Alto Paraíso de Goiás

Alto Paraíso de Goiás é um município brasileiro localizado no nordeste de Goiás, estado na região centro-oeste do Brasil.

A cidade está situada na Chapada dos Veadeiros e, desde 2001, na Área de Proteção Ambiental – APA de Pouso Alto. Localiza-se a 230 km de Brasília e a 412 km de Goiânia. Localizada no Planalto Central do Brasil, em região caracterizada pelo bioma do cerrado.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está situado no Povoado de São Jorge, parte do município de Alto Paraíso de Goiás. E com Cavalcante, estes são os três principais destinos na Chapada dos Veadeiros, com diversas atrações naturais relacionadas ao ecoturismo.

A sua altitude é de aproximadamente 1.300 metros, localizando-se no município o ponto mais alto do Planalto Central e de toda a Região Centro-Oeste do Brasil, com 1.691 metros de altura. Este fica localizado numa área próxima da BR-010, no sentido de Teresina de Goiás.

O município faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), sua população segundo censo de 2022 do IBGE, é de 10.414 habitantes.

A cidade, segundo registros antigos, estaria a salvo de qualquer desastre natural, como o fim do mundo. Por esse motivo, muitas pessoas de diferentes lugares do mundo, buscam este local para morar, buscando a “salvação”. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de habitantes em 2014.