Quarentena em casa: os melhores eventos online

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Em tempos de distanciamento social, a nossa tradicional Agenda SP se transformou em um mini guia de eventos online para quem está de quarentena em casa e quer se abastecer de arte, cultura e entretenimento.

A quarentena imposta pela COVID-19 nos fez mudar diversos hábitos cotidianos. E, falando em atividades culturais, como faz falta visitar uma boa exposição, assistir ao show daquelx artista preferidx, ir ao cinema e ao teatro, não é mesmo?!

Mas felizmente temos a internet a nosso favor e vários eventos online que, de alguma forma, amenizam essa nossa fome de arte.

Quarentena em casa: curta os melhores eventos online

Confira os diversos conteúdos culturais gratuitos que selecionamos para a sua quarentena em casa. As opções de eventos online estão separadas por categorias:


Música – eventos online

» Sesc ao Vivo

O Sesc promove todos os dias, às 19h, lives no Instagram com diversos cantores, que se apresentam de suas casas. Para acompanhar a programação acesse o perfil @sescaovivo.


» Trovadores Urbanos

Os Trovadores Urbanos realizam, todas as sextas-feiras, uma apresentação gratuita em sua casa, em São Paulo. Durante a quarentena as Serestas de Sexta serão online. As apresentações acontecem via live no Instagram (@trovadoresurbanos), às sextas, das 20h às 21h.

Eventos para aproveitar a quarentena online

Além disso, todos os dias às 17h é realizada a Serenata Diária: durante meia hora, no Instagram e Facebook dos Trovadores Urbanos, Maida Novaes (idealizadora e fundadora do grupo) faz cantoria e conta histórias dos 30 anos do grupo.


» CCBB em Casa – Música

O Centro Cultural Banco do Brasil celebra os 70 anos de vida do músico e compositor Guinga com uma série musical. São dois shows em que Guinga se apresenta ao lado de vozes femininas de diferentes gerações e com grandes violonistas da nova geração, são eles:

Além dos shows, está disponível uma conversa de Guinga com o público sobre o seu universo musical e música em geral.


Cinema – eventos online

» Embaúba Filmes – cinema brasileiro

A Embaúba Filmes, distribuidora independente de cinema brasileiro, liberou seus filmes gratuitamente, durante todo o mês de abril.


» CCBB em Casa – Cinema

O Centro Cultural Banco do Brasil disponibiliza online o livro-catálogo da mostra “Fellini, Il Maestro”. São mais de 400 páginas com filmografia, entrevistas, fotos, artigos críticos e ensaios escritos por grandes nomes do cinema.

Além disso, estão disponíveis online também 3 aulas ministradas pela jornalista e crítica de cinema Cecília Barroso. As aulas são do curso Scorsese: um homem de cinema, que fez parte da mostra de filmes de Martin Scorsese, realizada em 2019. Seguem os links para cada uma das aulas: Aula 1, Aula 2 e Aula 3.


» Petra Belas Artes à La Carte

O Petra Belas Artes à La Carte é a plataforma de streaming de filmes do Cine Belas Artes, em São Paulo. Seguindo a programação de qualidade do cinema os filmes disponíveis vão de cults a clássicos.

A plataforma funciona com planos de assinatura mensal ou anual. Mas até o dia 29 de abril o serviço está liberado, ou seja, gratuito!


Exposições – eventos online

» MASP

É possível visitar virtualmente o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) através do Google Arts & Culture.

Aproveite a quarentena online visitando o MASPAlém de seus conteúdos digitais habituais, o MASP preparou algumas novidades para o público:

Todas as segundas e sextas-feiras, às 18h, através do perfil do museu no Instagram (@masp) serão realizadas lives com conversas entre curadores do museu e convidados.

Já a nova série masp [curadoria] em casa leva ao InstagramFacebook Twitter comentários de curadoras e curadores sobre uma imagem relacionada ao museu a partir de uma perspectiva pessoal.

Pode ser uma obra, um detalhe da arquitetura, uma exposição, uma atividade, uma palestra ou um seminário, do passado recente ou remoto.

O MASP Áudios, aplicativo gratuito disponível para download, reúne cerca de 170 comentários feitos por curadores artistas, professores, pesquisadores e crianças sobre as obras mais icônicas do acervo.

O canal do YouTube traz os vídeos de seminários e palestras, entrevistas com os artistas e outros detalhes sobre algumas exposições.


» Pinacoteca

Faça uma visita virtual ao acervo da Pinacoteca de São Paulo.

Quarentena em casa: os melhores eventos online


» CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil disponibilizou conteúdos exclusivos online. O CCBB em Casa conta com visita guiada, catálogos e detalhes das seguintes exposições:

  • Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” Catálogo digital Webinar com Pieter Tjabbes, curador da exposição.
  • Ivan Serpa” – Visita à exposição com o curador Hélio Márcio Dias Ferreira
  • Bjork Digital” – Baixe o catálogo da exposição e assista aos vídeos clipes que inspiraram cada obra: Stonemilker, Black LakeMouth Mantra, Notget, Human behaviour e Venus as a boy.
  • “Chiharu Shiota – Linhas da Vida” – Baixe o aplicativo com conteúdo da exposição no Google Play ou na Apple Store.
  • “VAIVÉM” – Catálogo da exposição e vídeo de “O Tempo” sobre a mostra.

» Museu do Futebol

O Museu do Futebol tem 14 exposições online na plataforma Google Arts & Culture. Aprenda mais sobre o futebol, sob vários aspectos, acessando essas mostras virtuais neste link.

Logo do Museu do Futebol em SP


Teatro – eventos online

» Espetáculos de Teatro Online

Espetáculos Online é uma plataforma colaborativa, 100% gratuita. No site é possível assistir a diversas peças de teatro adulto e infantil.

“Incêndios”com Marieta Severo, e “Maria do Caritó” com Lilia Cabral, são apenas alguns dos espetáculos disponíveis.


» CCBB em Casa – Teatro

Dois espetáculos teatrais exibidos no Centro Cultural Banco do Brasil estão disponíveis online, na íntegra, são eles: Billdog 2 Tatá, O Travesseiro.

Além disso, é possível acessar o teaser e um bate-papo sobre o espetáculo A Valsa de Lili.

E também, uma conversa sobre o processo de criação do espetáculo A Hora da Estrela. Esse bate-papo tem a participação de Chico César, Cláudia Ventura, Laila Garin e Marcelo Caldi.


Gostou das dicas para a sua quarentena em casa?

Conte-nos se você aproveitou alguma (s) das nossas dicas de eventos online para a sua quarentena em casa. E se tiver outras, compartilhe conosco nos comentários.

E lembre-se: fique em casa! (se puder)


Mais artigos sobre cultura para a quarentena

Que tal aproveitar a sua quarentena em casa para conferir alguns outros artigos de arte do Tô Pensando em Viajar:


Dicas de viagem em tempos de quarentena em casa

Sonhe e planeje a sua viagem pós-quarentena. Seguem alguns roteiros de viagem para você se inspirar nessa quarentena em casa:


Acredite #VaiPassar


Sofia Conchester
Sofia Conchester
Publicitária e produtora cultural. Escreve, pesquisa e produz. É ela que comanda as redes sociais do Tô Pensando em Viajar e se tem foto de comida, pode apostar que a fome é dela!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM