Roteiros literários na Europa: 9 ideias para sua viagem

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Esses 9 roteiros literários na Europa inspirados em importantes autores e suas obras vão te transportar para outros mundos e épocas.

Conheça paisagens e histórias de importantes cidades europeias pelo ponto de vista de alguns dos mais importantes autores da história e seus personagens icônicos.

Visite lugares que serviram de cenário e inspiração para romances, contos e poemas que moldaram nosso tempo e conheça um pouco mais sobre a vida e a obra de escritores consagrados que descreveram como ninguém, cidades por onde ainda passaremos.

Tudo pronto para embarcar nessa viagem literária pela Europa?

Viagens literárias pela Europa



1. Roteiro em Lisboa com Fernando Pessoa

Fernando Pessoa é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa. Nascido em Lisboa no ano de 1888, viveu grande parte da sua vida na capital portuguesa, onde criou mais de 70 pseudônimos, ou heterônimos. Cada um com personalidades, estilos, filosofias e biografias próprias.

A Casa Fernando Pessoa é o melhor lugar para começar um roteiro literário por Lisboa inspirado no poeta.

Fernando Pessoa morou os últimos 15 anos de sua vida nessa casa de três andares no Bairro de Campo de Ourique. Hoje, ela abriga um museu com uma emocionante exposição sobre sua vida e obra, além de uma biblioteca especializada em poesia mundial.

Roteiro em Lisboa inspirado em Fernando Pessoa

Siga até o Café A Brasileira do Chiado, um dos mais emblemáticos cafés de Lisboa, para fazer uma verdadeira viagem no tempo. O espaço centenário ainda preserva o charme e a elegância originais. E era um dos locais preferidos de Fernando Pessoa na capital portuguesa.

Do lado de fora, uma estátua de bronze do poeta, marca sua eterna presença ali.

Para completar o roteiro, vá até o Mosteiro dos Jerônimos, em Belém, patrimônio mundial da UNESCO. O poeta está sepultado aqui, com outros grandes nomes, como Luís de Camões e Alexandre Herculano.


2. Roteiro em Paris com Victor Hugo

Victor Hugo foi um dos maiores escritores franceses do século XIX. Ele é o autor de obras-primas como Os Miseráveis e O Corcunda de Notre-Dame.

O escritor também foi um político engajado, defensor dos direitos humanos e da liberdade.

Comece seu roteiro literário em Paris pela Maison Victor Hugo, no segundo andar do Hôtel de Rohan-Guéménée, na Place des Vosges. 

O escritor viveu aqui entre 1832 e 1848 e hoje em dia, abriga um museu com objetos pessoais, pinturas, desenhos e manuscritos originais.

Roteiro em Paris inspirado em Victor Hugo

Siga para o Café de Flore, no Boulevard Saint-Germain, coração de Paris. Victor Hugo costumava se reunir com outros escritores e intelectuais da época, como do Balzac, Musset e George Sand.

Picasso, Camus, Simone de Beauvoir, Sartre e Hemingway também eram frequentadores desse tradicional café em Paris. E ele mantém o seu charme e elegância desde o século XIX até hoje.

A Catedral de Notre-Dame é uma das mais belas e antigas da Europa. Ela é o cenário principal do romance ‘Notre-Dame em Paris’, também conhecido como ‘O Corcunda de Notre-Dame’, publicado em 1831.

Uma curiosidade interessante é que a obra foi um sucesso de público e crítica e ajudou a salvar a Catedral do abandono e da demolição.

Atualmente, a Catedral Notre-Dame está fechada devido ao grave incêndio ocorrido em 2019. Porém, a obra de reconstrução deve ser finalizada em 2024.

Catedral de Notre Dame em Paris

Victor Hugo está sepultado no Panteão desde 1885, com outros grandes nomes da história e da cultura francesa, como Voltaire, Rousseau, Zola e Marie Curie.

O Panteão é um monumento neoclássico que homenageia os heróis da nação.


3. Roteiro em Verona com Shakespeare

Verona é uma das cidades mais belas do norte da Itália e palco de uma das obras mais famosas de Shakespeare: a trágica história de amor entre Romeu e Julieta, publicada em 1597.

Apesar de não sabermos se Romeo e Giulieta existiram de fato, ou se Shakespeare sequer visitou Verona, ao seguirmos os passos das personagens e visitarmos alguns dos cenários desse romance, descobriremos algumas preciosidades sobre a história e cultura de Verona.

Roteiro em Verona inspirado em Shakespeare

Comece seu roteiro do que fazer em Verona inspirado por Shakespeare pela Casa di Giulieta, onde fica a famosa sacada onde Romeu teria declarado seu amor por Julieta. Como este é um dos principais pontos turísticos de Verona, chegue cedo.

A crença popular é que a famosa varanda data da época medieval. No entanto, ela só foi adicionada ao prédio na década de 1930. E o mais surpreendente de tudo é não haver sequer uma cena da varanda na peça original de Shakespeare.

Não deixe também de visitar a estátua de bronze de Julieta no pátio. Dizem que quem toca o seu seio direito tá garantido no amor.

A estátua de Giulieta em Verona

No segundo andar, há um pequeno museu com os figurinos e a cama que aparecem no clássico filme de Franco Zeffirelli de 1986. A entrada é gratuita com o Verona Card.

Siga até a Casa de Romeo para conhecer o local onde morava a família Cagnolo Nogarola, no século XIV, que dizem ser Romeu.

Complete seu roteiro visitando a Tomba di Giulieta.

Shakespeare escolheu o mosteiro de San Francesco al Corso como cenário da tragédia da morte dos amantes. Ele fica fora das muralhas medievais da cidade, na Via del Pontiere.

Ali fica o sarcófago de pedra que teria sido usado para sepultar a doce Julieta.


O lugar também abriga um museu de afrescos belíssimo, que vale a visita. A entrada também está incluída no Verona Card.


Abra uma conta internacional gratuita e economize muito na sua viagem para Europa

Desde que comecei a usar os novos cartões de débito vinculados a contas internacionais como Nomad e Wise, tenho economizado MUITO em viagens para o exterior.

A Nomad e a Wise são as melhores contas internacionais gratuitas do mercado e oferecem um cartão de débito Mastercard sem anuidade. E que cobra apenas 1,1% de IOF. Bem menos que os 5,38% do cartão de crédito brasileiro.

Além disso, elas usam o câmbio do dólar comercial. Bem mais vantajoso do que o dólar turismo, usado pelas casas de câmbio e bancos para a venda de moeda.


Abra uma conta Nomad gratuita e ganhe até US$ 20 (R$ 100) de presente.


4. Roteiro em Londres com Sherlock Holmes

Sherlock Holmes é o detetive mais famoso da literatura e do cinema. Ele e seu fiel amigo e parceiro, o Dr. Watson, viveram e resolveram vários casos misteriosos em Londres.

Ambos são personagens criadas pelo escritor escocês Arthur Conan Doyle no final do século XIX.

Viagem literária em Londres com Sherlock Holmes

Um roteiro literário por Londres com inspiração em Sherlock Holmes, deve incluir os seguintes pontos:

O 221B Baker Street, endereço fictício onde Sherlock Holmes e Dr. Watson moravam e recebiam os seus clientes. O local é um museu que recria o apartamento dos personagens, com móveis, objetos, roupas e até a famosa lupa do detetive.

O Museu de Cera Madame Tussauds, onde você pode conferir as estátuas de cera de Sherlock Holmes e Dr. Watson, além de uma área temática chamada The Sherlock Holmes Experience. Uma aventura interativa pelos cenários dos livros.

Visite também o Museu de Londres (London Museum), que conta a história da cidade desde a pré-história até os dias atuais. Lá você pode ver exposições sobre a vida cotidiana, a arte, a cultura e os acontecimentos históricos de Londres.

O museu tem uma seção dedicada à era vitoriana, período em que Sherlock Holmes teria vivido e desvendado mistérios na cidade.

O Pub The Sherlock Holmes, um dos mais antigos e tradicionais pubs londrinos, pertinho da Trafalgar Square. Ele foi fundado em 1736 e tem uma decoração inspirada nos livros de Conan Doyle, com objetos, fotos e até um mini museu no segundo andar.

Aproveite o happy hour para saborear uma cerveja inglesa por um precinho melhor.

The Sherlock Holmes Pub: viagem por Londres com Sherlock Holmes


Recomendo comprar o London Pass para economizar até 75% na sua viagem. Como ele, você tem acesso a 80 atrações de Londres com o melhor preço.


5. Roteiro em Dublin com James Joyce

James Joyce nasceu em Dublin em 1882 e foi um dos maiores escritores irlandeses do século XX.

É o autor de obras inovadoras e complexas como Ulisses e Finnegans Wake. Ele retratou sua cidade natal em várias delas, especialmente em Ulisses.

Viagem literária em Dublin com James Joyce

Todos os anos, Dublin organiza o Bloomsday Festival, na semana de 16 de junho.

Uma homenagem a Leopold Bloom, o protagonista de Ulisses, que viveu no dia 16 de junho de 1904 a jornada que o tornou um dos personagens da literatura mais conhecidos do mundo.

Acredita-se que a data tenha sido escolhida por Joyce, por marcar seu primeiro encontro com Nora Barnacle, sua esposa.

Contudo, a celebração deste dia como um evento cultural só começou em 1954, em homenagem aos 50 anos da odisseia de Bloom. Hoje em dia, ele acontece em vários países do mundo.

Em Dublin, a programação oficial do Bloomsday é organizada pelo James Joyce Centre. Mas muitos bares e centros culturais também realizam eventos temáticos.

Conheça a Martello Tower, em Sandycove para ser transportado para o cenário da abertura de Ulisses. James Joyce conhecia bem o local, pois morou ali.

A torre é uma antiga fortificação militar, transformada em um pequeno museu dedicado a James Joyce. Ele está aberto diariamente e tem entrada gratuita.

Martello Tower: viagem por Dublin com James Joyce

Termine o seu tour no Pub Davy Byrnes (21 Duke Street). Este é um dos pubs mais tradicionais de Dublin. Faça como Leopold Bloom em Ulisses e peça um sanduíche de queijo e um copo de vinho da Borgonha.


6. Roteiro em Praga com Franz Kafka

Franz Kafka nasceu em Praga, em 1883, cidade onde viveu até a sua morte por tuberculose em 1924. Ele foi um dos maiores escritores do século XX e é o autor de obras-primas como A Metamorfose e O Processo.

Viagem literária em Praga com Franz Kafka

Comece seu roteiro literário em Praga visitando o Museu Franz Kafka. Este é um lugar obrigatório para quem quer conhecer melhor a vida e obra do famoso escritor e sua relação com a cidade.

Uma curiosidade interessante é que a maioria das obras de Kafka foram publicadas postumamente. E graças a Max Brod, que não cumpriu a promessa que havia feito ao autor e seu grande amigo, de queimar todos os seus manuscritos depois da sua morte.

Do lado de fora do museu, você pode ver a instalação do artista tcheco David Černý, chamadaPissing Men’.

As estátuas de dois homens parecem se mexer vagarosamente, a medida que urinam sobre um mapa da República Tcheca.

Instalação Pissing Men em Praga

David Černý também criou uma obra de arte em homenagem a Kafka, chamada de ‘K on The Sun’.

A imensa cabeça fica no pátio do Quadrio Shopping Center, na Cidade Nova de Praga, tem 11 metros de altura. Ela é formada por 42 camadas revestidas de aço inox, que giram de maneira independente, em várias direções.

Outra homenagem a Kafka é a estátua Description of a Struggle’, localizada na frente da Sinagoga Espanhola, no quarteirão judaico. Ela foi inspirada na cena de um homem andando com outro nos ombros pelas ruas de Praga, em um dos primeiros contos do escritor.

Esculturas em homenagem a Kakfa em Praga

Siga até o Café Louvre, um dos mais elegantes e tradicionais cafés de Praga, fundado em 1902. O café tem um ambiente refinado e histórico e era frequentado por Kafka e outros intelectuais da época, como Albert Einstein e Max Brod.

Kafka foi enterrado no Novo Cemitério Judeu (The New Jewish Cemetery), no bairro Zizkov. Neste mesmo local também existem memoriais das vítimas da Primeira Guerra Mundial e vítimas do Holocausto.


7. Roteiro em Florença com Dante Alighieri

Dante Alighieri foi um dos maiores poetas da história. Ele nasceu em Florença, em 1265, e é considerado o pai da língua italiana.

Dante é o autor de A Divina Comédia, uma obra-prima da literatura universal, que narra uma viagem alegórica pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, guiada por Virgílio e Beatriz, sua musa inspiradora.

Viagem literária em Florença com Dante Alighieri

Um roteiro literário por Florença inspirado em Dante Alighieri deve começar no Museu Casa di Dante, fundado em 1965 por ocasião do sétimo centenário do nascimento do poeta.

Além de contar sobre a vida do poeta, o museu também apresenta aspectos políticos, econômicos e sociais da Florença Medieval, período de ‘florescimento intelectual e comercial’ da cidade.

Ao mesmo tempo, era uma época de muitos conflitos políticos de legitimação de poder entre papado (apoiado pelos guelfos), império (apoiado pelos gibelinos) e comuna.

Por conta de seu envolvimento político, Dante foi exilado e nunca mais retornou a Florença.

Em Santa Croce, do lado de fora da igreja, você pode ver uma estátua do poeta feita em mármore, para celebrar o 600º aniversário de seu nascimento.

Estátua de Dante em Santa Croce, Florença

E se você for visitar o Palazzo Vecchio, não deixe de conferir a máscara fúnebre de Dante, que dizem ter sido esculpida 150 anos após sua morte.

Dizem que Dante conheceu Beatrice Portinari, sua grande paixão platônica, na Igreja de Santa Margherita dei Cerchi, conhecida como a ‘igreja de Dante’.

Ela é uma das igrejas mais antigas de Florença, e alguns acreditam os seus restos mortais de Beatrice estão aqui. Os visitantes costumam deixar cartas e poesias para a amada de Dante em uma pequena cesta perto de sua suposta lápide.

Compre um tour com áudio autoguiado pela Florença de Dante e faça o passeio no seu tempo.


Seguro viagem para Europa é obrigatório

Brasileiros ainda não precisam de visto para uma viagem para Europa de até 90 dias.

No entanto, é preciso contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 € (Seguro Schengen).

A dica que eu uso e recomendo é usar um comparador de seguro viagem online para analisar planos de várias seguradoras lado-a-lado e ideal para sua viagem.

No site da Seguros Promo você encontra opções de planos de seguro viagem para Europa por menos de R$ 10 por dia de viagem. Ganhe no mínimo 15% de desconto na contratação usando nosso cupom TOPENSANDO15.


8. Roteiro em Barcelona com Carlos Ruiz Zafón

Carlos Ruiz Zafón foi um dos maiores escritores espanhóis do século XXI. Ele nasceu em Barcelona e é o autor de A Sombra do Vento, um romance histórico, de fantasia e mistério, ambientado na cidade, no século XX.

Viagem literária em Barcelona

Siga os passos do protagonista Daniel Sempere e comece seu roteiro literário em Barcelona no Bairro Gótico, o coração histórico e cultural da cidade.

Aqui se encontram alguns dos monumentos mais antigos e importantes da cidade, como a Catedral de Barcelona, o Palau de la Generalitat de Catalunya, a Praça Real e a Praça Sant Jaume.

O labirinto de ruas, becos e passagens estreitas do Bairro Gótico escondem o obscuro Cemitério dos Livros Esquecidos, o lugar mágico que dá início à obra de Zafón e é inspirado em lugares reais de Barcelona, como a Biblioteca de Catalunya.

Na Plaça Real, local onde morava Clara, o primeiro amor de Daniel, repare nos postes de luz desenhados por Antoni Gaudí.

Plaça Real em Barcelona

O famoso arquiteto espanhol é responsável por verdadeiras obras de arte na cidade, como a Casa Batlló e o Parque Güell.

A Casa Batlló é um exemplo do modernismo catalão, com sua fachada colorida e ondulada. Assim como as esculturas, mosaicos, fontes e jardins do Parque Güell, criam um universo fantástico.

Casa Batló em Barcelona

Depois, faça uma parada no Ateneu Barcelonês, localizado na Carrer de la Canuda. O centro cultural ocupa o Palácio Savassona e possui uma importante biblioteca.

Visite também o Café Els Quatre Gats, um dos mais emblemáticos e tradicionais cafés de Barcelona. Ele foi fundado em 1897 e era frequentado por artistas e intelectuais importantes, como Pablo Picasso.

Por fim, percorra Las Ramblas e se delicie com a gastronomia espanhola no ótimo mercado La Boqueria.

Termine o tour na Igreja de Santa Maria del Mar. 


Faça um passeio guiado por Barcelona inspirado no livro ‘A Sombra do Vento’, de Carlos Ruiz Zafón.


9. Roteiro em Copenhagen com Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen foi um dos maiores escritores dinamarqueses do século XIX.

Embora seja um escritor prolífico de peças, relatos de viagem, romances e poemas, ele é mais lembrado por seus icônicos contos de fadas.

Roteiro literário por Copenhaguen

Eles foram traduzidos para mais de 125 idiomas, transformados em filmes pela Disney e são parte da história mundial. Quem não conhece A Pequena Sereia, O Patinho Feio e O Soldadinho de Chumbo?

Hans Christian Andersen nasceu em Odense em 1805, mas se mudou para Copenhagen em 1819, aos 14 anos, cidade onde viveu e trabalhou até a sua morte em 1875.

Comece seu roteiro pela Estátua da Pequena Sereia. Uma homenagem ao conto de Andersen, publicado em 1837, que conta a história de uma sereia que se apaixona por um príncipe humano e sacrifica a sua voz e a sua cauda para se tornar uma mulher.

A estátua é uma das atrações mais famosas e visitadas da cidade, apesar de ser pequena e discreta.

Escultura inspirada em A Pequena Sereia, na Dinamarca

O peculiar museu Ripley’s Believe it or Not, possui uma área temática chamada de Hans Christian Andersen Experience, que promete uma viagem pela vida desse famoso escritor dinamarquês.

O Copenhaguen: City Card inclui a entrada do museu, assim como mais de 40 outras atrações na capital da Dinamarca, além de transporte ilimitado nos ônibus hop-on hop-off. Vale a pena para economizar.

Outro lugar imperdível neste roteiro é o Tivoli Gardens, um dos parques de diversões mais antigos do mundo, fundado em 1843.

Dizem que o lugar é tão mágico, que serviu como fonte de inspiração para os contos de fadas de Hans Christian Andersen e até para a criação da Disney World.

Parque de diversões Tivoli Gardens, na Dinamarca


E você, conhece outros roteiros literários na Europa?

Deixa um comentário com uma ideia, dica ou sugestão. Bora inspirar todo mundo a viajar na literatura.

Roteiros literários na Europa


Free Walking Tours na Europa

Uma excelente opção para quem curte passeios guiados e não quer gastar muito, são os Free Walking Tours. Eles não têm preço fixo, e funcionam um esquema ‘pague quanto quiser’ ao final do tour. Conforme o seu grau de satisfação.


Leia mais dicas de viagem para Europa


*Todas as ilustrações deste post são originais e foram feitas em colaboração com uma inteligência artificial.


Salve essas dicas de roteiros literários a Europa no Pinterest

Dicas de 9 roteiros literários pela Europa
Dicas de 9 roteiros literários na Europa

Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM