Estação de ski

A estação de ski (ou estação de esqui) é um local ou um território onde as pessoas em geral pagam uma determinada quantia para poderem utilizar a área com a finalidade de praticar esportes de inverno, como o esqui ou o snowboard. Muitas das estações de esqui têm também alojamento e outras comodidades incluídas, para melhor conforto dos usuários.

A única estação de esqui natural (na qual há condições climáticas que podem proporcionar a prática de esportes de inverno) de todos os países lusófonos é a Estância de Esqui Vodafone, localizada na Serra da Estrela, no município de Seia, em Portugal.

As estações de esqui estão localizadas nos hemisférios norte e sul em todos os continentes, exceto na Antártica. Eles normalmente estão localizados em montanhas, pois exigem uma grande inclinação.

Eles também precisam receber neve suficiente (pelo menos em combinação com a fabricação de neve artificial, a menos que o resort use pistas de esqui secas).

Altas concentrações de resorts de esqui estão localizadas nos Alpes, Escandinávia, oeste e leste da América do Norte e Japão. Há também estações de esqui na Cordilheira dos Andes, espalhadas pela Ásia central, na Austrália e na Nova Zelândia.

Locais extremos de resorts de esqui não cobertos (pelo menos um teleférico externo) incluem: A estação de esqui mais ao norte perto de Tromsø, Noruega. A estação de esqui mais austral perto de Ushuaia, Argentina. A estância de esqui mais próxima do equador do norte, perto de Lijiang, China. A estação de esqui mais próxima do equador do sul, perto de Mahlasela, Lesoto.

No Chile, as estações de esqui mais famosas, são: Valle Nevado, Parque de Farellones, El Colorado, La Parva, Ski Portillo, Nevados de Chillán, Valle Corralco e Antillanca.