Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis

7
blog de viagem

Se tem uma coisa que me faz sorrir é cerveja. Cerveja bem feita então! E foi assim, sorridente, que conheci, in loco, a Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis, a cidade mais charmosa de Goiás.

Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis

Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis

A Santa Dica, como eles mesmos dizem, é uma cerveja artesanal feita do mais puro malte e ingredientes selecionados, processo único que traz em si a irreverência e originalidade dos mascarados pirenópolinos, com um sabor irresistível e carregada com a identidade cultural da mais bela região do centro oeste brasileiro.

Onde fica a Santa Dica, em Pirenópolis

A cervejaria começou a funcionar em meados de 2016 e ocupa uma das casas coloridas no centro histórico de Pirenópolis, uma cidadezinha super charmosa do interior de Goiás.

Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis

A fabricação da Santa Dica

O processo de fabricação das cervejas Santa Dica é super artesanal, comandado pelo experiente mestre cervejeiro Roberto Drehmer e seu sócio Ernesto Matias.

Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis

A produção mensal da cervejaria Santa Dica gira em torno de 4.500 litros e a cerveja é vendida em mais de 40 pontos da cidade.

Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis

Feita com amor e atenção

Assim que a tampinha sai e você enche seu copo, sente logo no primeiro gole o carinho e atenção dispensados às cervejas Santa Dica durante sua produção. Aqui, cada garrafa é envasada individualmente. Pensa só!

Você não vai perder a chance de provar a cerveja artesanal de Pirenópolis, né?!

Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis

Os 3 tipos de cerveja

A cervejaria Santa Dica produz 3 rótulos diferentes de cerveja:

1. Weiss

A cerveja de trigo da Santa Dica possui uma coloração rosada graças a adição de hibisco em sua composição. É uma cerveja de espuma cremosa, intensa e firme, com amargor suave e aroma de cravo, banana e hibisco.

2. Kölsch

Estilo de cerveja originado na bela cidade de Colônia (Köln), na Alemanha. É uma cerveja amarelo-ouro, com espuma densa e firme, encorpada de paladar seco e com aroma frutado sutil.

3. IPA

Uma American Ipa das boas! Cerveja mais escura, com um tom acastanhado e 70 IBU, que confere a ela um amargor característico das cervejas IPA. #Amosou!

Sua espuma é firme, encorpada e caramelizada. Ela é elaborada com a técnica #dryhopping, enfatizando os aromas nobres dos lúpulos.

Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis

É bom lembrar que as cervejas Santa Dica são cervejas vivas, pois não passam por processo de pasteurização. É como tomar chopp engarrafado. Graças a essa característica, elas devem ser conservadas em geladeira e têm validade de três meses.


Mas calma! Se você quiser levar uma ou mais garrafas pra casa, as cervejas Santa Dica ‘aguentam’ até 48 horas de viagem fora da geladeira. Em todo caso, prepare sua caixa térmica. ;)


A Identidade Visual da Santa Dica

Além da cerveja super gostosa, a identidade visual da marca é belíssima e usa elementos da tradicional cultura pirenopolina pra alcançar um resultado estético belíssimo e super diferente.

Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis

Quem foi Santa Dica?

Pesquisando sobre o nome Santa Dica, me deparei com uma história muito interessante.

Benedita Cipriano Gomes, também conhecida como Santa Dica foi uma curandeira e profetisa muito famosa nessa região do estado de Goiás. Nascida em 1903 na Fazenda Mozondó, a  40 km de Pirenópolis. Dica ‘ressurgiu da morte‘ aos  7 anos de idade e depois do milagre começou a receber romarias de fieis ansiosos por bênçãos e graças da ‘Santa Dica’.

A história de Santa Dica é muitíssimo interessante e me fez gostar ainda mais da escolha do nome da cervejaria.

Happy Hour na Cervejaria Santa Dica, em Pirenópolis

Se você estiver na cidade durante um final de semana pode tomar uma(s) direto da fonte. A cervejaria Santa Dica abre suas portas aos visitantes nos sábados e feriados das 10h às 22h e nos domingos das 10h às 18h.

A Santa Dica fica na Rua Aurora, 31 e você pode conferir as novidades na página oficial da Santa Dica no Facebook.

Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis

Como chegar

Você pode chegar em Pirenópolis a partir de Brasília (150km) ou Goiânia (120km). Pra facilitar a locomoção na cidade e pelas cachoeiras em seu entorno, recomendo alugar um carro e fazer tudo por conta própria

Minha dica é: Alugue seu carro com a Rentcars.com! Além de garantir o melhor preço, você ainda pode dividir o valor em até 12 vezes sem juros. Bom demais, hein?!

Onde Se Hospedar em Pirenópolis

Pirenópolis é uma cidade linda e super charmosa, cheia de opções de hospedagem para todos os gostos, estilos e bolsos.


+ Encontre as melhores ofertas de hospedagem em Pirenópolis, GO.


Ficamos hospedadas na Divina Pousada e só temos elogios.

A pousada, que é divina maravilhosa, é uma ótima opção de hospedagem romântica em Pirenópolis e além da piscina maravilhosa e super convidativa, oferece café da manhã das 8h às 18h. Você acredita?!


Leia também: Divina Pousada, hospedagem romântica em Pirenópolis


Conheça a Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis!

Visitar a cervejaria Santa Dica e provar a cerveja artesanal de Pirenópolis é escolha certa pra quem curte um programa diferente e delicioso. Recomendo, e muito!

E você? Conhece a cervejaria Santa Dica?! Já provou a cerveja deles?! Conta pra nós. É só deixar um comentário!!

Salve essa dica no Pinterest pra não esquecer!

Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis, GO

Leia também:


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Compartilhe!
Alessandra
ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

7 COMENTÁRIOS

  1. Genteeee, não tem como ir à Pirenópolis e não provar. Nunca tomei nada igual aqui no RJ.
    Eles têm uma “régua” que te possibilita experimentar os 3 sabores da casa.
    Eu adorei as cervejas – mas a de Hibisco foi a preferida.
    Eu adorei os meninos da casa – atenciosos e doces
    Eu adorei Pirenópolis – que tem a atmosfera perfeita
    Saudades, viu?! Eu voltarei!
    Peguem essa minha Santa Dica!
    Bjs

  2. Amo/sou cerveja artesanal hahaha. Não conhecia a Santa Dica e tô morrendo de vontade de provar. As garrafas são um charme, já dá para ter uma noção do carinho e atenção que eles dão para o produto. Demais :)

  3. Eu não gosto de cerveja, mas mesmo assim curto conhecer as fábricas e ver a produção! Amei a garrafa! Linda demais! Meu namorado bebe as cervejas e eu uso as garrafas bonitas para enfeitar a casa com florzinhas dentro! hehe

  4. Outro bom lugar pra ficar em Piri é a pousada da Dona Geni, fica ali pertinho da “Rua do lazer” em frente à pracinha.
    Bom preço e serviço de qualidade.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome