Viagem para o Marrocos: tudo o que você precisa saber!

6
Blog de viagem

Viajar de carro pelo Marrocos foi uma das nossas experiências de viagem mais extraordinárias até hoje. Passamos 10 dias percorrendo esse incrível país no norte da África e nos surpreendemos muito com tantas belezas naturais e com a riqueza cultural de um país cada vez mais na mira dos viajantes brasileiros! Se você está precisando de ajuda pra organizar uma viagem para o Marrocos, você veio ao lugar certo.

Viagem para o Marrocos


Leia mais: Roteiro de 10 dias de carro pelo Marrocos!


Viagem para o Marrocos: tudo o que você precisa saber!

Quando comecei a organizar a nossa viagem para o Marrocos, procurei algumas agências de turismo. Parecia mais fácil, claro! Mas depois de colocar tudo na balança e me lembrar da falta de paciência com o esquema turistão na China, a possibilidade de fazer uma viagem de maneira independente, no nosso tempo, falou mais forte e resolvemos alugar um carro e dirigir por conta própria por esse país maravilhoso!

viagem para o Marrocos

Viagem independente para o Marrocos!

Antes de começar a organizar uma viagem independente assim, você deve se perguntar: esse é o meu tipo de viagem?! Porque é o seguinte: Vai ter perrengue?! Vai! Você vai ter que se virar em muitos momentos?! Vai! Dirigir com neve?! Sim. Tempestade de areia?! Também!

Então, prepare-se!

viagem para o Marrocos

Se você é do tipo que prefere viajar mais [email protected], sem muita preocupação, com tudo prontinho bem seguro e determinado, nem tente!

A viagem de Fès a Marrakech – ou vice-versa – passando pelo deserto, pode ser organizada por uma centena de operadores turísticos diferentes. Uma rápida pesquisa no Google ou no Tripadvisor vai te mostrar todas as opções possíveis: de trem, ônibus, van, 4×4, com guia que fala inglês, espanhol, italiano, francês, tem pra todo gosto.

Por que viajar de maneira independente pelo Marrocos?!

Viajar pelo interior do Marrocos é ganhar de presente um mergulho em outro mundo. Dirigíamos pelas pequenas – e grandes  – estradas sempre atentas a tudo. Às pessoas que iam e vinham. De onde estavam vindo pra onde estavam indo. Apesar de estar no Marrocos, norte da África, um oceano distante de casa, essa viagem de carro me fez enxergar o algo comum entre nós. Tornou natural as diferenças. Estávamos lado a lado cumprindo nossas jornadas. Mundos independentes, mas num só. Sabe?!

Atravessamos montanhas, desertos, desfiladeiros impressionantes, vales verdes e férteis, conhecemos cidades onde o antigo e o novo convivem em harmonia e fotografamos cada visual incrível, impressionante!

viagem para o Marrocos

Portanto, se você é como nós e adora viajar de maneira independente, meu conselho pra você é: se joga! Você não vai se arrepender!


Leia mais: O incrível Mercado de Rissani, no Marrocos


Sou viajante e mulher. E aí? É seguro viajar para o Marrocos

Escutei muitos conselhos pra tomar cuidado durante a viagem para o Marrocos e devo dizer que em nenhum momento me senti ameaçada ou com medo de alguma coisa ou alguém. Claro, viajamos eu, Sofia e meu pai, mas mesmo assim, em muitos momentos saí sozinha pra fotografar e não sofri nenhum tipo de abordagem mais agressiva.

Uma coisa super engraçada, é que às vezes quando passávamos com a cara fechada por alguns vendedores de rua, que no Marrocos são bem insistentes, eles gritavam, em português: Brasileiro paranóico. Acho que so(u)mos, né?!

Nas cidades mais turísticas como Fès e Marrakech, é provável que você seja [email protected] de 10 em 10 segundos por algum vendedor ou alguém querendo te dar informações sobre o caminho certo dentro da medina. Mesmo assim, eu acho que tem que ver além, ir além. A negociação, o comércio é uma das bases da cultura marroquina. Os souks, ou mercados, são deliciosos. Entre no jogo e negocie! Seja firme e com certeza você vai conseguir ganhar um descontinho.

Outra coisa chata também e que é prática comum dos guias no Marrocos é parar em zil lojinhas, onde você faz degustações ou experimenta o produto, e no final, sempre acaba tendo que levar alguma coisa. Como qualquer outro lugar no mundo, não é?!

Mas tem que cobrir a cabeça?!

Só se você quiser. Aliás, só pra tirar onda. É assim que costumo responder quando alguém me pergunta sobre a necessidade de cobrir os cabelos com véu no Marrocos. Ó eu aí tirando onda…

viagem para o Marrocos

É claro que você deve tomar certos cuidados, ou melhor, claro que você deve tentar respeitar ao máximo a cultura do destino onde você está. Eu evitaria roupas muito curtas ou apertadas.

Sofia berber

Uma história muito engraçada é que praticamente todo mundo que vinha conversar com a gente perguntava pra Sofia se ela era berber. A gente chegou a apostar quantos camelos iam oferecer por ela. Hehehehe

viagem para o Marrocos

Planejamento de viagem independente para o Marrocos

Pesquisa e Preparação

A pesquisa anterior à nossa viagem foi super detalhada e praticamente resolvi tudo antes de ir. Pra me programar e conhecer mais dos destinos que escolhi no Marrocos, usei 3 guias principais:

O Blog do Marrocos da Rita e do João Leitão foi uma das minhas principais fontes de pesquisa online. É um ótimo guia prático – local -, atualizado e em português.

Além disso, o Mapa Michelin Número 742 deve ser seu melhor amigo. Aliás, eu diria mais: o mapa de papel foi essencial em muitos momentos quando o sinal do gps era simplesmente inexistente.

viagem para o Marrocos

Viaje [email protected]! Não se esqueça do seguro viagem

Se você está se preparando para uma viagem como essa, é essencial contratar um seguro viagem. Essencial! O seguro viagem é uma garantia de assistência em caso de algum acidente ou emergência. Digo mais, depois que tivemos que cancelar uma viagem recente de última hora, temos contratado o seguro viagem assim que compramos as passagens, já que vários seguros oferecem reembolso de reservas de hotéis e passagens aéreas em caso de impossibilidade de viajar.

Nossa dica é usar o site da Segurospromo, para comparar planos variados, de vários seguradoras em uma só plataforma, simples e fácil de usar!

Como eles são nossos parceiros, todos os leitores do Tô Pensando em Viajar ganham um desconto de 5% na contratação de qualquer seguro viagem. É só usar o código TOPENSANDO05 durante sua compra no site.


Quando você usa nossos links de afiliados para contratar seguro viagem, reservar seu hotel e alugar um carro a gente recebe uma comissão e continua mantendo o Tô Pensando em Viajar. Você dá uma força e não paga nada mais por isso!


Aluguel de carro no Marrocos: É perigoso dirigir no Marrocos?

Viajar de carro por um país como o Marrocos pode ser uma aventura e tanto, mas você tem que ficar atento quando o assunto é aluguel de carro. Deixa eu te explicar!

viagem para o Marrocos

Nossa experiência (terrível) com a Aircar

Nossa experiência com aluguel de carro no Marrocos foi meio desgastante. Alugamos um carro online com a Aircar, uma companhia péssima, que, obviamente eu não sabia que era péssima. Eles não fizeram uma vistoria decente na entrega do carro – culpa minha também que fiquei com preguiça de pedir pra tirar o estepe da parte baixa do carro pra dar uma olhada -, nos entregaram um carro em péssimas condições e ainda não quiseram nos reembolsar o valor que gastamos comprando pneus novos, já que o estepe que veio no carro estava terrível.

Aliás, guarde bem o nome Aircar e fique longe deles.

DICA: Alugue o carro através da Rentcars.com

Minha dica é: Alugue seu carro com a Rentcars.com!

Usando o site da Rentcars.com você pode pesquisar os preços de diversas locadoras confiáveis de uma vez só e além de garantir o melhor preço no aluguel do carro, você não paga iof e ainda pode dividir o valor em até 12 vezes sem juros.

Depois de apanhar muito com outras empresas, desde que começamos a usar a Rentcars.com, finalmente tivemos sossego. Usamos e aprovamos!

Como é dirigir um carro alugado no Marrocos?

Além de alugar o carro com uma locadora confiável, minhas recomendações pra fazer uma viagem de carro tranquila pelo Marrocos, são:

  • Faça sua PID – Permissão Internacional para Dirigir.
  • Prepare-se para a viagem. Pesquise sobre o itinerário com antecedência, leve água com você e compre lanchinhos e coisas pra matar a fome pelo caminho.
  • Alugue um carro com uma empresa confiável e que forneça suporte para o caso de emergências.

viagem para o Marrocos

Como lidar com a Gendarmie Royale, a polícia marroquina?

