Se você acompanha o Tô Pensando em Viajar já sabe que fotografia é assunto principal por aqui. Viajar e fotografar é quase tão bom quanto arroz com feijão, tapioca e queijo Minas. E pra ficar melhor ainda, pude dividir essa paixão com outros blogueiros de viagem na #ExpedicaoFloripa, uma expedição fotográfica que aconteceu durante um fim de semana em Florianópolis.
Expedições Fotográficas
Apesar de trabalhar há tempos com fotografia e a cada ano que passa me especializar mais e mais em fotografia de viagem, eu sempre fiquei no quase para participar desse tipo de evento/workshop/viagem.
Meu objetivo durante a #ExpedicaoFloripa era aprender dicas práticas sobre fotografia de natureza, um dos ramos da fotografia que, na minha opinião, exige uma grande capacidade criativa d@ fotógraf@ pra produzir imagens diferentes e com sentido.
Você gosta de fotografia?! Já conhece nossa série Fora de Foco?!
#ExpedicaoFloripa
Fiquei super animada quando recebi o convite do Kiko, do blog Com os Pés no mundo, pra participar da #ExpedicaoFloripa, uma expedição fotográfica em Florianópolis, a Ilha da Magia em Santa Catarina.
A Expedição Floripa foi capitaneada pelo premiado fotógrafo de natureza Zé Paiva, professor de fotografia na Universidade do Estado de Santa Catarina e na Universidade Regional de Blumenau, vencedor do prêmio Marc Ferrez da Funarte, com 4 livros publicados, 3 fotos selecionadas para a coleção Pirelli MASP e 5 fotos finalistas do prêmio Conrado Wessel.
Fim de semana em Florianópolis
A programação da #ExpedicaoFloripa incluiu trilhas e exercícios práticos de fotografia em lugares lindíssimos de Florianópolis, como a Lagoa da Conceição, a Praia Mole, o Parque Nacional da Galheta, as Dunas e a Costa da Lagoa.
#ExpedicaoFloripa dia-a-dia
Dia 1 | Apresentação e fim de tarde na Lagoa da Conceição
Depois de uma apresentação e breve introdução sobre técnica fotográfica, fizemos uma dinâmica de grupo onde cada um falou mais sobre sua história e background fotográfico e partimos logo pro primeiro exercício prático, que foi fotografar o fim de tarde na Lagoa da Conceição.
Rolou até SUP…
O Sol se pôs e o pessoal continuou firme e forte…
+ Happy Hour no Espaço Batú
Depois de muito fotografar na Lagoa da Conceição, fomos até o delicioso Espaço Batú, no Campeche, um daqueles lugares que te encantam logo de cara, sabe?!
E eu me apaixonei mesmo! Pra começar, o ambiente em si é fantástico, que energia boa! A estrutura foi montada usando dois containers, que foram cobertos com pallets.
A gastronomia é inspirada no conceito de comida de rua, e eles servem simplesmente um dos melhores hambúrgueres que já comi na vida! Pra acompanhar, essa batata doce rústica e uma cerveja artesanal geladíssima que só fazem um carinho no coração!
Conheça 4 lugares charmosos pra tomar cerveja artesanal em Floripa!
Dia 2 | Caminhada pela Praia Mole até a Praia da Galheta
De manhã cedinho, combinamos de nos encontrar na Praia Mole para começar a caminhada até a Praia da Galheta. Depois subimos a trilha até a Pedra da Boa Vista pra curtir – e fotografar – uma vista alucinante de quase 360 graus.
Fizemos algumas paradas na Praia Mole, depois na Pedra da Galheta e continuamos nosso caminho até o alto da Pedra da Boa Vista, pra ter uma visão de quase 360 graus da Ilha da Magia!
+ Trilha da Pedra da Boa Vista
Cheguei até o alto da Pedra da Boa Vista semimorta, mas ainda com alguma disposição pra fotografar a vista. E por falar em vista… que vista, hein?!
+ Almoço no Café Cultura Brasil
Depois da trilha, subida e descida, fomos almoçar no delicioso Café Cultura Brasil.
Comi um risotto de camarão delicioso, em um ambiente moderno e super aconchegante, bem no centrinho da Lagoa da Conceição em Florianópolis.
+ Aula de Café
Depois do delicioso almoço, tivemos o privilégio de conhecer mais sobre o carinho com que o pessoal do Café Cultura Brasil trata o café deles, distribuído em várias cidades do estado e do Brasil!
+ Fim de tarde nas Dunas da Lagoa
Pra assistir – e fotografar – o pôr do sol, fomos até as Dunas da Lagoa da Conceição, um lugar surreal na cidade, que rendeu ótimas fotos no fim do dia.
Fotografar pôr do sol é uma mania minha. Dá uma olhada na minha coleção de fotografias do astro-rei nesse post: Vamos celebrar o Sol!
O exercício fotográfico ficou ainda mais divertido quando começamos a brincar com a técnica de light painting, ou em bom e velho português: pintar com a luz usando longas exposições.
Fora de Foco | Foto 24: Saiba mais sobre a técnica fotográfica de light painting!
+ Cervejaria Cozalinda
De noite, a pedida foi provar as deliciosas cervejas artesanais da Cervejaria Cozalinda Floripa, que tem um restaurante que fica em um casarão dos anos 1940, de frente para o mar, em Coqueiros, no continente.
Aproveitamos pra recarregar as baterias com os deliciosos petiscos do lugar, embalados por ótimas cervejas.
Dia 3 | Trilha da Costa da Lagoa
De manhã cedinho pegamos o barco na Lagoa da Conceição até o Ponto 8, pra começar percorrer um pedaço da trilha da Costa da Lagoa.
+ Engenho
Passamos pelo antigo Engenho, que é mantido por uma associação de moradores locais.
+ Sobrado da Dona Loquinha
E também pelo sobrado de dona Loquinha, construído por escravos por volta de 1780, tombado pelo Patrimônio Histórico.
+ Almoço no restaurante Sabor da Costa
A trilha terminou em uma pequena vila da Costa da Lagoa, onde comemos um peixe incrível no Sabor da Costa, um restaurante delicioso às margens da Lagoa da Conceição.
Quem ‘manda’ na casa é o chef Jajá, uma figuraça! Ele nos recebeu muitíssimo bem e além de ter o dom da cozinha, foi ele que pescou os peixes que comemos. É mole?!
Depois de embarcar no barco de volta, chegamos no centrinho da Lagoa com a chuva, que atrapalhou os planos de fotografar o pôr do sol na Praia Mole. Vai ter que ficar pra próxima!
+ Cervejaria Catarina
A cervejinha da noite ficou por conta do pessoal da Cervejaria Catarina, bar especializado em cervejas artesanais que fica em uma antiga casa de arquitetura açoriana e toques de decoração modernos no Canto da Lagoa da Conceição.
A casa possui no cardápio 47 rótulos de cervejas artesanais – a maioria catarinense, apenas um rótulo é do Rio Grande Sul.
Se você curte cerveja artesanal, tem que conhecer esse lugar.
Dia 3 | Passeio pelo Centro de Floripa
O último dia da #ExpedicaoFloripa nos reservou um passeio pelo centro da cidade.
+ Almoço no Boteco Vaiquemquer, no Mercado Público de Florianópolis
E a ‘saidera‘ foi um almoço delicioso no Boteco Vaiquemquer, no Mercado Público de Florianópolis, o coração da cidade.
O nome Vaiquemquer é inspirado na praia que existia ao lado do Mercado Público. Vale a pena conhecer o Vaiquemquer. É uma verdadeira experiência!
Eles servem um peixinho delicioso e tem várias opções de cervejas e refrigerantes locais. Você vai adorar!
O fim de semana em Florianópolis foi divertidíssimo e cheio de inspiração. Posso dizer que minha primeira experiência em uma expedição fotográfica foi bastante produtiva!
Onde ficar em Florianópolis: Aldeia Container
Se você tá pensando em Florianópolis, recomendo se hospedar na Aldeia Container pra ter uma experiência incrível de hospedagem!
Em simbiose à verde mata nativa é impossível não se surpreender com os imensos contêineres, que abrigam 4 estúdios com cozinha, duas camas de solteiro – ou uma de casal – e um banheiro. O barulho do pequeno córrego que corre ao lado dos contêineres parece entoar um cântico dando boas vindas à Aldeia Container.
Use o Booking.com para encontrar ofertas de hospedagem em Florianópolis!
Como se locomover em Florianópolis
Eu adoro viajar de carro e se eu fosse você tratava logo de alugar um carro para explorar Florianópolis e região.
Recomendo usar um comparador online para garantir o melhor preço e condições. A gente usa e recomenda a Rentcars, uma empresa brasileira, confiável, que garante o melhor preço para o aluguel do seu carro e pagamento em ate 12 vezes no cartão de crédito.
Salve essas dicas no Pinterest!
Boa tarde
Quem é o fotografo da antiga baleeira no Canto da Lagoa??
Gostaria de poder ter esta foto em alto resolução para impressão, poderia me ajudar???
A fotógrafa sou eu, Rebeca. Alessandra Fratus. Mande um e.mail para contato@topensandoemviajar.com para combinarmos.
Ja tinha visto a chamada de voces no FB e no IG sobre essa expedição e estava ansiosa para ver o resultado :) Que ideia maravilhosa esse workshop! Poder conhecer um lugar, as pessoas e ainda treinar fotografia de viagem. Muito legal mesmo!!
As fotos de Floripa ficaram espetaculares :)
Obrigada pela visita e comentário, Fernanda! Que bom que você nos acompanhou! Beijos.
Olá, Alessandra!
Que massa esta expedição de vocês! Curti muito a ideia e o roteiro e achei as fotografias lindas.
Também sou fã de fotografia, sempre que viajo levo um monte de tralha fotográfica haha!
Um abraço!
Nem me fala, Flávio… minha mala de equipamentos é sempre mais pesada que a de roupas. Hehehehe! Obrigada pela visita. Abração.
Oi Alessandra! Que legal essa Expedição. Comecei esta semana um curso de fotografia (estou esperando há mais ou menos um mês e só agora a turma fechou, aff!) e ontem mesmo falamos da técnica de Light painting. Já até conferi o seu post, pois foi meio que um “trabalho de casa” para semana que vem. Vou fazer uns testes amanhã… Parabéns pelo post!!!!
Abraços,
Carolina
Que legal, Carolina! Boa sorte pra você e acompanhe as dicas da Fora de Foco pra pensar em fotografia fora de caixinha, hein?! ;)
Muito bacana essa expedição! As fotos ficaram maravilhosas!
Amo fotografia, principalmente de natureza e adoro os efeitos do light painting. Ficou bacana a que vocês fizeram (mas acho mais legal quando conseguimos escrever algo)!
Que bom que você curtiu, Juliana. Obrigada pela visita e comentário.
Fropida, é uma lugar especial amo esse ilha, que legal fazer uma expedição por ai, visitando uns lugares diferentes é incríveis.
Pois é. Floripa é muito mais que só areia e mar, não é mesmo, Christian?! Obrigada pela visita!
Que viagem linda! Super amei o roteiro. Ficou bem completo! Suas fotos como sempre são demais. Parabéns!
Muito obrigada pela visita e comentário, Keul!
Que expedição fantática Alessandra! Parabéns, aqueles lugares modestos ficaram lindos diante da sua câmera. Florianópolis é com certeza um ótimo desdino para uma expedição fotográfica.
Que bom que você gostou, Zudi! Obrigada pela visita! Beijão.
Muito legal o roteiro, mas que fotos são essas!? Só fiquei na curiosidade de ver as fotos do Light painting… :( rs
Ahhh, Edson, não por isso! Falei mais sobre ele aqui, ó: Fora de Foco | Foto 24.
Gente, essa expedição foi muito legal hein? Gostei! E as fotos: um show! Parabéns. Abração
Foi super legal mesmo! Só gente fina e lugares incríveis, daí fica fácil. Que bom que vc. curtiu as fotos. Beijo.
Legal demais, Ale! Adorei o relato, deu vontade de voltar e fazer tudo de novo! ;)
Também fiquei apaixonada com as fotos! Parabéns!!
Obrigada pela visita e pelo empenho, Tassia. Beijão.
Oioi!
O roteiro ficou incrível e cheio de alegrias para os olhos das amantes da fotografia.
Passei aqui mesmo para admirar algumas das suas… lógico que amei!
Bj
Gabi!! Obrigada pela visita! Que bom que você gostou. Floripa é demais, né?! ;). Beijão.
Não tem pra ninguém, a foto mais bonita dessa barco são as suas! Linda demais :)
Já queria voltar só para ir no Batú!
Aahhahaha! Té parece! :P! Vamos voltar pra levar a Sô lá! ;)