Visitar o Museu Pelé, localizado no centro histórico de Santos, é mergulhar na vida e carreira do Rei do Futebol. O museu tem mais de 4.000 m² e abriga itens do acervo pessoal do atleta, como camisas, chuteiras, bolas, troféus, entre outros.

Entrada do Museu Pelé em Santos

Além disso, o visitante tem acesso a áudios, filmes, fotos e textos que contam a trajetória de Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé.

Há ainda uma belíssima exposição temporária, instalada nos mezaninos do museu, que mostra a participação do jogador nas 4 copas do mundo que disputou defendendo a camisa do Brasil. O museu também conta com uma lojinha e uma cafeteria.


Leia também:Onde ficar em Santos: melhores praias, hotéis e outras dicas


Museu Pelé: vida e carreira do Rei do Futebol

Neste post você vai saber como é a visita ao museu que homenageia Pelé, além das informações de preço, horário de funcionamento e como chegar.


Museu Pelé História

O museu dedicado ao Rei Pelé foi inaugurado em 2014 e está instalado nos antigos casarões do Valongo, que abrigaram a Prefeitura e a Câmara. O espaço foi reconstruído e preserva não só a memória do atleta mas também a de Santos, já que essa região é muito importante na história da cidade e atualmente passa por um processo de revitalização.

Museu Pelé no Centro Histórico de Santos
Fachada do Museu Pelé em Santos

Além do mais, apesar de ter nascido na cidade mineira de Três Corações foi em Santos que Pelé iniciou sua carreira profissional no futebol, em 1956.

Pelé conquistou 2 títulos mundiais pelo Santos Futebol Clube e 3 Copas do Mundo pela seleção brasileira.


Leia também: Conheça o Museu Seleção Brasileira no Rio de Janeiro


Visita ao Museu Pelé

Logo na entrada da sala expositiva nos deparamos com uma estátua-boneco gigante do Rei. Para começar a visita, a recomendação é subir de elevador até o último andar e descer pelas rampas para poder ver cada etapa da exposição temporária até chegar à “linha do tempo”, no térreo.

Boneco do Rei na entrada do Museu Pelé
Estátua do Rei do Futebol na entrada do Museu Pelé
Museu Pelé pavimentos
Mezaninos do Museu Pelé

» Exposição Temporária: “4 Copas e 1 Rei”

Pelé jogou 4 copas do mundo, ganhou 3: em 1958, 1962 e em 1970. Ele é o único jogador tricampeão do mundo na história do futebol.

Nesta exposição temporária o visitante tem acesso a um vasto material áudio-visual da participação de Pelé nas quatro copas do mundo em que participou pela seleção brasileira.

Museu Pelé em Santos: passeio imperdível

Na primeira, em 1958 na Suécia, com apenas 17 anos, Pelé usando a camisa 10 marcou 6 gols. A seleção brasileira, que tinha craques como Garrincha, Didi, Nílton Santos, Bellini, Zagallo e Gilmar, conquistou seu primeiro título mundial.

Museu Pelé em Santos

Em 1962, no Chile, a participação de Pelé foi curta devido a um estiramento muscular logo no segundo jogo. Mesmo com esse desfalque, o Brasil foi bicampeão.

Museu Pelé: trajetória do Rei

Em 1966 não deu para o Brasil. Na Copa disputada na Inglaterra Pelé foi muito marcado e sofreu uma lesão no joelho direito. A seleção brasileira foi eliminada ainda na fase de grupos.

Museu Pelé Copas do Mundo

Aí veio a Copa do México, em 1970, e tínhamos um timaço com nomes como Jairzinho, Rivelino, Tostão, Gérson, entre outros. Pelé teve uma brilhante atuação e fez gols lindíssimos. O Brasil foi tricampeão do mundo, Pelé participou de sua última Copa consagrou-se como Rei do Futebol.

» Linha do Tempo

No térreo, fica a sala Linha do Tempo que conta a história de Pelé desde a sua infância até se tornar o Atleta do Século XX.

Museu Pelé Linha do Tempo

No museu estão expostas mais de 2.300 peças relacionadas a história de Edson Arantes do Nascimento.

Museu Pelé: medalhas

São medalhas, troféus, camisas, documentos, bolas, chuteiras e muito mais. Dentre as peças mais importantes está a Bola de Ouro, que o atleta recebeu da FIFA em 2014.

Troféus no Museu Pelé


Leia também: Museu do Futebol em SP – paixão e interatividade


Loja do Museu Pelé e Cafeteria

Localizada no lobby a lojinha vende camisas oficiais do Santos Futebol Clube, do Brasil e ainda outros diversos itens como bolas, chinelos e souvenirs do Museu do Futebol.

Logo em frente há uma cafeteria com opções de doces, salgados e bebidas, além de ótimos cafés para levar para casa. Nessa área também encontram-se os sanitários e bebedouros.

Loja do Museu Pelé em Santos
Lojinha do Museu Pelé

Ingressos para o Museu Pelé

Até o dia 31/12/2021 a visitação ao Museu Pelé é gratuita.

Normalmente o preço do ingresso é de R$ 10 (inteira). Estudantes da rede particular, pessoas com deficiência (+ 1 acompanhante), professores da rede pública de ensino e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada.

crianças de até 10 anos e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública (municipal, estadual e federal) têm gratuidade no ingresso.

Você pode adquirir o ingresso diretamente na bilheteria do museu com pagamento apenas em dinheiro.


Tour privado do Pelé em Santos

Se você preferir, pode contratar um tour privado e guiado de 4 horas ou 6 horas para conhecer o Museu Pelé, Vila Belmiro, o salão do cabelereiro Didi e a Padoca Santista.

QUERO


Horário de Funcionamento do Museu Pelé

O Museu Pelé funciona de terça a domingo, das 10h às 18h (com acesso ao expositivo até as 17h). Nas segundas-feiras de navio o museu abre, consultar o site.


Onde fica o Museu Pelé

O Museu Pelé fica no Centro Histórico de Santos, no Largo Marquês de Monte Alegre nº 1 – Valongo. O museu fica bem próximo da Rodoviária de Santos e é possível fazer o trajeto a pé.

Além disso, há outras inúmeras boas atrações próximas como, por exemplo, o Museu do Café.



Museu Pelé | No Mapa

Veja no mapa interativo a seguir, a localização exata de onde fica o Museu Pelé em Santos.


Leia também: Como usar o Google My Maps no seu roteiro de viagem


Leia mais dicas de viagem para o litoral paulista


Salve essas dicas no Pinterest

Saiba como é o Museu Pelé em Santos, que conta a trajetória do jogador através de itens de seu acervo pessoal e material áudio visual.

Saiba como é o Museu Pelé em Santos, que conta a trajetória do jogador através de itens de seu acervo pessoal e material áudio visual.


RESOLVA SUA VIAGEM

Publicitária e produtora cultural. Escreve, pesquisa e produz. É ela que comanda as redes sociais do Tô Pensando em Viajar e se tem foto de comida, pode apostar que a fome é dela!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome