Fatos interessantes e curiosidades sobre o Natal

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo. Mas você sabia que existem muitas histórias, lendas e curiosidades surpreendentes sobre o Natal?

Neste post, você encontra 7 fatos fascinantes e curiosidades sobre o dia 25 de dezembro, data escolhida para celebrar o nascimento de Jesus.

Vem se surpreender e se divertir com essas curiosidades natalinas.

Fatos e curiosidades sobre o Natal


Leia também: 11 tradições de Natal surpreendentes pelo mundo


  1. O significado da palavra Natal
  2. A origem do Natal
  3. O trenó ‘a jato’ do Papai Noel
  4. Papai Noel e seus múltiplos nomes
  5. Papai Noel tem código postal no Canadá
  6. História da árvore de Natal
  7. Jingle Bells

1. O significado da palavra Natal

Segundo o blog Ensinar História, a palavra Natal vem do latim nātālis e do verbo nāscor, que tem sentido de nascer. Da palavra em latim, surgiu natale em italiano, noël em francês, nadal em catalão, navidad em espanhol.

Já o termo Christmas, usado nas línguas anglo-saxônicas, originou-se do inglês arcaico Christes maesse. Que evoluiu para Christ’s mass que quer dizer “missa (em louvor) de Cristo”.

O ‘X’ em Xmas é uma abreviação grega para Cristo, que em grego se escreve Χριστός (Christos).


2. A origem pagã da escolha do dia 25 de dezembro como a data do Natal

Você sabia que apesar do Natal comemorar o nascimento de Cristo, a escolha da data 25 de dezembro não tem nada a ver com a Bíblia?

A data do Natal no dia 25 de dezembro foi escolhida pela Igreja Católica no século IV e alinhava-se ao período da Saturnália, um festival da Antiga Roma em honra a Saturno, que se estendia de 17 a 25 de dezembro no Calendário juliano.

Saturnália: o festival pagão que deu origem ao Natal

A Saturnália era uma festa pagã celebrada no antigo Império Romano, em comemoração ao solstício de inverno.

A festa incluía banquetes públicos, troca de presentes e muito mais. Em um verdadeiro clima de carnaval. Era o momento do vale tudo, em que todas as normas sociais romanas eram derrubadas.

Alguns desses costumes pagãos foram naturalmente agregados às novas e cristãs tradições natalinas.


3. A impressionante velocidade de Papai Noel no dia de Natal

Você já se perguntou como o Papai Noel consegue entregar presentes para todas as crianças do mundo em uma única noite? Bem, a resposta mais óbvia é que ele precisa ser muito, mas muito rápido.

Velocidade do trenó do Papai Noel

De acordo com cálculos do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS, o Papai Noel precisaria de 32 horas para visitar 238 milhões de famílias (715 milhões de crianças) que comemoram o Natal no planeta.

Ele precisaria viajar a uma velocidade de 1560 km/s. E supondo que cada presente pese aproximadamente 1,5 kg, o trenó do Papai Noel pesaria 1.072.500 toneladas!

Para carregar tudo isso, seria preciso não de 10 renas, mas de 6 milhões delas!

Já pensou? Ainda bem que o Papai Noel tem alguns truques mágicos para facilitar seu trabalho né?


4. Os múltiplos nomes do Papai Noel ao redor do mundo

O Papai Noel é conhecido por vários nomes em diferentes países. E dependendo da língua, da cultura e da história, o bom velhinho recebe diferentes nomes e características.

Nomes do Papai Noel pelo mundo

Por exemplo, na França, ele é chamado de Père Noël, que significa Pai Natal, e usa um longo manto vermelho. Na Alemanha, ele é chamado de Weihnachtsmann, que significa Homem do Natal, e é acompanhado por um anjo ou um duende.

Na Espanha, ele é chamado de Papá Noel, que é uma adaptação do nome francês, e divide a atenção com os Reis Magos, que trazem presentes no dia 6 de janeiro.

Na Itália, ele é chamado de Babbo Natale, que significa Papai Natal, e compete com a Befana, uma bruxa que distribui doces para as crianças boazinhas e carvão para as que não se comportam.

Na Rússia, ele é chamado de Ded Moroz, que significa Vovô Gelo. E usa um casaco azul e um chapéu de pele. É acompanhado por sua neta, a Fada da Neve.


5. Papai Noel tem código postal no Canadá

Outra curiosidade interessante é que o Papai Noel tem um código postal especial no Canadá.

Isso mesmo! Desde 1982, o Papai Noel recebe cartas de crianças de todo o mundo em seu endereço canadense: Santa Claus, North Pole, H0H 0H0, Canada.

Caixa postal do Papai Noel no Canadá

Você pode enviar uma cartinha de qualquer país e no seu idioma original. O Papai Noel poliglota fala e escreve em 35 idiomas diferentes, incluindo braile.

Para receber uma resposta personalizada é importante incluir o seu endereço na carta. Você pode escolher personalizar sua cartinha entre 4 modelos diferentes. Para crianças mais novas e mais velhas.


6. A história da árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos principais símbolos do natal, nessa época do ano. Mas você sabe como ela surgiu?

Existem diferentes histórias e tradições sobre essa prática, que foi, muito provavelmente, um dos elementos do Natal com origem em culturas pagãs, assim como a guirlanda, o visco e o azevinho.

Qual é a origem da árvore de Natal?

Esses símbolos foram incorporados ao Natal cristão ao longo dos séculos, criando uma fusão de tradições e significados.

O visco era considerado sagrado pelos druidas, que o usavam para rituais de fertilidade e cura. O azevinho era usado pelos celtas para afastar os maus espíritos e trazer sorte. O carvalho era venerado pelos germânicos como a morada de Thor, o deus do trovão.


7. Jingle Bells: uma canção de ação de graças?

Você sabia que a famosa música de Natal ‘Jingle Bells’ foi originalmente escrita para o Dia de Ação de Graças?

A canção foi composta em 1857 pelo americano James Pierpont, professor de música e organista de uma igreja em Savannah, na Geórgia.

Ele escreveu a música para seus alunos em uma festa de Ação de Graças e a música se tornou logo um sucesso em todo o país.


*Todas as imagens foram feitas em colaboração com uma inteligência artificial


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM