De Carro pelo Marrocos: De Fès a Merzouga, no Saara

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Acordamos cedo pra começar a etapa mais ‘longa’ da viagem de 10 dias de carro pelo Marrocos, ainda sob o trauma do Rif. O caminho até o deserto do Saara seria longo. Percorreríamos quase 500 km entre Fès e Merzouga através da N13 (sentido Sul). Uma estrada com muitas atrações pelo caminho.

Acompanhe essa aventura!


Conheça o Roteiro Completo da Nossa Viagem de 10 dias de carro Pelo Marrocos


A viagem de Fès a Merzouga, no Deserto do Saara

É uma viagem que dura o dia todo, e há quem ache pesadinha, mas são tantas as atrações pelo caminho, que você acaba se distraindo. Passamos por Ifrane, Azrou, Midelt, seguindo pelo vale do rio Ziz até Errachida, Erfoud, Rissani, e finalmente Merzouga, nosso destino para os próximos 2 dias, no sopé das imensas dunas de Erg Chebbi, quase fronteira com a Argélia.

Fès a Merzoug

Não se esqueça do seguro viagem

Uma etapa essencial no planejamento de uma viagem como essa é a contratação de um bom seguro viagem. Ele é a sua garantia de assistência em caso de algum acidente ou emergência em um país tão diferente do nosso.

Usando o site da Seguros Promo você economiza tempo e dinheiro comparando planos de diferentes seguradoras do mercado de uma vez só, em uma só plataforma simples e fácil de usar, com pagamento em até 12 vezes ou com desconto no boleto.

Leitores do blog ganham 5% de desconto na contratação de qualquer seguro viagem usando o código TOPENSANDO05. Não perca essa oportunidade!

Viajar de carro pelo Marrocos é perigoso?

Não! Alugar um carro e dirigir por conta própria foi uma das ótimas experiências que tivemos no Marrocos e não considero que foi nada perigoso.

Blog de viagem

Você pode ler mais dicas sobre como viajar de carro pelo Marrocos de maneira independente no post ‘Viagem para o Marrocos: tudo o que você precisa saber.

Uma dica para encontrar o melhor preço de aluguel de carro no Marrocos é usar um comparador online para comparar preços de locadoras diferentes. Usamos e recomendamos a Rentcars. Além de garantir o melhor preço no aluguel do carro, você paga em real, sem iof, em até 12 vezes sem juros! Fica a dica.


Leia também: Vale a pena alugar carro no Marrocos?


Ifrane, um pedaço da Suíça no Marrocos

O dia ainda estava nascendo, congelante, quando deixamos Fès à caminho de Ifrane, uma ‘cidade suíça’ em pleno Marrocos, com lagos, termas e casas com telhados europeus. Como o tempo não ajudou, seguimos em frente.

Fès a Merzoug


Encontre Ofertas de Hospedagem em Ifrane, no Marrocos.


Azrou, e a Floresta do Cedro Gouraud

De lá, subimos até Azrou, a primeira cidade do Médio Atlas sob uma neblina chata e ‘infinita’, e um frio de congelar a alma.

Fès a Merzoug

Atravessamos a floresta do Cedro Gouraud…

Fès a Merzoug

Cedro este, que acredita-se ser o mais antigo cedro do Atlas do mundo, com quase 900 anos de idade.

Fès a Merzoug

E pudemos visitar os vários macacos de Gibraltar, ou macacos da Barbaria, que passeiam livremente pela floresta, e são, em parte, responsáveis por uma das lendas do local.

Fès a Merzoug

Explico: Tem gente que acredita que os macacos mudavam constantemente a tabuleta de ‘cedro mais antigo do mundo’, e que portanto não dá pra saber se este é o cedro verdadeiro… Mesmo assim é um passeio muito divertido!

Fès a Merzoug


Encontre Ofertas de Hospedagem em Azrou, no Marrocos.


Cruzando o Médio Atlas

Depois da floresta a paisagem muda completamente. Passamos por pequenos vilarejos e seus pastores encapotados enfrentando o frio na montanha…

Fès a Merzouga

Fès a Merzouga

Fès a Merzouga

Até o ponto que finalmente conseguimos avistar o Alto Atlas.

Fès a Merzouga

E daí a paisagem muda novamente…

Fès a Merzouga

ALE_9943

Almoço em Midelt

A parada para o almoço foi na metade do caminho, em Midelt, mais ou menos metade do caminho até Merzouga. Comemos no Restaurant Le Pin (localizado em um ‘complexo turístico’ na avenida Moulay Abdallah), e foi uma das melhores refeições da viagem.


Encontre ofertas de Hospedagem em Azrou, no Marrocos.


Túnel dos Legionários

Após Midelt, passamos pelo túnel dos Legionários.

Fès a Merzouga

Fès a Merzouga

Acompanhando o rio Ziz e as paisagens cinematográficas que o cercam, com rios que cortam as montanhas.

Fès a Merzoug

Fès a Merzoug

Ainda passamos por Er-Rachidia, a maior cidade da região, que rendeu belas fotos, por sinal!

Fès a Merzoug

E continuamos nosso caminho até Erfoud, cidade famosa por suas tâmaras, Rissani, e finalmente, depois do pôr-do-sol, nosso destino dos próximos 2 dias, o hotel Kanz Erremal, em Merzouga, principal ponto de saída para os famosos passeios turísticos no deserto do Saara.

Onde ficar em Merzouga

O Kanz Erremal é ótimo, lindo, fomos recebidos pelo nosso guia Mohammed, com chá marroquino, ou melhor, ‘whisky berber’, e só de lembrar fico com água na boca. Decidimos que iríamos fazer um passeio pelas dunas com o 4×4 do hotel, e depois iríamos até Rissani, para o mercado. Afinal de contas, amanhã era quinta! :)!

No dia seguinte, acordei com uma mensagem do meu pai no celular, me agradecendo pela escolha do hotel. Como chegamos de noite, nem percebemos que estávamos com o pé na areia, DO DESERTO!

Fès a Merzoug

Existem também outras opções  de hospedagem, como o Luxury Camp Chebbi, o Riad Madu ou o Kasbah Azalay Merzouga. Escolha a que for melhor pra você! Usando o Booking.com você tem garantia do melhor preço com cancelamento gratuito na maioria dos quartos e um ótimo serviço de atendimento em português. Além disso, você pode escolher seu hotel com base em opiniões de clientes verdadeiros.


Encontre ofertas de hospedagem em Merzouga, no Marrocos.


Leia mais sobre a viagem de carro pelo Marrocos


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Alessandra, parabéns pelo blog. Também pretendo conhecer o Marrocos, com minha filha, e suas informações ajudaram a montar o roteiro. Por favor, me esclareça se a noite na tenda do hotel está incluída na diária ou é cobrado um valor adicional. Obrigado.

    • oi Geraldo, tudo bem?! O valor da tenda é adicional ao valor da diária do hotel, e inclui a ida e volta até o acampamento, e geralmente o jantar também. Quando voltar passe por aqui para contar como foi a sua viagem. Abração.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM