O que fazer em Joanesburgo: dicas essenciais

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Um oceano e 9 horas de voo separam São Paulo, no Brasil de Joanesburgo, na África do Sul, mas a gente nem diz. As duas cidades parecem primas, irmãs, tanto em suas proporções gigantescas, quanto no clima cosmopolita, correria! Para te ajudar a aproveitar bem a cidade, preparamos essa lista com ótimas dicas do que fazer em Joanesburgo.

Mesmo que você não tenha muito tempo na cidade, você vai se divertir, comer bem e aprender muito!

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul


Joanesburgo

Joanesburgo é uma cidade incrível, com opções para todos os gostos. Apesar de ter fama de violenta, o mundo não é tão perigoso quanto a tv mostra. Acredito muito nisso.

Isso também não quer dizer que você não deve ficar atento e evitar andar por certas áreas da cidade, principalmente de noite, mas não acho que a situação em Joanesburgo seja muito diferente da situação que vivemos e estamos infelizmente acostumados aqui no Brasil.

Olha só o que você encontrará nesse post:


Como chegar em Joanesburgo

Cerca de 50% de todos os visitantes da África do Sul passam pelo Aeroporto Internacional Oliver Reginald Tambo (O.R. Tambo), em Joanerburgo. Não é à toa que ele é o aeroporto mais movimentado da África, recebendo cerca de 19 milhões de passageiros por ano.

O nome do aeroporto é uma homenagem a Oliver Tambo, um dos fundadores da ANC e importante nome da resistência anti-Apartheid na África do Sul. Se você está vindo do Brasil, muito provavelmente vai passar por aqui, mesmo que só pra uma conexão. Então, por que não explorar mais da cidade?!

Já contratou seguro viagem?

Viaje sem preocupações, com assistência especializada garantida em caso de emergências médicas ou odontológicas e imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.

Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar. A gente usa e recomenda o site da Seguros Promo.


Leia também: Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul


Do aeroporto ao centro de Joanesburgo

O Gautrain é um meio super eficiente e rápido pra ir do aeroporto até o centro de Joanesburgo. O trem é confortável, super moderno e seguro e rapidinho você chega em Sandton, um dos bairros mais populares entre os turistas.

Cada trecho da viagem custa cerca de R151 (menos de R$40) e você pode comprar seu Gautrain card (R16) nos guichês espalhados pelo aeroporto e recarregá-lo quando quiser. Ele ainda tem validade de 5 anos!

Prefere dirigir?

Uma maneira mais ‘independente‘ pra conhecer Joanesburgo é alugar um carro. Mesmo com a direção ‘do outro lado’, na mão inglesa, dirigir um carro alugado na África do Sul não é um bicho de sete cabeças. Saiba como é dirigir na África do Sul.

Percorremos quase 2.000km com um carro alugado da First Car Rental, representante da Sixt na África do Sul e recomendamos!

Nós sempre usamos o site da Rentcars para comparar preços de locadoras diferentes de uma vez só. Além da garantia do melhor preço, a Rentcars oferece as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.


Leia também: Como é alugar um carro na África do Sul?


Tour em Joanesburgo

Outra ótima maneira de conhecer Joanesburgo sem se preocupar com mão inglesa ou trânsito é contratando um tour pela cidade. A GetYourGuide oferece ótimas opções de passeios para quem quer conhecer as diversas atrações da cidade.

Onde se hospedar em Joanesburgo

Como a cidade é bem grande, recomendo que você leve em consideração o que você quer fazer e ver na cidade. Se você tem restrições de locomoção, recomendo se hospedar perto de centros comerciais ou estações do Gautrain.

Ótimas opções são os bairros de Sandton e Rosebank, MelvilleMelrose.


Leia também: Dica de hotel perto do aeroporto de Joanesburgo


O que fazer em Joanesburgo

» Conheça Soweto!

Visite Soweto e reserve no mínimo um dia inteiro para conhecer um dos lugares mais importantes da história da África do Sul. A região é riquíssima e fizemos um post especial sobre as 7 experiência inesquecíveis que tivemos am Soweto. Vale a pena ler!

Uma das ótimas maneiras de conhecer Soweto é fazer o tour de tuk tuk com a Lebo’s Soweto Backpackers. É um passeio que vale muito a pena. Aprendi muito!

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul

Outra opção é fazer um tour de bicicleta por Soweto, que também deve ser demais!

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul

Visite também as atrações da Vilakasi Street, a única rua no mundo que foi casa de 2 ganhadores do prêmio Nobel. O Mandela Museum é imperdível e emocionante. Quando pintar a fome, experimente as delícias do tradicional restaurante Sakhumzi.

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul

Precisando de adrenalina?! Suba até o alto das Orlando Towers. Dá pra se jogar em queda livre ou fazer bungee jump. Vai encarar?!

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul

Conheça também outros importantes lugares em Soweto, como a igreja Regina Mundi e a Walter Sisulu Square of Dedication. Ambas carregadas de histórias e um simbolismo de arrancar lágrimas!

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul


Leia mais sobre a Walter Sisulu Square of Dedication, um museu a céu aberto em Soweto


» Visite o Museu do Apartheid

A visita ao Museu do Apartheid em Joanesburgo é programa praticamente obrigatório na cidade. Uma boa combinação é conhecer Soweto e depois o Museu do Apartheid, ou vice-versa. Esse tour pode ser o que você estava procurando!

Reserve ao menos uma manhã ou tarde para visitar o museu e conseguir absorver tanta história.

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul

Ao final da visita não esqueça de cumprir um ritual: escolha sua frase preferida de Nelson Mandela, pegue uma das varetas da cor correspondente e coloque nas estruturas de metal na lateral do caminho que segue para a saída do museu.

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul

Escolhi essa: ‘Freedom cannot be achieved unless the women have been emancipated from all forms of oppression.’

» City Sightseeing Joburg: Tour no ônibus de 2 andares

Confesso que não sou assídua do passeio no ônibus de dois andares, gosto mesmo é de andar na rua e ver de perto as cidades que visito, mas aqui em Joanesburgo o City Sightseeing Joburg funciona muito bem!

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul

Além de ser uma forma super prática de se locomover pelos principais pontos turísticos da cidade – com vista! – você ainda ‘viaja’ escutando informações sobre cada ponto do roteiro. E tem tradução em português, hein?!

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul

Você pode comprar passes para 1 ou 2 dias, que dão direito a 2 rotas diferentes: Johannesburg City Tour e Johannesburg Green Tour. E pode também descer do ônibus e embarcar em uma van que leva os visitantes a Soweto.

Pra gente essa solução funcionou super bem!

» Vamos celebrar a cerveja na SAB World of Beer?

Pra esfriar a cabeça e pensar na transformação do tempo, recomendo visitar o Museu da Cerveja: SAB World of Beer. Aqui a gente aprende mais sobre os processos de fabricação e história da cerveja na África do Sul e no mundo.

E claro, tem direito a degustação no final do tour!

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul


Leia mais sobre o Museu da Cerveja em Joanesburgo: SAB World of Beer


» Ver Joanesburgo do alto do Carlton Centre

Outro ‘compromisso‘ meu com novos destinos é ver a cidade do alto. Você também é assim?! Aqui em Joanesburgo você pode fazer isso do alto do Carlton Centre, chamado também de Top of Africa!

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul

Do alto do Carlton Centre, você tem uma vista de 360 graus da cidade de Joanesburgo e pode entender mais sobre a disposição dos seus pontos turísticos mais famosos.

» Passear em Maboneng

Agora é hora de descer do ônibus e passear pelo descolado bairro de Maboneng, em constante processo de mudança graças a ocupação artística de suas ruas!

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul

Passeie pelas ruas, tome um café, uma cerveja, experimente um dos restaurantes e deixe o ar artístico e boêmio do bairro te inebriar. Conheça o Museu of African Design (MOAD) e o espaço criativo Arts on Main.


Encontre ofertas de hospedagem em Maboneng


» Visitar a Constitution Hill

A ‘Colina da Constituição‘ é um dos lugares mais importantes da história da recente democracia sul-africana.

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul

Os prédios aqui costumavam ser prisões e hoje são uma celebração à democracia e liberdade da África do Sul.

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul

É um passeio super legal e você pode fazer um tour guiado das 9h às 16h, de hora em hora.

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul Aproveite para admirar as obras de arte em exposição, que são belíssimas!

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul


Encontre ofertas de hospedagem nos arredores da Constitution Hill.


» Passear no Melrose Arch e jantar no Moyo

O Melrose Arch é um complexo de lojas e restaurantes super bacanudo em Joanesburgo. É um dos lugares preferidos do meu pai, seja pra passear ou pra comprar. Jantamos no restaurante Moyo, um restaurante que serve comida típica africana. Um dos pratos que pedimos foi bolinho de rabo de jacaré. Você encara?!

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul

» Fim de tarde na charmosa 44 Stanley

Outra boa opção para um final de tarde/jantar em Joanesburgo é a charmosa vila 44 Stanley, erguida a partir da transformação de edifícios industriais abandonados nos anos 30.

Aqui você vai encontrar galerias de arte, estúdios de design e restaurantes que vão te fazer viajar no tempo e espaço. Recomendo o italianíssimo Il Giardino Degli Ulivi.

» Gold Reef City

O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul

Gold Reef City é um complexo de entretenimento que inclui cassino e um parque temático, com atrações para toda a família. Aqui você também pode experimentar um pouco da Joanesburgo durante o período da descoberta de ouro em 1886 e fazer um tour em uma mina subterrânea histórica.

Se você estiver procurando mais opções do que fazer em Joanesburgo, o blog Juny pelo mundo tem um post super legal com 4 viagens bate volta de carro para fazer a partir de Joanesburgo. Vale a pena conferir!


O Que fazer em Joanesburgo | No Mapa


Safári perto de Joanesburgo

Quer fazer um safári e não tem muito tempo em Joanesburgo?! Você pode se aventurar no Pilanesberg National Park, uma reserva Big 5 e malaria free a pouco mais de duas horas de carro de Joanesburgo.

Para chegar até o Pilanesberg Park para fazer um safári, você pode contratar um tour a partir de Joanesburgo (2 horas de viagem) ou alugar um carro e ir por conta própria.

O que fazer em Joanesburgo

Se você contratar um tour de 1 dia no Pilanesberg não vai ter que se preocupar com nada. Eles te buscam no hotel em Joanesburgo logo pela manhã , você passa o dia no parque, almoça, faz o safári e eles te deixam no hotel no fim do dia. A GetYourGuide oferece algumas opções de passeios. Os mais vendidos, são:

Bem perto do Parque Pilanesberg fica o complexo Sun City, uma mistura de Disney com Las Vegas, no meio da savana africana, conhecido pelos hotéis de luxo que abriga:


Vai fazer um safári na África do Sul? Confira as nossas dicas fotográficas!


Seguro viagem na África do Sul!

É essencial contratar um bom seguro viagem para a África do Sul. Caso você precise de atendimento médico de emergência por lá, vai ter que pagar do próprio bolso, e uma grana!

Só pra você ter ideia, um dia de internação em um hospital na África do Sul pode custar 631 dólares. Já pensou? Melhor investir bem menos e contratar um bom seguro viagem.

Uma boa dica para economizar é usar um comparador online, como a Seguros Promo ou a Real Seguros. Em ambos os casos você pode comparar planos de seguradoras diferentes – e confiáveis – em uma única plataforma, simples e fácil de usar, garantindo o melhor preço, com pagamento em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito ou desconto no boleto.


Leia também: Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul


Roteiro de 10 dias pela África do Sul

A viagem de 10 dias na África do Sul de carro foi um projeto independente, 100% idealizado e realizado pelo Tô Pensando em Viajar e contou com parceiros incríveis que chegaram pra somar!

O que fazer em Joanesburgo: dicas essenciais

Leia mais dicas de viagem para África do Sul


Salve este artigo com dicas do que fazer em Joanesburgo no Pinterest

Confira super dicas do que fazer em Joanesburgo, uma das cidades mais vibrantes da África do Sul. Prepare-se para comer bem, se divertir e aprender muito!


Tivemos o apoio da Joburg Tourism durante nossos dias em Joanesburgo. Leia mais sobre as políticas do blog.


Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Gostei muito da forma simples e com conteúdo de expor a informação sobre os lugares. Hoje estou partindo para a África do Sul e certamente me ajudou a planejar melhor meu destino. Obrigada.

  2. Oi, Alessandra!
    Adorei o post! Vou em setembro próximo com meu namorado e meus pais, que não falam inglês. Conhece algum guia que possa nos acompanhar nas principais atrações ( Museu do Apartheid, etc..)?

  3. Opa, quanta coisa legal para fazer em Joanesburgo! Fiquei com vontade de ir! São poucos blogs que tem informações sobre a África do Sul, muito legal as dicas de vocês, adoro os posts de vocês sobre lá! O país parece ser um lugar realmente incrível! =)

  4. Ola…..
    Esse post super me interessa e vai me ajudar a programar minha viagem!!!
    Valeu pelas dicas.
    Abraços
    Thais

  5. Não entendo porque as pessoas deixam a África para segundos planos de viagem, mas ai parei para pensar que eu também faço isso. Esse país tem cidades lindas, cheia de cultura e algumas são até peculiares, né? Joanesbugo parece incrível nesse post, parabéns.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM