Quem nunca sonhou em ser astronauta? Ver a Terra como poucos, flutuar na gravidade zero. Até hoje sou fissurada por todo e qualquer assunto ligado ao espaço e às viagens espaciais. Por isso, nem sei como começar a te contar sobre a minha emocionante visita ao Kennedy Space Center Visitor Complex, em Cabo Canaveral, Costa Espacial da Flórida, pertinho de Orlando.

Neste post você vai encontrar dicas para aproveitar ao máximo sua visita ao Kennedy Space Center. Prometo ser breve, mas não tão breve assim, afinal de contas, não é todo dia que a gente tem a oportunidade de conversar com um astronauta, ver um ônibus espacial ao vivo e passear debaixo de um foguete, não é?


Encontre promoções de passagem aérea para Orlando


O Kennedy Space Center Visitor Complex (KSC)

Kennedy Space Center

O Kennedy Space Center é parte do complexo da NASA, a agência espacial americana, completou 50 anos em 2017 e é muito mais que um parque temático.

Aqui você vai encontrar partes importantíssimas – e originais – da história da corrida espacial, e isso pra mim foi muito emocionante!

No Kennedy Space Center também é possível visitar uma plataforma ativa de lançamento de foguetes.

Aliás, uma boa dica é ficar de olho nas datas dos lançamentos de foguetes. Já pensou assistir um lançamento ao vivo? Deve ser muito emocionante!

Destaques do Kennedy Space Center

Bem, vou começar pelos destaques da minha visita ao Kennedy Space Center, mas no final deste post você pode conferir várias
dicas práticas
que te ajudarão a planejar a sua visita. Fique à vontade para deixar um comentário com dúvidas e sugestões. Combinado?


Leia também: 3 cidades na Flórida para ir além de Orlando e Miami


» Rocket Garden

Primeira parada do dia. É emocionante passear por esse jardim de foguetes. Aproveite para fazer fotos logo de manhã, com essa luz de babar!

Kennedy Space Center

» Atlantis: Space Shuttle e Shuttle Launch Experience

Sem dúvida nenhuma, uma das atrações mais incríveis do Kennedy Space Center. Simplesmente IMPERDÍVEL!

Dentro do prédio, a primeira etapa da experiência é assistir um filme que conta a história da era dos ônibus espaciais. Depois disso, somos levados a um imenso salão de exibição, onde o ônibus espacial Atlantis flutua no ar como mágica.

Kennedy Space Center

Antes que você me pergunte, sim esse é o verdadeiro ônibus espacial, com mais de 20 anos de ‘experiência’, 126 milhões de milhas ‘rodadas’, em 33 viagens para o espaço.

Sinceramente, pode até parecer clichê, mas a foto não passa nem um décimo da emoção de estar ali, tête-à-tête com esse imenso ônibus espacial.

Pra completar, você pode interagir com 60 simuladores diferentes, espalhados por mais de oito mil metros quadrados. Quer meu conselho? Respira! Eu fiquei tão zonza, que nem tirei foto da réplica perfeita do telescópio Hubble.

Aproveite para passear pelos ‘corredores da estação espacial internacional’. Amei!

Kennedy Space Center

Shuttle Launch Experience

Se você tiver pouco tempo por aqui, recomendo ir direto para o Shuttle Launch Experience, o simulador de lançamento de um ônibus espacial. Prepare-se para sentir todas as sensações da decolagem de um ônibus espacial.

Kennedy Space Center

O simulador é uma das atrações mais populares do Kennedy Space Center, e é demais mesmo. Para se aventurar nele você deve medir mais de 112cm e também deve deixar todos os seus pertences em guarda-volumes disponíveis perto da entrada do simulador.

Forever Remembered

Outro destaque neste espaço é o emocionante memorial Forever Remembered, feito em homenagem às vítimas das missões Challenger, em 1986 e Columbia, em 2003.

O memorial é tão lindo, que não consegui conter as lágrimas. Dentro de cada uma dessas vitrines estão objetos pessoais e sonhos das homens e mulheres que perderam suas vidas nesses acidentes.

Kennedy Space Center

» Encontro e almoço com astronauta

Depois de tantas emoções, eu achei que as coisas não pudessem melhorar, mas melhoraram. Fomos almoçar com um astronauta, Sam Gemar, um veterano da NASA, que participou de 3 missões no espaço.

Kennedy Space Center

Antes do almoço, Sam separou alguns minutinhos para conversar comigo e com o grupo de jornalistas que estava viajando a convite do Visit Florida.

Passei as noites anteriores pensando: o que será que pergunto pra ele?! Qual seria a pergunta ideal para se fazer a um astronauta?!

Pois bem, respirei fundo e comecei: sabemos que a terra é azul, que a Amazônia queima, que o bater de asas de uma borboleta no Japão pode causar um tufão no México, mas e os alienígenas. Estarão eles por aí?! Ou pior, por aqui?!

Por um momento, o silêncio reinou na pequena sala de descanso dos astronautas. Ele olhou para a assessora de imprensa da NASA, sorriu, e me respondeu que seria muita pretensão achar que estamos sós em um universo mais que imenso, mas que talvez não agora.

Agora sim, prontos para almoçar!


O que você achou da resposta do Sam? O que você perguntaria a ele?


Almoço com um astronauta (‘Lunch with an astronaut’)

O ingresso para participar do ‘Almoço com um astronauta’ custa 30 dólares (adultos) e 15 dólares (crianças). Além de almoçar, você também terá a oportunidade única de fazer perguntas e ouvir histórias de um astronauta de verdade, com direito a fotos e vídeos das missões espaciais.

Os baixinhos piraram. Já pensou poder perguntar como é ir ao banheiro no espaço?!

Kennedy Space Center

O almoço, no estilo buffet inclui entradas, bebidas e sobremesas e você pode fazer sua reserva online. Eu achei a experiência super legal e também gostei muito da comida. O camarão grelhado estava divino!

» Space Center Bus Tours + Apollo/Saturn V Center

Com as energias renovadas depois de um almoço muito especial, partimos para um passeio de ônibus por áreas restritas do complexo, que sai a cada 15 minutos.

Kennedy Space Center

Da janela do ônibus vemos as plataformas de lançamento de foguetes. E o imenso VAB – Vehicle Assembly Building, um prédio imenso, onde são montados os foguetes.

Kennedy Space Center

Uma curiosidade interessante é que essa bandeira dos Estados Unidos tem mais de 60 metros de comprimento. Dá para acreditar?


Tem gente que fala para fazer o tour assim que você chegar no Kennedy Space Center. Pode ser uma boa pedida também. O último ônibus sai às 14h. Planeje sua visita!


O ponto final do tour é o imperdível Apollo/Saturn V Center.

Apollo/Saturn V Center

  • Apollo 8 and The Firing Room

Antes de entrar no galpão onde está exposto o foguete, entramos em uma sala e somos imediatamente transportados para dentro da ‘central de comando’ da NASA, no dia do lançamento do Apollo 8, em 1968.

As luzes se apagam e de repente, estamos vendo e ouvindo todos os movimentos da equipe de engenheiros responsável pela missão. Outro momento marcante da visita ao Kennedy Space Center.

Kennedy Space Center

  • O foguete Saturn V

Depois dessa experiência inebriante, eu arriscaria dizer, as portas se abrem e a gente dá de cara com um imenso foguete. 100% real, original. O enorme Saturn V seria usado na missão da Apollo 17, se o governo não tivesse desistido do programa.

Kennedy Space Center

O lugar é simplesmente impressionante. Aliás, como tudo até agora. Mais uma vez perdi o fôlego.

Para mim, os destaques do Apollo/Saturn V Center, são:

  • Apollo Treasure Gallery

Galeria de tesouros Apollo com artefatos autênticos das missões Apollo, como uma coleção de trajes espaciais, a cápsula lunar da Apollo 14 original, pedras lunares – dá até para passar a mão em uma – e até os cadernos de registro de uma das missões. Emocionante!

Kennedy Space Center

Kennedy Space Center

  • Ad Astra per Aspera – A Rough Road Leads to the Stars

Outro destaque é a exposição Ad Astra per Aspera, em bom e velho português: ‘Uma estrada difícil leva às estrelas’.

Kennedy Space Center

A exposição é um tributo à tripulação da Apollo 1. Os astronautas Gus Grissom, Ed White II e Roger Chaffee, perderam suas vidas em um incêndio na rampa de lançamento há 50 anos.

Depois de explorar o Apollo/Saturn V Center, é hora de voltar para a parte principal do complexo de visitantes do Kennedy Space Center.

Curta a página do Tô pensando em viajar no Facebook

Outras atrações do Kennedy Space Center

  • IMAX Theaters
  • Heroes and Legends
  • U.S Astronaut Hall of Fame
  • Journey to Mars: Explorers Wanted

Roteiro de 1 dia no Kennedy Space Center

Passei um dia inteiro no Kennedy Space Center e mesmo assim faltou tempo. Eu definitivamente voltaria para um segundo round.

Mas se você quer aproveitar tudo em apenas um dia, organize seu roteiro. Estes são os tempos recomendados para aproveitar cada uma das atrações:

  • Rocket Garden: 20 minutos
  • Space Shuttle Atlantis e Shuttle Launch Experience: 2 horas
  • Almoço com astronauta: 90 minutos
  • Tour de ônibus + Apollo/Saturn V Center: de 2 a 3 horas
  • IMAX: 40 – 50 minutos
  • Journey to Mars: 30 minutos

Dicas práticas para visitar o Kennedy Space Center

» Como chegar ao Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral

O Kennedy Space Center fica a menos de 100km de Orlando, e a viagem até lá dura cerca de 45 minutos.

Como não existe transporte público de Orlando até o KSC, o ideal é alugar um carro e ir dirigindo. Para chegar até lá, use a FL-528, sentido Leste (E). O estacionamento  custa 10 dólares por veículo.

Uma boa dica para economizar no aluguel de carro nos Estados Unidos é usar um comparador online para conferir preços de locadoras diferentes em uma única plataforma. Usamos e recomendamos a Rentcars.Além de garantir o melhor preço, você não paga iof e pode dividir o valor em até 12 vezes sem juros!


Leia também: Como é alugar um carro nos Estados Unidos


Outra opção é contratar uma empresa para fazer o transporte até lá. No site da GetYourGuide você encontra boas opções, inclusive saindo de Miami.

 

» Qual é o horário de funcionamento do Kennedy Space Center?

O Kennedy Space Center abre diariamente às 9h. O horário de encerramento do complexo de visitantes e de suas atividades variam conforme a temporada. Confira no site oficial ou baixe o aplicativo do Kennedy Space Center (iOS | Android).

» Quanto custa o ingresso do Kennedy Space Center?

Os ingressos para o Kennedy Space Center custam pouco mais de 50 dólares para adultos e cerca de 40 dólares para crianças de 3 a 12 anos. Preço mais baixo que outros parques em Orlando, né?!

Você pode comprar os ingressos para o Kennedy Space Center direto na bilheteria, online, ou com antecedência nas agências de turismo aqui no Brasil.

» Guia do visitante em português

O Kennedy Space Center oferece a seus visitantes guias em oito línguas, incluindo português.

Além do guia impresso, se você não fala inglês, talvez seja interessante alugar o KSC SmartGuide por 9 dólares por dia, um áudio tour com informações sobre as atrações em português.

» De olho no tempo e nos lançamentos

Ao comprar o seu ingresso você vai receber os horários das principais atrações do Kennedy Space Center. Fique de olho na programação para não perder nada.

Outra dica é programar sua visita ao KSC para um dia de lançamento de foguete ou evento especial. Você pode acompanhar o calendário – e contagem regressiva para os lançamentos – no site oficial do KSC.

» Onde comer no Kennedy Space Center

No Kennedy Space Center você encontrará alguns restaurantes fast food que servem hambúrguer, batata frita, saladas, sanduíches e nuguets de frango. São eles:

  • Orbit Café, no centro de visitantes principal
  • Moon Rocket Café, no Apollo/Saturn V Center
  • G-Force Grill, também no centro de visitantes principal

Além desses restaurantes, não deixe de provar um sorvete de astronauta no Milky Way, ou tomar um cafézinho no Rocket Garden Cafe.

» Compras no Kennedy Space Center

Não deixe de visitar as lojas do Kennedy Space Center: The Space Shop e Shuttle Express, no centro de visitantes principal e The Right Stuff, no Apollo/Saturn V Center.

Outros centros da NASA nos Estados Unidos

Não se esqueça do seguro viagem!

Se você está planejando uma viagem para a Flórida, é essencial contratar um seguro viagem. Essencial! Só pra você saber, um dia de internação nos Estados Unidos pode chegar a 5.220 dólares. Não é brincadeira, né?!

Uma boa dica para economizar é usar um comparador online para pesquisar o melhor preço e plano de seguro viagem para você. Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo. Pague menos pelo seu seguro de viagem, com uma cobertura mais abrangente para o seu dinheiro.

Aproveite a oportunidade e ganhe 5% de desconto usando o código TOPENSANDO05 e mais 5% pagando via boleto bancário.

Faça uma cotação grátis já e viaje com tranquilidade e segurança!


Leia também: Como escolher o melhor seguro viagem internacional


Leia mais sobre a Flórida


Alessandra viajou a convite do Visit Florida. Todas as opiniões contidas aqui são independentes e frutos de experiências pessoais. A gente viaja e conta tudo para você. Leia mais sobre as políticas do blog.


Salve essas dicas no Pinterest

Saiba tudo sobre o Kennedy Space Center, o 'parque da NASA', perto de Orlando, Flórida


26 COMENTÁRIOS

  1. Adorei Alê, já deu vontade de fazer esse roteiro que vc fez e incluir a Nasa, que estive já faz mais de 25 anos… hehe

  2. Alessandra Fratus, aqui está um lugar onde gostaria VERDADEIRAMENTE de ir… Belas fotos e muito boa partilha. Fiquei com toda a info necessária. O simulador dá que pensar e acredito que o astronauta tenha um brilhozinho nos olhos ao partilhar as suas experiências…

  3. Eu sempre quis ter uma experiência como essa!! Que massa!! Muito legal e interessante o post… Já quero ir para a Flórida e entrar no simulador tbm! :D

  4. deve ser muito legal falar com um astronauta de verdade! fico feliz com a resposta dele, acredito nisso tb!

  5. Como vale a pena fazer um bate-volta a partir de Orlando para visitar o KSC! Apesar de termos pegado um dia cinzento e frio (o que estragou um pouco as fotos externas), gostamos bastante do passeio e me surpreendi com o quanto há pra fazer lá. Seu post está ótimo, completinho, parabéns.

  6. Que privilégio conhecer um astronauta e conversar com ele. Imagino que estar no espaço seja uma experiência transformadora e que o nosso mundinho ganhe toda uma outra perspetiva depois disso. A sua dúvida é muito pertinente, eu também gostaria de saber a opinião dele sobre isso.
    Ah, e o meu filho ia adorar todo o centro espacial, dos foguetões aos simuladores (e eu também)!

  7. Deu pra sentir que é uma experiência bem interessante. E é legal poder interagir com as peças e usar o simulador. Mas acho que eu ia gostar mesmo é de acompanhar o lançamento do foguete. Imagina que incrível! Parabéns pelo post!

  8. Nossa, que passeio surreal, fico imaginando a sensação de estar neste lugar, deve ser emocionante.
    O simulador deve ser incrível, vai pra minha lista de coisas que sonho em fazer! ♥

  9. Que legal, Alessandra! Eu visitei o KSC quando tinha 13 anos, e acho que não dei o devido valor na época. Seu post me deixou cheia de vontade de voltar!

  10. Deve ter sido de tirar o fôlego! Quão emocionante pode ter sido conversar com alguém que teve a oportunidade de ver a Terra de outro ângulo! Belo post!

  11. Que legal! Eu já visitei o Space Center de Houston (Houston, we got a problem!) e eu AMEI! Já faz muitos anos, mas ficou na memória… agora fiquei com vontade de ir no da Flórida!

  12. Já tinha ouvido falar sobre esse lugar, mas com o seu post literalmente “viajei” pra lá. Obrigado por compartilhar. Abs

  13. Que máximo esse passeio! Eu não sou uma grande entusiasta desse assunto, mas fui no Entrepid em NY e amei! Deve ser mt legal o passeio!

  14. Pra mim, essa é disparada a MELHOR atração da Flórida. Eu fiquei encantada no dia que passei lá. E o astronauta que conversava com as pessoas era o brasileiro Marcos Pontes, aí foi o céu. Ótimo post!

  15. Que máximo esse lugar! Não conhecia!
    Amei a estrutura e tudo que tem pra ver por lá. E ainda um almoço com um astronauta! Deve ser incrível! Só não sei se iria no simulador. Da última vez que fui no do Epcot saí passando muuuito mal! hahaha

  16. Adorei o seu post mas como foi a sua experiencia com o simulador? É uma sensação estranha parece 1 elefante que senta no seu peito mal dá para respirar e um peso no corpo louco. Na saída havia uma brasileira mais branca que papel =)

    • Ahahaha! Será que era eu?! Sou muito medrosa pra essas coisas, fico enjoada muito fácil. Um horror. Mas achei o máximo! Eu estava tão maravilhada com tudo que ia andando meio fora de mim, sabe?! Adorei tudo!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome