Bem mais perto do que você imagina, existe um Brasil profundo, que guarda riquezas naturais quase intocadas, regido pelas águas de grandes rios. O Parque Estadual do Cantão, no Tocantins, é parte dele.
Ali, ‘no canto’ do estado mais novo do Brasil, fronteira com o Pará, o imponente rio Araguaia encontra-se com os rios Coco e Javaés, formando um lindíssimo delta, localizado na transição (ecótono) dos 2 mais importantes biomas brasileiros: Cerrado e Floresta Amazônica.
Durante a época das cheias dos rios, as águas extrapolam as fronteiras físicas dos mais de 830 lagos e lagoas que fazem parte do Parque Estadual do Cantão, formando um conjunto único, que funciona como berçário natural para centenas de espécies de peixes, répteis e anfíbios.
Durante o período da seca, os quilômetros e mais quilômetros de praias do rio Araguaia surgem como oásis prontos a serem explorados e vividos em uma aventura em pleno coração do Brasil.
Navegue por tópicos
Onde fica o Parque Estadual do Cantão?
O Parque Estadual do Cantão (PEC) foi criado em 1998 e é uma das mais importantes áreas de conservação do Brasil, com 90 mil hectares, entre os municípios de Caseara e Pium, no centro-oeste do Tocantins, às margens dos rios Araguaia e Coco.
A porta de entrada para o Cantão é Caseara, uma cidade que fica a 260 km de Palmas, capital do Tocantins. A partir dali, não tem jeito: tem que seguir de barco.
O parque foi criado com o intuito de proteger o Cantão e sua biodiversidade, além de incentivar o turismo de maneira sustentável na região.
Quando ir?
O período das cheias na região do Cantão vai de dezembro a março e é uma excelente época para quem quer observar as várias espécies de pássaros que vivem por ali.
Durante o período de seca, as praias do rio Araguaia são as grandes atrações. Atraindo multidões até os imensos bancos de areia que se formam às margens do rio.
O que fazer no Cantão
» Passeio de barco
A melhor maneira para explorar a região do Cantão é fazendo um passeio de barco. Contar com um bom guia local é essencial!
» Observação da fauna e flora
O Cantão é casa de centenas de espécies de animais como a onça-pintada, a ariranha, o pirarucu e o boto do Araguaia, uma das cinco espécies do gênero que também inclui o boto cor-de-rosa, da Amazônia.
Uma das características mais interessantes da região do Cantão é a rica diversidade de fauna e flora, graças à sua localização na zona de transição entre o cerrado e floresta amazônica.
O cerrado chega até as margens do rio do Coco, a leste do rio Araguaia e do Parque Estadual, do lado oeste, no Pará, a floresta amazônica de terra firme chega até as margens do rio.
Além disso, essa região faz parte de um corredor migratório que liga o pantanal mato-grossense à bacia amazônica. Dá para imaginar a quantidade de animais e plantas que a gente consegue observar por aqui, né?!
O período de cheia dos rios é o momento perfeito para a prática de birdwatching. Quase 500 espécies de pássaros chamam o Cantão de casa em algum momento da sua trajetória de migração. Impressionante!
» Trilhas no Parque Estadual do Cantão
Em terra firme, também é possível percorrer algumas trilhas no Parque Estadual do Cantão. Aproveite para respirar profundamente e sentir o ar da floresta invadir os seus pulmões!
» Praias do rio Araguaia
Durante o período da seca, principalmente no mês de julho, as praias do rio Araguaia atraem milhares de pessoas todos os anos. Para quem está a procura de paz, sossego e isolamento, recomendo evitar a alta temporada das praias.
Melhor visitar o Cantão com uma vizinhança mais ‘natural’…
Quem leva?
A dica para aproveitar o Cantão com conforto e segurança é comprar o pacote completo com o Leo da CCTrekking Adventure, a única agência com permissão para operar no destino.
Além de ser o cara, o Leo sabe tudo sobre o destino e faz questão de oferecer aos seus clientes o melhor serviço possível, com guias locais maravilhosos, barcos confortáveis, equipamentos de segurança e outros mimos.
Recomendo muito! Fazer essa viagem com ele foi um sossego.
Quer conhecer o Cantão?
Onde ficar no Cantão
Outra vantagem para os clientes da CCTrekking é a ótima hospedagem na Pousada Sonho Meu, em Caseara. Você conhece o paraíso?
Aposto que você também nunca viu um ninho de beija-flor, com direito a ovinhos dentro.
São viagens como essa que transformam a gente. Quanta beleza e complexidade existe nas coisas simples e únicas da natureza, né?! E a gente preocupado demais com o celular, com a hora.
E você, já tinha ouvido falar no Parque Estadual do Cantão? Ficou com vontade de conhecer? Deixa um comentário e conta pra gente o que você achou.
O Parque Estadual do Cantão | No Mapa
Leia mais dicas de viagem para o Tocantins
- 5 motivos para fazer seguro viagem nacional
- 3 destinos no Tocantins além do Jalapão
- O que fazer em Natividade, cidade histórica no Tocantins
- Hotel em Palmas: 15 dicas de onde ficar na cidade
- Hotel Girassol Plaza: um dos melhores hotéis em Palmas
Você já pensou em fazer seguro viagem nacional?
Além de assistência médica e odontológica em todo o Brasil, o seguro viagem nacional oferece outras coberturas importantes, como: reembolso de despesas por atrasos ou cancelamentos de voo, dano ou extravio de bagagem e até mesmo cancelamento de viagem.
Tudo isso por um investimento de menos de R$5 por dia de viagem!
Não perca tempo e faça já uma cotação no site da Seguros Promo, nosso comparador online preferido, e ganhe até 10% de desconto.
Salve essas dicas sobre o que fazer no Cantão no Pinterest
A CCTrekking foi nossa parceira nessa viagem.
paisagem exuberante!
gostei!
Valeu, Ideon!
Muito lindo o Cantão. Excelente artigo. Parabéns.
Lindo mesmo! Obrigada pela visita.
Muito boa sua materia gostei muito
Obrigada!
Encontrei o seu post no linkódromo do VnV e sabe uma coisa? Nunca tinha ouvido falar de Cantão. Obrigado por me proporcionar mais essa descoberta, cada vez encontro mais motivos para conhecer Tocantins! Grande abraço desde Portugal e continuação de boas viagens.
Que legal, Filipe. Vale a pena conhecer, viu?! Tenho certeza que você vai amar! Abraços.
Oi, Alessandra. Tudo bem? =)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oba! Valeu, Bóia! Beijos.