The High Line: conheça o parque suspenso de Nova York

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Feche os olhos e imagine caminhar sobre uma passarela verde suspensa, construída em uma linha férrea desativada em plena Nova York, uma das cidades mais cosmopolitas do mundo.

Bem vindo ao High Line Park, um projeto visionário, com mais de 2 km de extensão, que atravessa 3 bairros da parte oeste de Manhattan.

Você acabou de encontrar o passeio perfeito para fugir do circuto turistão clássico da cidade que nunca dorme. Quer saber como chegar ao High Line, o que vale a pena ver e visitar e muito mais? Vem comigo!

Dicas do que fazer no High Line, o parque linear de NY



O que é High Line Park?

O High Line Park é um parque linear público em Nova York, construído sobre 2.5km de uma antiga linha de trem que transportava carne dos açougues e frigoríficos do Meatpacking District e que foi abandonada na década de 80.

O longo jardim suspenso é uma espécie de galeria de arte a céu aberto e fica em West Side de Manhattan.

O projeto é do escritório Diller Scofidio + Renfro e um dos objetivos era revitalizar essa parte de cidade de Nova York.

O parque suspenso é exclusivo para pedestres e tem 19 quadras de extensão à beira do rio Hudson (da Gansevoort St até a 34th St), atravessando três bairros vibrantes de Nova York: Midtown West, Chelsea e Meatpacking.

Dicas do que fazer no High Line, o parque linear de NY

Assim como o Central Park, mas de uma maneira totalmente diferente, é um espaço de respiro e descompressão do agitado cotidiano da selva de pedras que é Nova York.

Como o parque foi construído sobre a antiga linha férrea suspensa, o visual nos proporciona um ponto de vista diferente da cidade.

Em vários pontos, por todo o trajeto, é possível se deliciar com belos jardins, arte, design e lindas vistas de NY.

Tem gente que sonha em transformar o Minhocão, em São Paulo, dessa maneira. Já pensou?

Dicas do que fazer no High Line, o parque linear de NY


Abra uma conta gratuita em dólar e economize muito na viagem para os EUA

Passei a economizar MUITO nas minhas viagens para o exterior desde que comecei a usar os novos cartões de débito vinculados a contas internacionais como Nomad e Wise.

Essas contas são gratuitas e além de oferecerem um cartão de débito Mastercard sem taxas ou anuidade, usam o câmbio do dólar comercial (bem mais vantajoso do que o dólar turismo, usado pelas casas de câmbio e bancos) e cobra apenas 1,1% de IOF (menos que os 5,38% do cartão de crédito brasileiro).


Saiba mais sobre a conta Nomad e ganhe até US$ 20 (R$ 100) de presente.


A História do High Line, o parque suspenso em NY

A estrutura do High Line foi construída no começo dos anos 30 e até a década de 80 já estava totalmente abandonada e condenada à demolição.

Por muitos anos, o local permaneceu esquecido e a vegetação cobriu os trilhos.

Dicas do que fazer no High Line, o parque linear de NY

Até que um grupo de moradores (Friends of the High Line) resolveu investir tempo e energia em uma ideia inovadora: transformar essas vias de trem inativas em um imenso parque linear público, suspenso a 8 metros de altura.

O projeto do High Line Park contou com o apoio da prefeitura de Nova York e o parque foi aberto ao público em 2009.

Ele logo se transformou em um dos parques mais interessantes de Nova York, e uma das princiais atrações turísticas da cidade. Um excelente exemplo de como as cidades podem transformar os ‘espaços inativos’ e se tornar mais humanas.

Neste vídeo rápido, com quatro minutos de duração, você pode ver a evolução do High Line Park desde a sua contrução até os dias de hoje. Surpreendente!


O que fazer no High Line em NYC?

Para conhecer mais a fundo o parque High Line, ele deve ser percorrido sem pressa. Reserve pelo menos um período do dia para percorrê-lo de ponta a ponta, caminhando com calma pelos jardins e vistas que este interessantíssimo parque linear oferece a seus visitantes.

Se você não tiver muito tempo, comece sua caminhada pelo ponto de acesso da Gansevoort St, ao lado do Whitney Museu (outra ótima dica do que fazer perto do High Line).

» Conheça os jardins do High Line

Comece a passear pelo parque admirando seus incríveis jardins, que contam com mais de 200 espécies de plantas que mudam de cor de acordo com as estações.

Uma das coisas mais surpreendentes é que o paisagismo do High Line é inspirado pela paisagem natural que crescia por aqui antes dele se tornar um parque.

Atualmente existem 15 zona de jardins no High Line, todas com diferente design e visual. Você pode ver a lista completa aqui.

Dicas do que fazer no High Line, o parque linear de NY


» Vistas incríveis de NY e pôr do sol no High Line

Se tiver a oportunidade, aproveite um final de tarde para ver o pôr do sol do High Line. Tenho certeza que vai ser inesquecível!

Dicas do que fazer no High Line, o parque linear de Nova York

Como o High Line é um parque suspenso, ele tem vários Overlooks’ em toda a sua extensão.

Esses espaços funcionam como janelas para a cidade, e pontos para fazer com que o olha chegue até o horizonte. É ‘dura poesia concreta de tuas esquinas’ que fala, né?!

Dicas do que fazer no High Line, o parque linear de Nova York

» Arte urbana no High Line

Outro destaque do High Line são as inúmeras obras de arte espalhadas por toda sua extensão. Surpreenda-se com esculturas, instalações e murais, que dão um novo sentido à arte no dia a dia.

Dicas do que fazer no High Line, o parque linear de Nova York

Leia mais sobre as obras de arte expostas no High Line.

» Onde comer no High Line

Se pintar a fome, siga até a Passagem do Mercado Chelsea (Chelsea Market Passage) , na altura da W 16th St para pop-ups sazonais e conheça também o Terroir, um restaurante ao ar livre que só funciona nos meses mais quentes do ano. Eles servem refeições rápidas e vinho.

Dicas do que fazer no High Line, o parque linear de Nova York

Outra opção, é o sempre lotado Chelsea Market, com vários restaurantes charmosos e para todos os gostos. Ele abre todos os dias da semana, de segunda a sábado, das 7h às 2h e nos domingos, das 8h às 10h.

Aproveite também para fazer umas comprinhas no descolado Artist’s & Fleas, o ‘mercado de pulgas’ com vários produtos locais e super diferentes.

Nós almoçamos no Santina, um restaurante italiano todo envidraçado sob o High Line, bem pertinho do Whitney Museu. O restaurante é bem conhecido por seus frutos do mar e nossa refeição foi uma delícia. Recomendo!

» Eventos no High Line

Sempre tem algo de interessante acontecendo no High Line. Para ficar de olho na programação mensal, acesse o site oficial. Na minha última visita, tava rolando até ópera ao ar livre. Muito legal!


Para melhorar ainda mais a sua experiência no High Line Park, baixe o app ou contrate um tour guiado!


E se chover? Dá para visitar o High Line?

Visitar o High Line com chuva pode não ser uma boa ideia, já que a maior parte do trajeto pelo parque suspenso fica ao ar livre. Mas como não existe viagem perfeita, se o tempo não ajudar durante a sua visita, uma leve garoa dá para aguentar.

O ideal é se agasalhar bem e se preparar para o frio e vento. Leia também nosso post com manual de sobrevivência para se vestir no frio.


Onde fica o High Line

O High Line é um parque linear suspenso, que vai da Gansevoort Street até West 34th Street, entre a 10th Ave. e 12th Ave. Você pode acessa-ló através de escadas entradas nas seguintes ruas:

  • Gansevoort Street (o lado do Whitney Museu)
  • 14th Street (com elevador)*
  • 16th Street (com elevador)*
  • 18th Street
  • 20th Street
  • 23rd Street (elevador em construção)
  • 26th Street
  • 28th Street
  • 30th Street (com elevador)*

Mapa High Line: acessos

Confira no mapa abaixo, todos os acessos para o High Line, sem sombra de dúvidas, o parque mais interessante de Nova York.


Leia também: Passo a passo de como usar os mapas personalizados Google My Maps no planejamento da sua viagem


Como chegar ao High Line?

Para chegar ao High Line é super fácil. Você pode escolher o metrô, ônibus, caminhar, ou ir de bicicleta. Aplicativos de mobilidade como Uber e Lyft também são indicados para quem prefere gastar seus passos no High Line.

» Como chegar no High Line de metrô

Para chegar ao High Line de metrô, siga até uma dessas estações e caminhe até a entrada do parque mais próxima.

  • 14th St/8th Av (500m*) | Linhas A, C ou E
  • 23rd St/8th Ave (550m) | Linhas C e E
  • 14th St/7th Ave (750m) | Linhas 1, 2 ou 3
  • 18th St/7th Ave (850m) | Linha 1
  • 23rd St/7th Ave (850m) | Linha 1

*As distâncias (em metros) da estação de metrô até a entrada mais próxima do High Line estão marcadas entre perênteses.

» Como chegar no High Line de ônibus

  • M11 até Washington Street ou 9th Ave.
  • M14 até 9th Avenue
  • M23 ou M34 até 10th Avenue

Nessa última viagem para Nova York andamos bastante de ônibus e achei ótimo. O ônibus é uma alternativa para quem viaja acompanhado por pessoas com restrição de mobilidade e que têm dificuldade em subir e descer as escadas do metrô.


Horário de funcionamento do High Line

O High Line abre diariamente às 7h. Já o horário de fechamento depende da época do ano:

  • Primavera: 1/4 a 31/5: 22h
  • Verão: 1/6 a 30/9: 23h
  • Outono: 1/10 a 30/11: 22h
  • Inverno: 1/12 a 31/3: 19h

Confira informações atualizadas sobre o High Line no site www.thehighline.org


Quanto custa?

O passeio pelo High Line é gratuito. Mas se você preferir, faça um tour guiado para saber mais sobre a história do High Line e suas curiosidades.


Onde ficar perto do High Line

O High Line passa por 3 bairros interessantíssimos de Nova York: Meatpacking, Chelsea e Midtown West. Minhas sugestões de hospedagem em cada um deles, são:

» Onde ficar no Meatpacking District

As melhores opções de hospedagem no Meatpacking, são:

» Onde Ficar em Chelsea

Se você está procurando onde ficar no charmoso e artístico bairro de Chelsea e quer ficar perto do High Line, boas opções de hospedagem, são:

» Onde ficar em Midtown West

Já na região de Midtown West West, os ótimos Fairfield Inn & Suites by Marriott New York Midtown Manhattan/Penn Station (★ 8.5), Four Points by Sheraton Manhattan Midtown West (★ 8.4) e Hotel Hayden (★ 8.6) são excelente opções.

Se nenhuma dessas opções tem seu perfil, não se preocupe! Confira outras ofertas de hospedagem no Meatpacking, Chelsea e Midtown West ou veja a seleção especial de apartamentos para alugar perto do High Line!


Encontre ofertas de hospedagem em Nova York com até 50% de desconto


» Apartamentos para alugar perto do High Line

Athenas Domus CS 6E (★ 9.2) | Apartamento com de ar-condicionado, cozinha, área de estar e TV de tela plana a cabo. Comporta até 4 pessoas (1 cama de casal + 1 sofá-cama).

Athenas Domus Stone (★ 9.4) | O apartamento tem 1 quarto e cozinha com lava-louças e cafeteira, ar-condicionado, área de estar e banheiro com banheira e chuveiro. Comporta até 3 pessoas (1 cama de casal + 1 sofá-cama).

Athenas Domus HL (★ 8.6) | O apartamento comporta até 4 pessoas (1 cama de casal + 1 sofá-cama grande). Tem 1 quarto e 1 banheiro com banheira.

Midtown West 2 Bedroom Apartment(★ 8.5) | Apartamentos para quem precisa de 2 quartos. Comportam até 4 pessoas.


Leia também: 15 hotéis em Nova York com as melhores vistas da cidade


Não se esqueça do seguro viagem, hein?

Se você tá pensando em viajar para Nova York, é essencial contratar um seguro viagem. Só pra você ter ideia, um dia de internação nos Estados Unidos pode custar até $5.220 dólares e uma apendectomia pode chegar a $16.000 dólares. Melhor investir bem menos e contratar um seguro viagem internacional, né?!

Faça uma cotação grátis e ganhe até 25% de desconto com pagamento via PIX. Pague menos pelo seu seguro de viagem, com uma cobertura mais abrangente para o seu investimento!


Leia também: Seguro viagem para Nova York – dicas e desconto


Leia outras dicas de viagem sobre o High Line e Nova York


Salve essas dicas do High Line no Pinterest

Saiba tudo sobre o High Line, incrível parque linear em Nova York


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. O High Line Park foi a grande “novidade” do meu reencontro com Nova York, no ano passado (tinha mais de 20 anos que não aparecia na cidade). Adorei o passeio e mais ainda o exemplo de como transformar uma estrutura urbana obsoleta em um equipamento lúdico.
    Adorei o post, meninas
    Bj

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM