Eis que durante uma viagem pela Ásia, o destino me colocou em plena Hanói (capital do Vietnã), durante o Tét, Tet Nguyên Đán, o Ano Novo Lunar vietnamita, o feriado mais importantes do país.

A Festa do Ano Novo Lunar marca o início da primavera de acordo com os meses lunares (calendário chinês). Por isso, é também conhecido como ‘Festival de Primavera’.

Ruas de Hanoi durante o Tét

Quando acontece?

As datas do Tét variam de ano para ano, pois são baseadas no calendário lunar, mas o Tét geralmente acontece entre janeiro e fevereiro.

Ele é comemorado no mesmo dia do Ano Novo Chinês. Uma marca da forte influência chinesa na região. Afinal de contas, não podemos esquecer: o Vietnã fez parte do Império Chinês por mais de mil anos antes de se tornar independente no século X.

Calendário ano novo lunar vietnamita

  • Em 2020, o Festival Tet aconteceu em 25 de janeiro (ano do rato);
  • Em 2021, em 12 de fevereiro (ano do boi);
  • Em 2022, no dia 1o de fevereiro (ano do tigre).

Leia também: Os incríveis murais da rua Phung Hung, em Hanoi


5 rituais e tradições do Tét, o Ano Novo Lunar no Vietnã

As comemorações do Ano Novo Lunar vietnamita envolvem vários rituais, crenças e tradições. Escolhi 5 delas pra contar por aqui.

1. Decorar a casa com flores

Para comemorar o Tét, as casas e as ruas ds cidades vietnamitas são decoradas com flores. Nas regiões sul e central do Vietnã são usadas flores Ócnas. No norte, quem toma conta das ruas são as flores de pêssego como essas aí da foto.

Flores para comemorar o ano novo lunar no Vietnã

2. Queimar dinheiro

Uma das tradições mais peculiares do Tét é queimar dinheiro. Dinheiro falso, calma! Os vietnamitas acreditam que queimar esse ‘dinheiro espiritual’ funciona como uma oferenda aos antepassados que já se foram e que isso os ajudará na vida pós morte.

Tem gente que até acha que queimar o dinheiro é como pagar uma dívida com o parente falecido e traz prosperidade para quem o faz.

Queimar dinheiro: tradição do ano novo lunar do Vietnã

Muitas lojas de rua vendem notas falsas de dong vietnamita a dólar. Já pensou queimar 100 doletas?!⠀

Queimar dinheiro: tradição do ano novo lunar do Vietnã

3. Montar um altar para o Kitchen God (Deus da Cozinha)

Também é muito comum ver altares espalhados pelas ruas das cidades com frutas e outras comidas em homenagem ao Kitchen God (Deus da Cozinha), uma das divindades mais cultuadas durante o Tét.

Altares para o Deus da Cozinha

Os alimentos e a cozinha são partes importantes dessa celebração. Durante este período, é importante estar com a família celebrando o ano que passou e pedindo renovação para as próximas 12 lunações.

Esta é uma importante conexão com uma tradição que vem desde o tempos dos primeiros assentamentos vietnamitas às margens do Red River. Naquela época, comemorava-se um novo ciclo nas plantações de arroz.

Hoje em dia, as ruas de cidades como Hanói e Ho Chi Minh é que são o palco dessa celebração.

Altar para o Kitchen God


Leia também: Water Puppet Show – o tradicional teatro de marionetes na água do Vietnã


4. Presente caligráfico

Outra tradição para trazer boa sorte no Ano Novo Lunar é presentear alguém com um pedaço de papel vermelho (cor da sorte e da prosperidade) com caligrafia ornamental, uma arte muito rara e preciosa.

Caligrafia ornamental: tradição do ano novo lunar do Vietnã

5. Bánh chu’ng: o bolo quadrado

Já no quesito comida, o prato mais tradicional do Tét é o Bánh chu’ng, um bolo quadrado feito de arroz glutinoso, feijão, carne de porco enrolado e cozido por horas a fio, embrulhados em folhas de ‘Dong’ (Phrynium Placentarium).

O bolo representa a Terra, que nos tempos antigos era considerada quadrada.

Bolo de arroz, feijão e carne de porco

Em Hanói, você pode comprar bánh chưng em vários lugares, como a loja Quốc Hương, que vende esses bolos há mais de 200 anos. Muita tradição!

Dicas para viajar para o Vietnã durante o Tét

No geral, o Tét não é a melhor época para viajar para o Vietnã. Por ser o feriado mais importante do país, muitos lugares turísticos, restaurantes e lojam fecham e as pessoas voltam para suas cidades natal, gerando alta demanda de passagens de ônibus, trem e avião.

Por outro lado, viajar para o Vietnã nesse período é a chance de conhecer e aprender mais sobre uma das culturas mais interessantes do mundo e viver essa experiência na pele.

Por isso, caso você se planeje para viajar para o Vietnã durante o Tét, preste atenção nessas dicas:

1. Reserve transporte e acomodação com antecedência (recomendo deixar tudo reservado no mínimo 2 antes da viagem);

2. Planeje seu itinerário direitinho. Já que muitos locais turísticos fecham durante o feriado, visite-os antes ou depois do Tét.

3. Pesquise os restaurantes que estarão abertos na véspera do ano novo. Nós tivemos que andar muito pelo Old Quarter de Hanói para encontrar uma boa opção funcionando. Restaurantes de hotel são boas opções.

4. Use o serviço de câmbio do hotel caso precise trocar dinheiro. Os bancos fecham durante o feriado. Mas tenha em mente que a taxa de câmbio pode ser menor. Prepare-se com antecedência!

Ahh, eu quase esqueci! Para desejar um feliz ano novo lunar no Vietnã é só sorrir e dizer: ‘Chúc Mừng Năm Mới’ (Feliz Ano Novo). Tem as manhas?!


Leia também: 5 coisas que aprendi em Bangkok


Leia mais dicas de Hanói e do Vietnã


Salve estas dicas no Pinterest

Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome