Nove de Julho

A imensa Avenida 9 de Julho ou Avenida Nove de Julho é uma via arterial da cidade de São Paulo e elemento de destaque no sistema viário principal da cidade pelo seu papel de eixo radial de ligação entre o centro da cidade a região Sudoeste, a região da Avenida Paulista e a Marginal Pinheiros, assim como com outras vias arteriais no município.

Caracteriza-se ainda, especialmente no trecho que se localiza no centro, como uma avenida de fundo de vale e faz parte do trecho da rede viária da cidade que surgiu a partir do ordenamento sugerido pelo Plano de Avenidas do prefeito Prestes Maia.

O nome da avenida remete a uma data relevante na história de São Paulo, o dia 9 de julho de 1932, data do início da Revolução Constitucionalista de 1932, mais tarde feriado estadual instituido pelo governador Mario Covas.

A Avenida Nove de Julho passa a aproximadamente trinta metros abaixo da Avenida Paulista, por meio do Túnel Daher Cutait, sendo seu nome de origem, Túnel Nove de Julho.

Nos cinquenta primeiros dias de 2010 o trecho na região central somou 38 pontos de alagamento, incluindo dez pontos intransitáveis, situação creditada a galerias de escoamento antigas, sem capacidade para receber grande quantidade de água.