Outro ponto que talvez vá te ajudar bastante é como reagir em casa de abordagem da Gendarmie Royale, a polícia rodoviária marroquina.

O André Parente, do blog Tempo de viajar escreveu um post muito bom sobre este assunto, imperdível pra quem vai se aventurar sozinho pelas estradas marroquinas e se você está pensando em uma road trip pelo país. Aliás, esse post dele é leitura essencial!

Na minha pesquisa para esta viagem, li muitos relatos sobre a abordagem destes policiais em estradas pelo Marrocos, mas rodamos mais de 1.000 km sem nenhuma eventualidade, até que fomos paradas pela primeira vez um pouco antes de Ouarzazate, e pela segunda vez deixando a cidade.

Infelizmente, a maioria dos policiais quer dinheiro, e é bem possível que você acabe perdendo alguns Dirhams se for parado. É importante entregar logo ao policial os documentos do carro e a PID do motorista, e boa sorte! É tudo tão duvidoso que na segunda vez parados o policial pediu 300 Dhm, pegou o dinheiro, e depois devolveu. Ninguém entendeu nada!

As minhas dicas pra você são: dirija sempre dentro do limite de velocidade, respeitando 60 km/h nos arredores das cidades e respeite os pontos de STOP, onde os condutores devem parar e aguardar pelos policiais. Fique [email protected] primeiro à placa Ralentir (para diminuir a velocidade) e depois Halte, que significa parar exatamente ao lado da placa.

Roteiro de 10 dias no Marrocos

Nosso roteiro pelo Marrocos começou em Tânger, onde chegamos depois de um voo curto a partir de Barcelona. Voamos com a Vueling, uma low cost espanhola e conseguimos um preço super legal pra esse trecho. Uma boa dica se você também for voar de Vueling, é tentar sair direto de Barcelona, já que os voos da companhia fazer escala em Barcelona. Voando direto de lá você economiza na escala.

A volta foi com a Ryanair a partir de Marrakech, direto pra Madri, onde passamos alguns dias antes de voltar pro Brasil.

O roteiro de 10 dias da nossa viagem para o Marrocos ficou assim:

DIA 1 Tânger – Chefchaouen
DIA 2 Chefchaouen – Fès
DIA 3 Medina de Fès
DIA 4 Fès – Azrou – Midelt – Merzouga
DIA 5 Merzouga
DIA 6 Merzouga – Gargantas de Todra e Dades
DIA 7 Dades Gorges – Marrakech
DIA 8 Marrakech
DIA 9 Marrakech
DIA 10Marrakech


Dá uma olhada no Roteiro completo de 10 dias no Marrocos!


Dessa maneira conseguimos aproveitar uma super promoção de passagem da Iberia de São Paulo até Madri e de volta a São Paulo e ainda conhecer esse país maravilhoso que é o Marrocos.

O que eu faria diferente?!

Essa viagem foi tão especial, que eu poderia fazê-la de novo, sem brincadeira. E dessa vez eu incluiria Essaouira no roteiro e estenderia o meu tempo nos desfiladeiros de Todra e Dades pra aproveitar mais essa região!

Hospedagem no Marrocos

Como eu te falei, o Marrocos é um país que recebe turistas, principalmente europeus, há muitos e muitos anos e por isso, a maioria de suas cidades tem uma ótima estrutura hoteleira, pra todos os gostos e bolsos. Nós fizemos todas as reservas de hotéis pelo Booking.com e posso dizer que acertamos em todas as nossas escolhas de hospedagem no Marrocos.

Além da garantia do melhor preço e um ótimo serviço de atendimento em português, usando o Booking.com a gente pode fazer a escolha dos hotéis com base em opiniões de clientes verdadeiros, com cancelamento gratuito na maioria dos quartos.

Escolha de hospedagem no Marrocos

Pra escolher nossos hotéis, a gente sempre começa filtrando as opções através da nota do Booking.com. Nossa nota de corte é quase sempre 8. Depois dessa etapa, analisamos a localização do hotel e os benefícios, como, por exemplo, estacionamento e wifi grátis. Então analisamos as fotos, comentários, e pronto! A escolha está feita!

Pra te ajudar a encontrar a opção de hospedagem perfeita pra você no Marrocos, fizemos uma lista com algumas opções de hotéis nas principais cidades do país.

Tânger
Chefchaouen

Chefchaouen é a cidade azul do Marrocos. É uma ótima introdução ao país e você pode se divertir muito fotografando a medina toda azul dessa cidade super charmosa em meio às montanhas no norte do país.

viagem para o Marrocos

Leia mais: Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos

Quer algumas dicas de onde ficar em Chefchaouen?!

Fès

Uma das cidades mais importantes do país, a cidade imperial do Marrocos. Ande pela imensa medina de Fès e viaje no tempo.

10 dias de carro pelo Marrocos

Leia mais: Fès, a cidade imperial do Marrocos

Merzouga

Chegamos em Merzouga, em pleno Deserto do Saara marroquino, quase fronteira com a Argélia depois de muito viajar por florestas de cedro, montanhas e paisagens surreais. Às vezes nada como um bom caminho para compensar a caminhada!

10 dias de carro pelo Marrocos

Leia mais: De carro pelo Marrocos | De Fès a Merzouga

Foi aqui que passamos 2 noites, uma delas em um acampamento nômade no meio do deserto. Uma experiência maravilhosa e inesquecível!

10 dias de carro pelo Marrocos

Leia mais: Uma noite no grande Deserto do Saara, no Marrocos

Boumalne

Depois de atravessar os vales férteis do Marrocos, fomos percorrer a ‘Estrada dos 1.000 Kasbahs’ e dormimos em Boulmane depois de conhecer o belíssimo desfiladeiro de Todra. No dia seguinte percorremos lado a lado a estrada que segue o rio Dades.

Essa, pra guardar na lembrança!

10 dias de carro pelo Marrocos

Leia mais: Os incríveis desfiladeiros de Todra e Dades, no Marrocos

Outra coisa bem legal desse trecho da viagem, foi que ficamos hospedadas em um quarto caverna no Kasbah Tizzarouine. Que tal incluir essa experiência no seu roteiro também?!

10 dias de carro pelo Marrocos

Ouarzazate
Marrakech

Nosso último destino no Marrocos foi a ‘crazy’ Marrakech!

Viagem para o Marrocos

Leia mais: Uma viagem para Marrakech

Escolhemos nos hospedar em um riad (opção de hospedagem típica no Marrocos), dentro da medina de Marrakech e não nos arrependemos! Foi uma experiência super legal!

Essaouira
Casablanca

Tá pensando no Marrocos?!

Tá pensando em viajar para o Marrocos?! Tem alguma dúvida?! Deixa um comentário! Vamos adorar te ajudar a tirar do papel essa viagem maravilhosa!

Quer ler mais sobre nossa viagem para o Marrocos?!

Gostou das dicas?!

Usando nossos links pra reservar hotel, comprar seguro viagem e alugar um carro você ajuda o Tô Pensando em Viajar e se manter e não paga nada mais por isso!


Salve esse artigo no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas por lá!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM e TWITTER


Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Compartilhe!
Alessandra
ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

6 COMENTÁRIOS

  1. Adorei seu relato.Meu marido e eu estamos querendo ir em novembro para Marrocos. Gostamos muito de viajar livremente e de dirigir.
    Nosso maior receio de fazer Marrocos por conta propria e que falamos e entendemos muito pouco o ingles e razoalmente bem o espanhol.
    Poderiamos arriscar ou melhor excursao ??
    Grata e Aguardo resposta.

    • oi Teresa, tudo bem?! Olha, a minha experiência independente foi ótima! Se você está acostumada, acho que não terá problemas. Conheci muitos marroquinos que falam bastante italiano (por conta dos turistas) e como é bem parecido com o espanhol, acho que você não vai ter muitos problemas. Reserve tudo antes de ir e leve os comprovantes. Não vejo muita interferência da língua nessa viagem não, viu… Se precisar de ajuda, estou à disposição. Se gostou das dicas, use nossos links de afiliado pra alugar o carro, reservar hotel e comprar seguro viagem sem pagar nada mais por isso! Abração. ;)

  2. Ola Alessandra
    Que relato maravilhoso! Estou de passagens compradas para final de Outubro. Tneho duvidas quanto a moeda? como voces se viraram lá?

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome