em certas épocas do ano. Se as usássemos, bem. Se não, era só devolver em São Francisco. Pronto. Resolvido. Mas não foi bem assim.

Primeiro porque tentamos encontrar as correntes em Las Vegas, e nada. Em Bakersfield, nada. Além disso, eu já estava achando aquela história de corrente complicada demais, cara demais e ainda por cima descobrimos que no dia seguinte – o dia que teríamos para aproveitar o parque – chegaria à região a Tempestade de Inverno Q, a maior nevasca do inverno de 2013. Confesso que amarelei!

» A decisão: dormir em Mariposa e ir até o Yosemite de ônibus

Achei melhor dormir em Mariposa, 70 km distante do Yosemite Valley e de lá pegar o YARTS, um ônibus que sai de Merced e vai parando até chegar no Yosemite valley. E vou te contar uma coisa, viu?! Foi a escolha certa!

No dia da nossa visita ao parque nevou muito e mesmo assim aproveitamos demais sem nos preocupar com carro e correntes, nada. Sossego total. Se tivéssemos enfrentado o caminho até o Yosemite Valley com nosso carro alugado o perrengue teria sido grande.


A melhor opção para chegar ao Yosemite no inverno: YARTS

Perguntei sobre o YARTS na recepção do hotel, que funcionava 24 horas e a recepcionista disse que eu poderia comprar os 2 tickets ali mesmo e que o ônibus sairia em horários determinados, do Park and Drive ali pertinho.

No dia seguinte estávamos prontas, na frente do ponto, às 8:02 da manhã, quando exatamente neste horário chegou o ônibus. Pagamos U$12 cada uma, incluindo transporte de ida e volta e taxa de entrada no parque.

Ponto do YARTS, a melhor maneira de chegar no Yosemite no inverno

Se você for de carro até o Yosemite, terá que pagar uma taxa de U$30 de entrada por carro e o ingresso é válido por uma semana. Pra nós, que passaríamos apenas um dia no parque, ir de YARTS até o Yosemite já ficava mais barato.


DICA: se você estiver planejando conhecer vários parques nacionais americanos durante sua viagem, compre o America The Beautiful, o passe anual dos parques nacionais. Com ele você via economizar uma graninha e conhecer mais!


Abra uma conta gratuita em dólar e economize muito!

Passei a economizar MUITO nas minhas viagens para o exterior desde que comecei a usar os novos cartões de débito vinculados a contas internacionais como Nomad e Wise.

Essas contas são gratuitas e além de oferecerem um cartão de débito Mastercard sem taxas ou anuidade, usam o câmbio do dólar comercial (bem mais vantajoso do que o dólar turismo, usado pelas casas de câmbio e bancos) e cobra apenas 1,1% de IOF (menos que os 5,38% do cartão de crédito brasileiro).

Abra já uma conta Nomad gratuita e ganhe até US$ 20 (R$ 100) de presente.


Onde se hospedar perto do Yosemite National Park

Mariposa é uma cidade encantadoramente fria e o hotel que ficamos, o Minner´s Inn era muito legal, com um café da manhã muito gostoso, quarto grande com frigobar e micro ondas e foi uma pechincha! Reservei o quarto pelo Booking.com no mesmo dia, assim que resolvemos o trajeto, e deu tudo super certo.

Estacionamento do hotel Minor's Inn, em Mariposa depois de uma nevasca


Encontre ofertas de hospedagem em Mariposa


A viagem até o Yosemite no inverno

A viagem de Mariposa ao Yosemite Valley pareceu mais demorada do que é, principalmente porque estávamos tensas com a chegada da tempestade, prevista para as 10 da manhã.

Descemos no ponto do centro de visitantes já delirando com as paisagens vistas da janela do ônibus.

Minner's Inn: dica de hospedagem perto do Yosemite National Park

O Yosemite National Park é um lugar incrível, patrimônio mundial desde 1984. É muito famoso por seus incríveis penhascos de granito, bosques, cachoeiras impressionantes e cumes que vão além de 4 mil metros acima do nível do mar, paraíso para escaladas.

A paisagem é deslumbrante e fiquei muito impressionada.

O tempo não ajudou muito, mas mesmo assim nos divertimos bastante, afinal de contas, não é todo dia que a gente pode brincar na neve, não é?

Visual no Yosemite no inverno: névoa e neve


Como é visitar o Yosemite no Inverno

O inverno no Yosemite é uma estação muito especial. O parque não está tão cheio, e a gente pôde sentir um pouquinho do cenário gelado e perfeito que Ansel Adams tanto fotografou – e amou! -.

Ele costumava dizer: “Sometimes I do get to places just when God’s ready to have somebody click the shutter.

» O Yosemite e o trabalho fotográfico de Ansel Adams

Ansel Adams é um dos mais importantes nomes da fotografia americana – e mundial -.

Nascido em São Francisco, teve vida “colorida e moldada pelo grande gesto da natureza” da SIERRA em Yosemite, segundo suas próprias palavras. Visitou o parque pela primeira vez em 1916, ainda criança, com uma Kodak No. 1 Box Brownie, e desde então fez visitas regulares, sendo considerado o primeiro a retratar as maravilhas de Yosemite. Fato tão importante, que hoje em dia, a Ansel Adams Gallery está localizada no coração do Yosemite Valley.

De fato, é impossível não pensar no parque preto e branco de Adams, principalmente no inverno.

Nevasca no Yosemite no inverno


» Conhecendo o Yosemite no inverno com a ajuda do transporte interno do parque

Para quem não estiver de carro, o parque oferece um sistema de ônibus que passa por um trajeto determinado com 21 pontos de parada, é quentinho, gratuito, e muito útil. Usamos bastante.

Estrada no Yosemite cercada por árvores

Aliás, o incrível site do Yosemite National Park ajuda bastante na preparação da viagem, e é uma ótima fonte de informação.

Se você quiser informação online de qualidade, pode também visitar o Guia Completo do Yosemite National Park, escrito pela Mari Vidigal, do Ideias na Mala, um blog IMPERDÍVEL para organizar a sua viagem para Califórnia!


Onde comer no Yosemite National Park

Almoçamos na sensacional Food Court do Yosemite Lodge at the Falls, já que o restaurante estava fechado.

Dica de onde comer no Yosemite no inverno

Comi um hambúrguer de salmão do Alasca delicioso e a Sô comeu pasta. Tudo orgânico, inclusive o vinho californiano que nos deixou no clima para passar o resto da tarde explorando o parque.

Mensagem em rolha de um vinho californiano


As paisagens surreais do Yosemite National Park

Passei o dia sem fôlego com a quantidade de paisagens inacreditáveis que vimos e sentimos. Em alguns momentos chorei de emoção com a grandiosidade e a força da natureza ali. Separei algumas imagens para vocês.

Trilha no Yosemite no inverno

Visual incrível no Yosemite no inverno


Horsetail Fall: A cachoeira de fogo no Yosemite

Eu estava bastante animada porque estaríamos no Yosemite exatamente no final de fevereiro, época que acontece o incrível fenômeno Horsetail Fall do lado leste do El Capitan no Yosemite valley. Durante este período, se as condições de tempo forem corretas, o sol ilumina a cachoeira com um brilho laranja avermelhado que parece fogo!

Infelizmente a tempestade fechou o tempo durante nosso dia de passeio, e não conseguimos ver a ‘cachoeira de fogo’.


A volta para Mariposa

A tempestade durante o dia foi terrível, super forte, e fechou todas as estradas, e como ficamos enrolando para voltar para Mariposa, pegamos um dos últimos ônibus, já no escuro.

A viagem de volta até Mariposa foi ainda mais tensa, nevava muito e a estrada estava coberta por neve. Nosso ônibus atolou, e o motorista teve que descer para colocar corrente nos 4 pneus, uma situação super tensa! Ainda bem que não subimos a montanha de carro. Ia ser muito complicado. Quando chegamos até o Park and drive é que percebemos os estragos da tempestade. Olha como estava o carro:

Carro coberto de neve em Mariposa, Califórnia
Carro coberto de neve após nevasca em Mariposa, cidade perto do Yosemite.

Ainda bem que tivemos sorte e conhecemos uma senhora muito educada e prestativa que nos emprestou a pazinha para tirar a neve.

Aliás, a cordialidade californiana foi um dos pontos altos dessa viagem. Conhecemos pessoas super prestativas, interessadas em saber se estávamos bem. Foi incrível! Bem diferente do pessoal da costa leste, e o famoso cada um na sua.

No dia seguinte acordamos, tomamos café e – não tão cedo – partimos. A cidade amanheceu outra, toda branquinha, coberta de neve. Uma delícia!


E não se esqueça do seguro viagem, hein?

Contratar um bom seguro viagem para os Estados Unidos é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas durante a viagem, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.

Uma visita ao pronto-socorro nos EUA pode facilmente ultrapassar os 5.000 dólares. Já pensou pagar isso do próprio bolso?

Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar. A gente sempre usa o site da Seguros Promo. Aproveite a oportunidade e ganhe até 25% de desconto.


Leia também: Dicas infalíveis para comprar seguro viagem mais barato


» Dicas depois da nevasca

Depois de um dia de nevasca, é muito importante não sair muito cedo, porque a neve do dia anterior se transforma em gelo, e ai já viu, né?!. O melhor é esperar até o sol nascer, para derreter o gelo.

Saímos de Mariposa após checar as condições das estradas e garantir que as estradas já estavam limpas e que não encontraríamos nenhuma surpresa pelo caminho, depois do ‘trauma do ônibus’.

Estávamos prontas – e ansiosas – para nossa próxima parada, São Francisco!

Estrada que corta o San Joaquin Valley, na Califórnia

Para chegar até lá cruzamos o San Joaquin Valley, com mais vistas incríveis, e sinal do celular de volta.

Estrada que corta o San Joaquin Valley, na Califórnia


Leia mais dicas de viagem para Califórnia


Salve essas dicas no Pinterest

Dicas para visitar o Yosemite National Park no inverno


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Olá Alessandra,
    Você conseguiu visitar também o Sequoia National Park nesse período?
    Estou programando minha viagem para Fevereiro mas li sobre algumas restrições devido as condições climáticas, inclusive no acesso pela rodovia.
    Acha que é possível incluir esse também no roteiro?

    • oi Leiliane, tudo bem? Infelizmente não visitei o Sequoia não (mas vou ainda esse ano). Você pode acompanhar as informações atualizadas sobre fechamento do parque e estradas no site oficial. É mais seguro olhar lá para se planejar. Mas pelo que eu vi aqui, fica aberto sim. Talvez não o parque todo, mas algumas áreas. É possível incluir nesse roteiro sim.

  2. Boa noite,

    Estou planejando fazer uma viagem pela califórnia em novembro/20. Já tenho o roteiro praticamente definido, só gostaria de saber se está ok e se tiver alguma dica para me passar, agradeço.

    30/10 – Voo SP-Vegas
    31/10 a 02/11 – Vegas
    03/11 – Saída de Vegas
    03/11 a 04/11 – Death Valley (antes de chegar ao Death Valley estou pensando em passar em Rhyolite)
    04/11 – Saída do Death Valley
    05/11 – Bakersfield
    06/11 – Fresno ou Mariposa
    07/11 a 08/11 – Yosemite
    09/11 – Saída de Yosemite
    09/11 a 11/11 – São Francisco
    12/11 – Saída de São Francisco
    12/11 – Carmel
    13/11 – Santa Bárbara
    14/11 a 16/11 – Los Angeles
    17/11 – Voo LA-SP

    Bakersfield e Fresno seria só para dormir no caminho entre Death Valley e Yosemite, mas pelo que vi no post seria melhor ficar em Mariposa ao invés de Fresno, certo? Existe o transporte de Mariposa para o Parque o dia todo? Seria um transporte exclusivo de hotéis ou se eu ficar hospedado pelo Airbnb consigo também?
    O roteiro de Vegas até Yosemite eu vou fazer sozinho e em SF vou encontrar um pessoal para continuar a viagem.
    Vocês acham que no começo de novembro muitas coisas fecham no parque?
    Desde já agradeço e parabéns pelo blog, ótimas dicas e fotos lindíssimas.

    • oi Luis, tudo bem?! Olha, não dá para precer o tempo como vai estar, né?! Mas mesmo assim acho que a visita vale a pena. O transporte pode ser usado por qualquer um que compre a passagem. Siga o link do texto e veja como fazer para comprar. Eu acho Mariposa melhor, pessoalmente. Obrigada pela visita e comentário.

  3. Oi Alessandra! Seu texto foi libertador pra mim, por causa dele decidimos ter coragem de ir do death valley ao yosemite de carro. Mas tenho uma dúvida, vcs foram de Yarts para o parque, e como foi o passeio dentro do parque sem carro? No guia que vc falou deste site a Mari estava de carro… Obrigada!

    • oi Aline, pois é. Às vezes a gente precisa de um empurrãozinho, né?! Bem, dentro do Yosemite existe um ônibus gratuito que percorre um trajeto com alguns pontos de parada. Você fica preso aos horários dele, mas se for no inverno, recomendo. Já adianto que em um dia só não é possível fazer muita coisa, mas é bem divertido. Beijos e boa viagem!

  4. Oi Alessandra, tudo bem? Estou panejando viajar para a Califórnia em Abril, e estava pensando em fazer exatamente esse trajeto entre Death Valley e Yosemite, porém, queria ir por Tioga Pass, acha que é possível fazer esse trajeto em Abril?

    Adorei esse post, e todos os outros, estão inspiradores!

    • Francisco, depende do tempo e da época em abril… Tioga Pass geralmente fica fechado até maio, mas depende realmente das condições climáticas. Pelo site do Yosemite dá pra acompanhar o calendário oficial e se programar. Obrigada pela visita.

  5. Excelente post! Fui pra California em Dezembro mas desisti de ir ao Yosemite por medo da logítica. Optamos por ir ao Big Bear Mountain, que é bem legal também. Em um próxima oportunidade não vou amarelar e vou com certeza seguir suas dicas!

  6. Muito bom!!! Coração saindo pela boca de vontade de fazer uma road trip pela Cali e conhecer o Yosemite

  7. Olá, tudo bem? Parabéns pelo seu post!! Gostaria de reconfirmar se realmente é necessário a PID para a Califórnia.

    • Gilberto, eu acho sempre mais seguro viajar com a PID quando vou dirigir no exterior. Ela evita qualquer tipo de problemas, pois se trata de um documento traduzido. Mesmo que a companhia de aluguel de carros não exija na hora de alugar, se você for parado por um policial é sempre bom ter um documento em inglês, né?! É mais seguro.

  8. Já estive na Califórnia e nunca consegui incluir o Yosemite no meu roteiro, motivo de arrependimento, óbvio. Mas consegui realmente “sentir” o lugar através do texto e das fotos. Muito legal! Parabéns!

  9. Oi Alessandra, tudo bom? Adorei todas as suas dicas,mas estou com algumas duvidas. Estaremos em Sao Franscisco em 21/03/2016 e ja estamos planejando e curtindo tudo com muita antecedencia. Como li em seus comentarios , me parece que ainda encontraremos neve por la nessa epoca. Como vc sugere que poderiamos fazer essa viagem com seguranca. Podemos sair de Sao Francisco ate Mariposa tranquilos? E podemos deixar o carro por 2 dias para poder se hospedar dentro do parque?
    Fico no aguardo de suas dicas pois estamos perdidos de como iremos conhecer o parque e onde deixar o carro por 2 dias , ja que gostariamos de se hospedar dentro do local.
    muito obrigada
    Grande abraco
    Claudia

    • Claudia, talvez você não pegue tanta neve assim não. Você pode deixar o carro no próprio hotel dentro do parque e usar apenas o ônibus que faz o percurso dentro do Yosemite. Faça a reserva com antecedência pra garantir uma vaga! :)! Obrigada pela visita.

  10. Hahhahaa, obrigado pela resposta.
    Eu fiz a leitura desse blog que vc me falou e é realmente uma ótima indicação.
    Outra pergunta: O fato de estar nevando pode me impedir de ir até o Yosemite Valley sem correntes né, mas me impede de chegar na cidade de Mariposa?

  11. Parabéns pelo blog Alessandra.
    Vou em fev de 2016, saindo de vegas passando pelo death valley até yosemite. Mesmo lendo bastante coisa, ainda tenho duvidas de qual a melhor forma de conhecer o parque. Tenho de 2 a 3 noites saindo de vegas. Eu li que a mariposa grove estara fechada para reforma ate 2017. Isso atrapalha a estadia na cidade de Mariposa? Um dia inteiro em Yosemite é suficiente para conhecer bem o parque? Caso nao esteja nevando, vc indica o carro ou o YARTS.

    Obg

    • André, primeira coisa: Posso ir com você?! Hehehehehehe. Tô brincando… você vai adorar! Eu ainda acordo arrependida por não ter ficado mais, tanto no Death Valley, quanto no Yosemite. Sua viagem vai ser corrida, porque o caminho é longo, viu?!

      Pra te falar a verdade, não conhecemos a fundo o parque não. Estava nevando muito, mas aproveitamos bastante, e isso vale. Minha vontade é voltar em outra estação do ano, pra dai sim aproveitar as trilhas. Acho que o fechamento de Mariposa Grove não prejudica a estadia em Mariposa não. Eu, pessoalmente, gostei bastante. O precinho também é bem melhor, né?! Acho que se não estiver nevando dá pra ir de carro sim, sem problemas.

      Vou te recomendar uma ÓTIMA fonte de leitura para organizar sua viagem para o Yosemite, o Ideias na Mala: http://ideiasnamala.com/?s=yosemite
      A Mari mora na Califórnia e é apaixonada pelo parque, e faz viagens pra lá constantemente. Inclusive ela voltou de um acampamento lá no final de semana! ;)!

      Obrigada pela visita!

  12. Oi, Alessandra! Muito feliz em encontrar seu blog (recomendado por uma colega de um grupo do qual faço parte). Vou seguir de Vegas para o Yosemite, em julho, e tenho algumas dúvidas:
    1. Das 3 estradas, nessa época, qual a melhor opção? Como estarei com crianças e ainda queremos aproveitar um pouco do dia no parque, a melhor seria a mais rápida…
    2. Entrando no parque por essa estrada, o que recomenda que vejamos no mesmo dia? Ficaremos no Curry Village.
    Obrigada.

      • Obrigada, Alessandra. Eu já tinha lido o blog dela também. É que, especificamente essas dúvidas, não consigo tirar lá também… Mas encaminhei-as. Muito obrigada.

  13. Vou com meu filho para Yosemite, em Março 2015. Tenho duvidas. É facil arranjar hospedagem lá, ou é melhor reservar antes? Quando alugamos carro eles têm correntes para neve? No inverno vale a pena visitar o parque, soube que parte fica fechada…Março ainda tem muita neve?

    • Oi Marco Antonio, muito obrigada pela visita. Se você quiser ficar dentro do parque, recomendo reservar o hotel com antecedência, pois não são muitas opções. Geralmente não se pode usar correntes de neve em carros alugados, você tem que conferir isso no seu contrato de aluguel. Tem uma parte do parque que fica fechada no inverno sim, mas eu me diverti bastante, mesmo com neve. Boa viagem!

  14. Ola Alessandra!!! Adorei seu post!!!
    Por acaso vc tem alguma opiniao de estadia la? Pq irei com meu marido agora em Maio e estou na duvida: Tenaya, Wawona ou Yosemite View Lodge…
    Sao tao diferentes… hehehe Mas quanto a custo benficio estou bem na duvida….
    Bjuss e obrigada pelas dicas!

    • Oi Graziela, tudo bem?! Obrigada pela visita! Olha, eu fiquei hospedada em Mariposa, no Miners Inn, um hotel razoável, mas normal. O Yosemite View Lodge é um sonho! Se o seu orçamento permite, eu não pensaria duas vezes em me hospedar dentro do parque!!!! :)! Beijos.

  15. Oi Alessandra
    Primeiro quero dizer que amei seu post sobre o Death Valley e vim ler sobre Yosemite (que já visitei)
    Que fotos mais lindas, parabéns!!
    Me diz uma coisa vamos alugar um carro em SF e seguir até Park City, mas gostaria de passar por dentro de Yosemite, do Sequoias e Death Valley. Yosemite seria só passar mesmo, nosso carro será um corola, vc acha que terá muita neve? o quão perigosa é a estrada?
    E no Death Valley vc acha tranquilo de ir com o corola?
    Obrigada, beijos

    • Oi Gabriela, tudo bem?! Obrigada pela visita! Quando vocês vão?! Dependendo da estrada, e da época, ela pode sim estar fechada, e talvez você tenha que usar as correntes nos pneus. Recomendo checar as condições das estradas antes de sair. O Death Valley é tranquilo. Claro que você só vai ter acesso às principais atrações. Nosso carro também não era 4×4 e vimos bastante coisa! Beijos e boa viagem!

  16. Oi Alessandra, tudo bem? Será que vc pode me ajudar? Pretendo visitar o parque Yosemite entre os dias 18 e 20/01. Como vou com meus filhos (8 e 16 anos) estou preocupada com o caminho. Acho que tb vou amarelar e provavelmente meu marido nao vai querer ir de carro. Só não consegui entender se é melhor ficar em Mariposa ou Merced? Ë perto? O Onibus que vcs pegaram saiu de Merced, mas vc ficou em Mariposa, e isso? O que vc me sugere? Te aguardo. Desde já obrigada pela ajuda. bjs Rose

    • Oi Rose, ficamos hospedadas em Mariposa, e pegamos o YARTS (ônibus) lá mesmo. Assim que você fizer seu checkin no hotel, é só perguntar que eles mesmo informam tudo direitinho, inclusive você pode comprar sua passagem na recepção da maioria dos hotéis. O ônibus sai de Merced (mais longe do parque) e faz diversas paradas pelo caminho até chegar no centro de visitantes. Em relação a onde se hospedar, só posso te dizer da minha própria experiência: ADOREI Mariposa, dá prá chegar até lá sem nenhuma preocupação com estrada, e a cidade é uma gracinha!! Boa viagem! beijos. Ale

  17. Alessandra, estarei em Los Angeles em 04 de fevereiro e estou pensando para por um dia em Mariposa antes de chegar em San Francisco para conhecer o Yosemite. Minha preocupação é pegar alguma nevasca. Pelo seu relato dá para curtir o parque assim mesmo não é ?
    EU gosto de frio e neve, mas no limite de segurança.
    Obrigado

    • Rodrigo, recomendo, em primeiro lugar se vestir adequadamente, depois, não deixe de usar o ônibus, prá poder aproveitar mais o seu dia! Nós pegamos uma tempestade forte, com neve e foi igualmente divertido. A temperatura na California não é TÃO baixa, mesmo com neve dá prá aproveitar! Eu ficaria uns 2 dias prá aproveitar melhor! Obrigada pela visita! Abraços.

        • Rodrigo, pelo que vi aqui, o Tenaya é dentro do parque, né?! Portanto você pode ter que usar as correntes nos pneus caso esteja nevando. Como eu não queria preocupação, preferi ficar fora do parque e pegar o Yarts, que me levou de Mariposa até o Yosemite. Você pode tentar entrar em contato com o próprio hotel e pedir as informações. Abração!

  18. Fiquei ainda mais animada com sua resposta, Alessandra! Tenho certeza de que iremos gostar muito!
    Adoro dirigir, ainda mais vendo paisagens tão lindas. A respeito da PID, achei que não fosse obrigatória na Califórnia, pelo que andei lendo na net.
    Mas vc acha melhor levá-la, por precaução, né?

  19. Olá Alessandra,

    Pretendo viajar para a Califórnia em Junho, com minha sobrinha de 15 anos.
    Chegaríamos em San Francisco e nossa intenção é pegar a Highway 1, passar por Carmel, Monterrey, Santa Bárbara, San Diego, e terminar a viagem em LA, de onde voltaríamos para o Brasil.
    Mas gostaria muito de conhecer Yosemite. Pretendemos ficar 15 dias na Califórnia.
    No caso, como poderia encaixar Yosemite nessa viagem? 2 dias dá pra conhecer muita coisa por lá? Como seria mais fácil ir até lá, de San Francisco. São 4 horas de lá, não é?
    Existe a possibilidade de ir de ônibus de San Francisco até lá? Seria mais fácil de carro?
    Agradeço-lhe a atenção, desde já!

    • Oi Fabiane, vocês vão AMAR a viagem. A Califórnia é MARAVILHOSA do norte ao sul! Recomendo MUITO a ida ao Yosemite, que é um lugar mágico, muito muito muito especial, ainda mais nessa época do ano! Em 2 dias dá prá conhecer bastante do parque, e acho que é o suficiente sim. A viagem de São Francisco até lá é muito muito tranquila, e se fosse eu, eu alugaria um carro sem pensar duas vezes. Além do aluguel de carros ser super em conta nos Estados Unidos, vocês vão ganhar muito tempo nos deslocamentos. Lembrando que prá dirigir na Califórnia você precisa tirar a PID.

      Agora, se você não curte o ‘self driving’, uma rápida pesquisa no google vai te apontar uma série de alternativas para chegar de São Francisco até o parque.

      Muito obrigada pela visita.

  20. Oi, adorei as dicas!
    Vou pra la em maio e estava pensando em sair de los angeles e ir ate yosemite de carro pela CA 99 North. O que você acha??
    Como sera o clima nessa epoca?
    Bjs obrigada!

    • Oi Tatiana, tudo bem?! Acho muito legal! A viagem é pesada, mas dá prá fazer tranquilamente em 1 dia. A 99 em si não tem muitas ‘atrações’, mas você pode estudar uma rota alternativa. Em maio acredito que quase todas as estradas que dão acesso ao parque estarão liberadas, e você terá muitas opções!!! :)! Aproveite!!! Beijos.

  21. Olá Adriana,

    Muito legal as suas dicas, realmente a região é maravilhosa, estarei indo dia 27/12 para lá, porém ficarei somente 2 dias e em Mariposa, e logicamente estarei usando o ônibus, conforme sua recomendação, assim pergunto, com este prazo dá para ir também a região de Badger e também conhecer o parque?

    Obrigado,

    Ricardo.

  22. Olá,
    Adorei ler seus comentários sobre a viagem ao Yosemite Park. Estou indo pra lá em dezembro e pretendo passar o Natal. Gostaria de saber c/ são as estações de ski por lá. Minha idéia é me hospedar em uma cidade onde eu possa visitar o parque e tb ir a estação de ski.
    O que acha?
    Obrigada
    Adriana

    • Olá Adriana, tudo bem?? Acho que o ideal seria se hospedar no parque mesmo. Mariposa, cidade onde fiquei é um pouco distante do parque, no inverno ainda, essa viagem aumenta. Boa sorte na sua viagem!

  23. Olá, Alessandra.

    Vou viajar com minha família no final de janeiro de 2014.
    Faremos o trajeto SF-Yosemite-LA-Las Vegas de carro. Estou um pouco preocupada com as condições da estrada e etc. Pelo que tenho lido, sua opção me pareceu a mais segura. De todo modo, você conheceu o parque em 1 dia, correto? Foi suficiente?

    Obrigada e parabéns pelo site!

    Abraços,
    Mariana

    • Olá Mariana, muito obrigada pela visita. Não se preocupe, as estradas são ótimas, viajamos mais de 3.000km pela Califórnia sem qualquer problema. Você deve se preocupar apenas com a neve, mas se vocês ficarem em Mariposa, o YARTS é a melhor opção sem sombra de dúvidas, porque você pode se divertir no parque sem se preocupar com correntes, estrada, etc. A linha de ônibus gratuita do parque é o suficiente prá se locomover bem e conhecer tudo.

      Mesmo com neve, a temperatura não é tão baixa, e se vocês se vestirem direitinho, roupa impermeável, segunda pele, e bota boa, dá prá andar muito. Te confesso que nosso dia de parque foi BEM puxado, o ideal seriam 2 dias prá fazer tudo com calma.

      É uma viagem inesquecível!

      abraços

      Ale

  24. Estive em Yosemite na primavera, em abril de 2012. É com certeza um lugar deslumbrante, inesquecível!!!!! Recomendo reservar uma cabana com antecedência e pernoitar no parque… Conheci tb Sacramento, San Francisco, Monterrey, Carmel, Santa Cruz, Big Sur e uma linda cidadezinha universitária chamada Davis ( a Amsterdã da Califórnia). Tudo deu certo e foi maravilhoso!!!!!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM