Brotas

Brotas é um município brasileiro do estado de São Paulo, região Sudeste do Brasil. É o 28º maior município paulista em extensão territorial e 1.312º do Brasil com 1.101,468 km². O município é formado pela sede e pelo distrito de São Sebastião da Serra.

A origem do nome “Brotas” ainda é desconhecida, mas recebe quatro hipóteses: Brotas de olho d’água; Brotas de broto de capim (mato que brotava depois de pousadas de trilheiras); Brotas como derivativo de “bolotas” (bolos característicos fabricados em Brotas pela fundadora); e a quarta e mais provável, vem das origens da fundadora de Brotas. Dona Francisca Ribeiro dos Reis descendente de portugueses católicos e devota de “Nossa Senhora das Brotas” teria prestado uma homenagem à Santa, dando seu nome à cidade.

Atualmente, o ecoturismo (e turismo de aventura) e a agroindústria são as principais atividades econômicas do município no interior paulista.

Brotas é conhecida internacionalmente por ter se especializado no turismo de aventura, sendo palco para a prática dos mais diversos esportes de aventura, como o rafting e a canoagem, aproveitando o potencial do rio Jacaré Pepira.

Brotas foi a primeira cidade do Brasil a criar uma lei especifica de turismo de aventura e natureza e inspirou o Ministério do Turismo e ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) a criar a normalização do turismo de aventura e ecoturismo no Brasil, através do Programa Aventura Segura.

Brotas também recebeu o Certificado do Programa Município Verde e Azul em 2008 e vem mantendo o Selo até hoje, aumentando sucessivamente a pontuação. em julho 2014, foi classificada como Estância Turística, conforme Lei sancionada pelo Governador do Estado de São Paulo.