Pamonha, pamonha, pamonha! Com certeza você já deve ter ouvido falar das deliciosas pamonhas de Piracicaba. Mas hoje o assunto é outro e vamos passar bem longe dessa história de milho. Nosso assunto hoje é cerveja! Pra ser mais exata, nossa assunto hoje é um Roteiro pelas cervejarias de Piracicaba.
Roteiro pelas Cervejarias de Piracicaba
Isso mesmo! Piracicaba não é só o rio, esse bonitão aí em cima, a cidade é também terra de ótimas cervejarias. Vamos conhecer 3 delas nesse roteiro esperto pra aproveitar os produtos locais, direto da fonte!
1. Cevada Pura
A primeira parada do nosso roteiro pelas cervejarias de Piracicaba foi o Cevada Pura Chopp Bar, na Avenida Rui Barbosa. Chegamos meio tarde, numa quinta-feira, e o bar estava lotado. Quando finalmente conseguimos uma mesa, crentes que iríamos provar chopps diferentes, o garçom nos informou que eles só tinham Pilsen.
Tudo bem. O chopp estava geladinho, e pra melhorar era dia de double chopp, dobradinha que acontece de terça a quinta, até meia noite.
Cervejas Especiais da Cevada Pura
Mesmo assim, decidimos dar um passo adiante e abrir a porta da geladeira no fundo do bar, onde eles guardam as garrafinhas de edições especiais.
Foi grande a minha surpresa quando vi que eles desenvolveram uma American IPA com a Cigar City Brewing, na Flórida, a minha cervejaria preferida durante nosso Roteiro cervejeiro pela Fórida.
Além da IPA, também provamos a Irish Red Ale, que levou a medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau – quem resiste?! – e a Cevada Pura Lemondrop, uma pilsen com aroma de limão, totalmente dispensável.
Imperdível: pão de cevada
Uma outra dica é pedir o pão de cevada que eles servem no bar, uma delícia!!! :). No nosso caso, o pão foi acompanhamento para o escondidinho.
2. Cervejaria Leuven
A Leuven foi a grande surpresa da viagem. Fomos super bem recebidas na fábrica, e pudemos experimentar in loco duas ótimas cervejas, uma Golden Ale, uma cerveja dourada estilo belga, e uma Red Ale, muito muito gostosa.
Porém, os best-sellers da Leuven são a Witbier e a Dubel. Ambas na garrafa de champagne, e super difíceis de se encontrar. Eles estão aumentando a produção pra dar conta da demanda. Não conseguimos exemplares nem na fábrica, e estou louca pra provar!
Degustação direto da fonte!
Eles também oferecem degustação direto da ‘fonte’ todo sábado, na própria fábrica.
A Leuven foi nossa parceira no Vem pra Sampa, meu! e junto com a Cervejaria Muamba ofereceu chopp pra galera no evento de abertura do encontro. Foi muito legal!
3. Dama Bier
A Dama Bier é conhecida das torneirinhas da capital. São muitos os bares que oferecem chopp Dama, principalmente o IPA, que é bem gostoso, e tem uma coloração linda!
É a única que tem um pequeno bar anexo à fábrica, mas eu não recomendo. O atendimento é péssimo, e eu não sei se voltaria. Uma pena, pois o espaço é lindo, super bem montado.
Saimos da lojinha com uma caixa cheia de garrafas. Os destaques foram a nova Tupi, uma West Coast Rye IPA lançada no mesmo dia que estivemos lá, e a Dama Munchen, muito gostosa, escura, com aroma de caramelo.
Roteiro pelas cervejarias de Piracicaba | Mapa
+ Encontre ofertas de hospedagem em Piracicaba
Aproveite pra conhecer nossas outras aventuras cervejeiras:
- Florida BeertTrip: Roteiro Cervejeiro na Flórida
- Visita a Cervejaria Samuel Adams em Boston, for the love of beer
- Brooklyn Brewery, em Nova York
Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais
FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER