Em tempos de distanciamento social, a nossa tradicional Agenda SP se transformou em um mini guia de eventos online para quem está de quarentena em casa e quer se abastecer de arte, cultura e entretenimento.

Quarentena em casa: curta os melhores eventos online

A quarentena imposta pela COVID-19 nos fez mudar diversos hábitos cotidianos. E, falando em atividades culturais, como faz falta visitar uma boa exposição, assistir ao show daquelx artista preferidx, ir ao cinema e ao teatro, não é mesmo?!  Mas felizmente temos a internet a nosso favor e vários eventos online que, de alguma forma, amenizam essa nossa fome de arte.

Confira os diversos conteúdos culturais gratuitos que selecionamos para a sua quarentena em casa. As opções de eventos online estão separadas por categorias:


Música – eventos online

» Sesc ao Vivo

O Sesc promove todos os dias, às 19h, lives no Instagram com diversos cantores, que se apresentam de suas casas. Para acompanhar a programação acesse o perfil @sescaovivo.


» Trovadores Urbanos

Os Trovadores Urbanos realizam, todas as sextas-feiras, uma apresentação gratuita em sua casa, em São Paulo. Durante a quarentena as Serestas de Sexta serão online. As apresentações acontecem via live no Instagram (@trovadoresurbanos), às sextas, das 20h às 21h.

Eventos para aproveitar a quarentena online

Além disso, todos os dias às 17h é realizada a Serenata Diária: durante meia hora, no Instagram e Facebook dos Trovadores Urbanos, Maida Novaes (idealizadora e fundadora do grupo) faz cantoria e conta histórias dos 30 anos do grupo.


» CCBB em Casa – Música

O Centro Cultural Banco do Brasil celebra os 70 anos de vida do músico e compositor Guinga com uma série musical. São dois shows em que Guinga se apresenta ao lado de vozes femininas de diferentes gerações e com grandes violonistas da nova geração, são eles:

Além dos shows, está disponível uma conversa de Guinga com o público sobre o seu universo musical e música em geral.


Cinema – eventos online

» Embaúba Filmes – cinema brasileiro

A Embaúba Filmes, distribuidora independente de cinema brasileiro, liberou seus filmes gratuitamente, durante todo o mês de abril.

Para o acesso gratuito, basta acessar o site da Embaúba Filmes e usar o código promocional “embauba”.


» CCBB em Casa – Cinema

O Centro Cultural Banco do Brasil disponibiliza online o livro-catálogo da mostra “Fellini, Il Maestro”. São mais de 400 páginas com filmografia, entrevistas, fotos, artigos críticos e ensaios escritos por grandes nomes do cinema.

Além disso, estão disponíveis online também 3 aulas ministradas pela jornalista e crítica de cinema Cecília Barroso. As aulas são do curso Scorsese: um homem de cinema, que fez parte da mostra de filmes de Martin Scorsese, realizada em 2019. Seguem os links para cada uma das aulas: Aula 1, Aula 2 e Aula 3.


» Petra Belas Artes à La Carte

O Petra Belas Artes à La Carte é a plataforma de streaming de filmes do Cine Belas Artes, em São Paulo. Seguindo a programação de qualidade do cinema os filmes disponíveis vão de cults a clássicos.

A plataforma funciona com planos de assinatura mensal ou anual. Mas até o dia 29 de abril o serviço está liberado, ou seja, gratuito! Para assistir aos filmes cadastre-se no site do Petra Belas Artes à La Carte.


Exposições – eventos online

» MASP

É possível visitar virtualmente o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) através do Google Arts & Culture.

Aproveite a quarentena online visitando o MASPAlém de seus conteúdos digitais habituais, o MASP preparou algumas novidades para o público:

Todas as segundas e sextas-feiras, às 18h, através do perfil do museu no Instagram (@masp) serão realizadas lives com conversas entre curadores do museu e convidados.

Já a nova série masp [curadoria] em casa leva ao InstagramFacebook Twitter comentários de curadoras e curadores sobre uma imagem relacionada ao museu a partir de uma perspectiva pessoal.

Pode ser uma obra, um detalhe da arquitetura, uma exposição, uma atividade, uma palestra ou um seminário, do passado recente ou remoto.

O MASP Áudios, aplicativo gratuito disponível para download, reúne cerca de 170 comentários feitos por curadores artistas, professores, pesquisadores e crianças sobre as obras mais icônicas do acervo. Está disponível para download na App Store e no Google Play.

O canal do YouTube traz os vídeos de seminários e palestras, entrevistas com os artistas e outros detalhes sobre algumas exposições.


» Pinacoteca

Faça uma visita virtual ao acervo da Pinacoteca de São Paulo.

Além disso, há outros conteúdos digitais disponíveis:

É possível baixar através deste link dois catálogos de exposições que passaram pela Pina. Você também pode assistir alguns conteúdos do museu através do YouTube. No site da Pinacoteca há conteúdos educativos.

Já no Instagram, todos os dias pela manhã, tem obra da coleção da Pinacoteca com comentários dos curadores do museu. E aos sábados, às 11h, acontecerão lives com curadores do museu.

E mais, em homenagem aos profissionais da saúde, a Pina mudou a iluminação de sua parte externa para a cor verde.


» CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil disponibilizou conteúdos exclusivos online. O CCBB em Casa conta com visita guiada, catálogos e detalhes das seguintes exposições:


» Museu do Futebol

O Museu do Futebol tem 14 exposições online na plataforma Google Arts & Culture. Aprenda mais sobre o futebol, sob vários aspectos, acessando essas mostras virtuais neste link.

Logo do Museu do Futebol em SP


Teatro – eventos online

» Espetáculos de Teatro Online

Espetáculos Online é uma plataforma colaborativa, 100% gratuita. No site é possível assistir a diversas peças de teatro adulto e infantil. “Incêndios”com Marieta Severo, e “Maria do Caritó” com Lilia Cabral, são apenas alguns dos espetáculos disponíveis. É só acessar o site e assistir. Ótima pedida para a sua quarentena em casa.


» CCBB em Casa – Teatro

Dois espetáculos teatrais exibidos no Centro Cultural Banco do Brasil estão disponíveis online, na íntegra, são eles: Billdog 2 Tatá, O Travesseiro.

Além disso, é possível acessar o teaser e um bate-papo sobre o espetáculo A Valsa de Lili. E também, uma conversa sobre o processo de criação do espetáculo A Hora da Estrela. Esse bate-papo tem a participação de Chico César, Cláudia Ventura, Laila Garin e Marcelo Caldi.


Gostou das dicas para a sua quarentena em casa?

Conte-nos se você aproveitou alguma (s) das nossas dicas de eventos online para a sua quarentena em casa. E se tiver outras, compartilhe com a gente nos comentários.

E lembre-se: fique em casa! (se puder)


Mais artigos sobre cultura para a quarentena

Que tal aproveitar a sua quarentena em casa para conferir alguns outros artigos de arte do Tô Pensando em Viajar:


Dicas de viagem em tempos de quarentena em casa

Sonhe e planeje a sua viagem pós-quarentena. Seguem alguns roteiros de viagem para você se inspirar nessa quarentena em casa:


Acredite #VaiPassar


DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome