Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo

20
blog de viagem

Animadas com a oportunidade de explorar cada vez mais e mais a frenética Pauliceia, desembarcamos na estação República do metrô às 10h20 da manhã de uma terça-feira qualquer. O compromisso: fazer a visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo, um dos cartões postais de São Paulo, em uma das minhas regiões preferidas da cidade!

O Theatro Municipal de São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo

 A História do Theatro Municipal de São Paulo

A Inauguração e o 1o Congestionamento de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo foi inaugurado em 1911 com direito ao primeiro congestionamento de São Paulo causado por 100 dos 300 carros que circulavam pela cidade na época e uma multidão de mais de 20 mil pessoas que acompanhavam a inauguração do Theatro Municipal, uma das grandes construções da história de São Paulo, um verdadeiro símbolo da cidade.

Theatro Municipal de São Paulo

Assim como a Estação Julio Prestes, onde fica a Sala São Paulo, o Theatro Municipal de São Paulo foi construído durante o ciclo do café pelo arquiteto Ramos de Azevedo.

Leia +: Visita monitorada à Sala São Paulo

O Theatro foi palco de grandes eventos como a Semana de Arte Moderna de 22.

Como, onde e quando?!

As visitas guiadas ao Theatro Municipal de São Paulo acontecem de terça a sexta-feira às 11h, 15h e 17h e sábado e feriados às 11h, 12h, 14h e 15h e são gratuitas! Isso mesmo! Na faixa! Mas há um limite de 50 pessoas para cada horário então chegue antes e garanta a sua vaga.

As inscrições são feitas na bilheteria do Theatro Municipal, a partir das 10h, por ordem de chegada, para todos os horários do dia.


Não haverá visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo no sábado 25/2/17 e na terça, 28/2/17, por conta da movimentação dos blocos de Carnaval na região Central de São Paulo. As visitas serão retomadas na quarta-feira, dia 29.


Escadarias do Hall de Entrada

Durante a visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo o visitante tem a oportunidade de conhecer e se familiarizar com espaços importantes no Theatro como o hall de entrada e suas lindas escadarias.

Theatro Municipal de São Paulo

Altamente fotogênicas, de qualquer ângulo que você analise!

Theatro Municipal de São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo

Sala de concertos

A sala de concertos é uma beleza que só!

Theatro Municipal de São Paulo

Durante todo o trajeto da visita as simpáticas monitoras fazem questão de responder todas as perguntas e contar várias curiosidades sobre o Theatro Municipal de São Paulo que vão te fazer olhar pra esse lugar histórico da cidade de uma forma diferente. Você vai ver!

Theatro Municipal de São Paulo

Foi impossível não me lembrar do igualmente lindo, maravilho e especial Theatro da Paz, em Belém, que também oferece uma visita guiada a seus visitantes muito legal!

Leia +: As curvas do Theatro da Paz em Belém

Theatro Municipal de São Paulo


Importante: a entrada na Sala de Espetáculos está condicionada à agenda de programação artística.


Salão Nobre

O salão nobre era o salão de festas do Theatro Municipal de São Paulo. Nele aconteceram vários bailes de carnaval paulistanos. É só fechar os olhos e se tele-transportar pra época…

Theatro Municipal de São Paulo

A pintura de Oscar Pereira da Silva é, sem sombra de dúvidas, um destaque no Salão Nobre. Olha que demais!

Theatro Municipal de São Paulo

Confesso que a cereja do bolo pro meu self fotográfico foi essa combinação janela-vista! Não é demais?!

Theatro Municipal de São Paulo

O subterrâneo do Theatro Municipal

Nosso tour acabou no salão subterrâneo do Theatro Municipal de São Paulo, onde pudemos ver os arcos originais que sustentam o prédio. Uma das peculiaridades desse pedaço do Theatro Municipal é que a liga desses enormes arcos é feita de areia, conchas trituradas e óleo de baleia, método de construção utilizado na época em que o Theatro foi feito.

Theatro Municipal de São Paulo

Vem aí: Bar Arcos

Outro ‘babado’ é que 2017 promete!

A partir de junho de 2017 deve funcionar aqui nesse espaço o bar Arcos, com palco para shows de jazz e música instrumental. O projeto é do Grupo Vegas, mesmo pessoal do Mirante Nove de Julho, bar Riviera e Cine Joia. Eu acho que vai ser demais! E você?!

Dá só uma olhadinha no projeto:

Theatro Municipal de São Paulo
Divulgação

Restaurante Santinho no Theatro Municipal 

Se depois da sua visita bater aquela fome, você pode experimentar a comida do restaurante Santinho, que funciona de segunda a sexta das 10 às 17 horas (exceto dias de espetáculos, quando o restaurante fecha às 16 horas). O buffet de almoço custa R$ 53 (por pessoa, sem sobremesa).

No sábado o restaurante funciona das 12 às 17h (exceto dias de espetáculos, quando o restaurante fecha às 16h) e o buffet de almoço custa R$ 68 (com sobremesas).

Theatro Municipal de São Paulo

Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo

Para mais informações
11.3053 2092/2093 | [email protected]


Salve essa dica no Pinterest pra não esquecer! ;)

Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo


Que tal conhecer 9 atrações pra se apaixonar pelo centro de São Paulo?! Quem fez essa lista caprichada foram nossos amigos Coisos on the go. Fica a Dica!


Leia mais sobre São Paulo:


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo
Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo
Compartilhe!
Alessandra
ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

20 COMENTÁRIOS

  1. O post está incrível! Adorei saber mais sobre a visita guiada. Em agosto to colando em Sampa, depois desse post o Theatro tá demais no roteiro. Quanto tempo dura a visitação?

  2. O Theatro é realmente deslumbrante!
    Minha irmã está sempre me falando sobre essa visita guiada (ela inclusive publicou sobre as visitas dela faz pouco tempo lá no blog), mas ainda não tive tempo de ir.
    Adorei o post.

  3. Eu sabia que o Teatro Municipal era lindo por fora. Não tinha ideia que era magnífico por dentro!! Que espetáculo! Vou querer fazer essa visita guiada com certeza!!!

  4. Tive em São paulo em novembro de 2015, agora tô aqui babando suas fotos e chorando por não ter tido a oportunidade de conhecer esse teatro esplendoroso. Já vou colocar na minha lista, para quanto voltar em São Paulo.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome