Serras Gerais

A Região Turística das Serras Gerais, no Tocantins, estado na região Norte do Brasil e possui atrativos naturais e roteiros de experiência incríveis.

A região é composta por vários municípios, incluindo Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga.

As Serras Gerais formam a maior cadeia de serras do Brasil e ainda é pouco conhecida pelos turistas, o que significa que você pode desfrutar de suas belezas naturais sem grandes multidões.

A região é rica em atividades de ecoturismo e turismo de aventura, como trilhas, snorkel, rafting, boia cross e muito mais.

Além disso, foi uma das primeiras do Tocantins (antigo Norte de Goiás) a
ser ocupada e oferece relíquias históricas como a fofíssima Natividade, com seu centro histórico tombado como patrimônio nacional.

Outro atrativo são as tradicionais festas populares, como a Cavalhadas de Taguatingas, que nos transportam de volta para o período da busca do ouro no século XVIII.

Desde o banho no rio Azuis, um dos
menores rios do mundo, em Aurora;

Aqui estão alguns dos principais atrativos turísticos das Serras Gerais:

  • Aurora é conhecida por suas belas cachoeiras e poços de águas azuis cristalinas. O Rio Azuis, o ponto turístico mais famoso de Aurora, é o menor rio da América Latina e o terceiro menor do mundo;
  • Natividade é a cidade mais antiga do Tocantins e foi tombada como Patrimônio Histórico pelo IPHAN. As Ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída pelos escravos no início do século XVIII, são um dos principais pontos turísticos;
  • Rio da Conceição é famosa por suas cachoeiras e pela translúcida Lagoa da Serra;
  • Impossível não se impressionar com o impacto visual do Cânion Encantado, em Almas. Isso sem contar as grutas e cavernas;
  • A Lagoa do Japonês, em Pindorama, é imperdível também.

Tudo isso acompanhado de uma simples e deliciosa gastronomia local, baseada nas referências sertanejas e produtos típicos do Cerrado.

Paçoca de carne seca, biscoitos doces assados em fornos à lenha seculares, como o famoso biscoito ‘amor perfeito’ de Natividade. Além de geleias, doces e licores dos mais variados frutos.