Apaixone-se por Gonçalves, Minas Gerais

11

Gonçalves é um pequeno município sul de Minas Gerais, cheio de charme, belezas naturais e uma energia que vai fazer você se apaixonar por um destino perfeito pra curtir o frio delicioso da Serra da Mantiqueira.

goncalves-serra-mantiqueira

Apaixone-se por Gonçalves, em Minas Gerais

Como chegar em Gonçalves

Gonçalves fica a 240 km de São Paulo pra quem usa a melhor alternativa: Ayrton Senna – Carvalho Pinto. Se você vem de Belo Horizonte, vai rodar 464 km, 370 km do Rio de Janeiro.

Nossa super confiança no GoogleMaps nos levou pela Fernão Dias, o caminho ‘mais curto’, e nos brindou com 29 km de estrada de terra. O que não é ruim, se você quer um pouco mais de aventura!

estrada-de-terra-goncalves

O melhor jeito de ir até Gonçalves é ir dirigindo. Assim você fica livre pra explorar a cidade no seu tempo. E outra, não há ônibus direto pra Gonçalves nem de São Paulo e nem do Rio. Você deve pegar um ônibus até Cambuí (30 km de Gonçalves) ou Paraisópolis (23km de Gonçalves) e depois pegar um ônibus que faz a linha Itajubá até Gonçalves.

Vai alugar um carro?

Tá pensando em viajar para Gonçalves e vai alugar um carro? A nossa dica é usar o site da Rentcars. Assim você garante o melhor preço e melhores condições no aluguel de carro, já que pesquisa de uma vez só os preços de várias locadoras diferentes e ainda pode dividir o valor em até 12 vezes sem juros.


Leia também: São Bento do Sapucaí, um paraíso na Mantiqueira paulista


Onde se Hospedar em Gonçalves

Quem nos recebeu em Gonçalves foi a Pousada Bicho do Mato. O lugar é lindo, e tivemos uma experiência maravilhosa. Um privilégio poder terminar o dia nessa piscina aquecida!

pousada-bicho-do-mato-piscina

A cidade oferece muitas opções de hospedagem, pra todos os bolsos e gostos. Fizemos uma seleção de hotéis e pousadas em Gonçalves pra você aproveitar sua visita e relaxar à vontade. Que tal?!


Confira todas as ofertas de hospedagem em Gonçalves


Onde comer em Gonçalves

O Restaurante Sauá, que fica na Pousada Bicho do Mato nos surpreendeu MUITO! Com um menu incrível, de primeiríssima, executado de maneira impecável, o restaurante é, sem sombra de dúvida um lugar imperdível em Gonçalves. Fico com fome só de pensar. Tudo isso cercado por uma vista panorâmica de tirar o fôlego.

pousada-bicho-do-mato-salao-restaurante

O que fazer em Gonçalves

Gonçalves oferece opções pra todos os gostos. O clima e o friozinho de montanha, ar puro, e abundante natureza são o cenário perfeito pra uma temporada romântica, ou de sossego e inspiração, longe da correria do dia a dia.

Passeio com a Mantiqueira Turismo

Nós fizemos um dos passeios da Mantiqueira Ecoturismo, comandada pelo Henrique e pela Thainara e adoramos! Eles oferecem vários passeios 4×4, além de opções de trilhas e caminhadas, rapel, canoagem e mountain bike. Vale a pena conhecer o site deles.

Olha só o vídeo do Roteiro Alambique.


Leia mais sobre o Passeio de 4×4 com a Mantiqueira Ecoturismo.


Se você não estiver muito no pique para passeio de 4×4, pode também muitas trilhas que podem ser feitas a pé, de bicicleta, a cavalo, ou de carro, cachoeiras, e mirantes incríveis, e claro muito queijo, doces, e comida mineira de dar água na boca! Impossível resistir às comprinhas…

Passeios no centro de Gonçalves

Dá uma olhadinha nessa lista com lugares imperdíveis no centro da cidade!

A Senhora das Especiarias

A Senhora Das Especiarias é um dos lugares mais especiais em Gonçalves. Aqui você encontra geleias especiais, conservas, chutneys, azeites aromáticos, e outros temperos especialíssimos.

senhora-das-especiarias-01

Quando você entra na loja, dá de cara com as prateleiras cheias, e uma mesa com todos os produtos da loja para degustação. Você pode experimentar tudo antes de levar alguma coisa pra casa, e uma coisa eu garanto: Depois da degustação escolher o que levar pra casa vai ser super difícil, porque é tudo muito saboroso e especial.

senhora-das-especiarias-02

senhora-das-especiarias-03

Aliás, essa foi uma das coisas que mais me impressionou em Gonçalves. Não importa o lugar que você vá, tudo é sempre feito com carinho e cuidado, colocando toda atenção nos detalhes. Tem coisa mais carinhosa que isso?!

senhora-das-especiarias-04

Padaria São Francisco

padaria-sao-francisco

Bar do Marcelo

Olha só a variedade de cachaças do Bar do Marcelo – que não é um bar -. Incrível, não?! Quer produto mais mineiro que cachaça?!

bar-do-marcelo-interior-01

bar-do-marcelo-interior-02

Santa Villa

Lugar super gostoso pra comer um chocolate, sorvete ou tomar um chá no fim da tarde.

santa-villa-02

santa-villa-04

Dona Terra

Loja lindíssima de artesanato e móveis de madeira de enlouquecer!!

lojinha-01

lojinha-04

lojinha-02

A Pioneira

Queijo, geléia, doces, vinhos, cervejas locais, biscoito! Tudo delicioso, uma perdição! Pra se esbaldar!

a-pioneira-01

a-pioneira-02

A Feira de Orgânicos

Se você estiver em Gonçalves no sábado, não deixe de ‘dar uma banda‘ pela Feira de Orgânicos da Mantiqueira, é o evento semanal da cidade.

feira-organicos-01

Infelizmente chegamos no domingo e perdemos a feira, mas conseguimos dar uma passadinha no galpão onde acontece a feira, e acompanhamos o processo de embalagem das cestas de orgânicos que são enviadas pra outras cidades, e estados.

feira-organicos-02

feira-organicos-04

feira-organicos-05

feira-organicos-03

Sítio 3 Barras

Pra conhecer um produtor orgânico você pode ir até o Sítio 3 Barras visitar a dona Zezé!

sitio-3-barras-01

A variedade de produtos deles é incrível, e Dona Zezé é um encanto. Se você for de São Paulo, vai encontrar os produtos 3 BARRAS no Instituto Chão, e o melhor, a preço de custo!

sitio-3-barras-02

sitio-3-barras-03-zeze

O que fazer em Gonçalves no Mapa

E aí, curtiu as dicas de Gonçalves?!

Use nossos links de afiliados para contratar seguro viagem, reservar seu hotel e alugar um carro. Assim você ajuda o Tô Pensando em Viajar a se manter e não paga nada mais por isso! Tô pensando em viajar, e você?!

Leia Mais sobre Gonçalves e Minas Gerais:


Salve esse artigo no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas lá!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Compartilhar
Alessandra Fratus

Viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

11 COMENTÁRIOS

  1. Passamos por Gonçalves de passagem, e fiquei muito tentada a voltar, agora já tenho mais motivo ainda. Esse roteiro é exatamente o tipo que eu adoro: com lugares ótimos pra comprar doces e outros itens de Minas e a casinha de Chá é um encanto! Além do que, Gonçalves é aqui perto!
    Amei o seu post, muito completo!!
    Beijos.

  2. Se o intuito do post era para se apaixonar, acho que você conseguiu passar isso para mim, estou simplesmente encantada com o charme e graciosidade de detalhes em todos estes lugares de Goncalves. Sou mineira (mas moro em SP), e confesso que ainda não sabia que Minas tinha uma cidade tão fofa e ainda rodeada por verde. Achei uma graça o café e fachada da padaria todo colorido. Acho que ia neste café só por causa da sua decoração rs, mas claro, um cafezinho e um paozinho de queijo mineiro não passaria batido.

    Abraços

  3. Minha família mora do lado, na cidade de Paraisópolis -MG, mas fui apenas uma vez em Gonçalves no casamento de um amigo, em uma linda igrejinha que fica no alto do morro.
    Pretendo visitar a cidade novamente no futuro e guardarei suas dicas para poder aproveitar ao máximo a cidade.
    Abraço!

  4. Que lugar mais lindo!!! Sou de Portugal e já fui várias vezes a MG, um estado que eu adoro, mas nunca tinha ouvido falar de Gonçalves. Obrigado por mostrar essa cidade. Abraço e boa sviagens.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome