Praça Cívica

A Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira é considerada o marco inicial da construção de Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás. Foi a primeira praça construída, em 1933. Nela, se encontra o Palácio das Esmeraldas, a residência oficial do governador de Goiás desde sua criação em 1933, sendo o ex-governador Pedro Ludovico Teixeira o primeiro morador do Palácio.

Na Praça Cívica está também localizado o Palácio Pedro Ludovico, o antigo Centro Administrativo, responsável pela administração financeira do estado.

A praça abriga também o Museu Zoroastro Artiaga e em seu centro se localiza o Monumento às Três Raças. A praça abriga todos os anos as festividades de aniversário de Goiânia, comemorado em 24 de Outubro, com a presença de cantores e cantoras nacionais de todos os estilos musicais.

A praça também é palco para apresentações culturais e religiosas como a cantata de Natal e as festividades de Ano Novo, protestos contra políticos, além das comemorações de Corpus Christi, sempre realizada no início do mês de junho