Conheça a APA Baleia-Sahy, no litoral norte de São Paulo

8

Com mais de 400 km de praias, o litoral de São Paulo reserva belezas e segredos pra todos os gostos.

litoral norte

Dividido em Sul e Norte, é uma excelente opção pra quem quer pegar uma prainha e descansar em total contato com a natureza.

Litoral Norte de São Paulo

Muito conhecido por suas belezas naturais, o litoral norte de São Paulo é composto por 4 municípios, que abrigam 180 praias, a maioria delas com uma vista privilegiada para montanhas incríveis cobertas por uma densa e riquíssima Mata Atlântica. Uma combinação de sucesso para os olhos e coração.

São Sebastião

São Sebastião é um desse municípios, que com mais de 100 km de litoral, reúne alguns dos points do litoral Norte. Bora conhecer alguns deles?!

Barra do Sahy

Prepare-se pra se surpreender com a Barra do Sahy, uma praia deliciosa de areia fofa e águas calmas e transparentes, que fica a 155km de São Paulo, entre a Praia da Baleia e a Praia Preta.

litoral norte

O canto sul da praia é chamado de Canto Bravo, e é mais selvagem, com rochedos e ondas. O outro lado é banhado pelo Rio Sahy, e é onde fica a pequena capela da vila caiçara, construída no início do século. É de lá também que saem os passeios de barco até As Ilhas, um programa IMPERDÍVEL! Vou falar dele mais pra frente…

Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia-Sahy

É nessa região lindíssima, e super valorizada, diga-se de passagem, que está localizada a Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia-Sahy.

litoral norte

A criação da APA foi uma grande conquista da mobilização da sociedade civil, que ‘garantiu’ a proteção de cerca de 1 milhão de m² entre as praias da Barra do Sahy e Baleia, protegendo cerca de 80 espécies com algum perigo de extinção, e criando um ‘corredor ecológico’ protegido, que liga as regiões de mangue até a serra do Mar.

litoral norte

O Instituto Conservação Costeira (ICC)

O Instituto Conservação Costeira (ICC) é a associação sem fins lucrativos responsável pela APA Baleia-Sahy. A gestão da APA é compartilhada entre ICC, Prefeitura de São Sebastião e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

litoral norte

  • Atividades de ecoturismo na APA: Passeio com barqueiros tradicionais na Barra do Sahy

Um dos grandes objetivos do ICC é estimular o uso sustentável da APA, promovendo ações de ecoturismo como o passeio com barqueiros tradicionais.

litoral norte

A primeira parte do passeio é pelos rios que cortam a APA. Pescadores tradicionais da região levam os turistas em seus barcos ziguezagueando pelos rios e manguezais, e contando histórias sobre os velhos tempos, sobre o sumiço dos peixes, o aumento da poluição, dos condomínios de luxo. E aí, se você ainda não entendeu a importância da APA, a sua ficha cai.

litoral norte

A segunda parte do passeio é pelo mar. E que mar, viu?! A paisagem impressiona a cada minuto, e a gente é consumid@ por um sentimento quase infantil de animação, sabe?! De estar nesse lugar lindo, com o vento batendo no rosto, a água do mar clarinha refletindo o sol. Ô sorte!

litoral norte

Seguimos até As Ilhas, que apesar do nome, é uma só, de onde é possível avistar outras ilhas do litoral de São Sebastião, como a Ilha do Gato, Ilha das Couves, Ilha de Toque Toque e até o Arquipélago dos Alcatrazes, quando o tempo deixa.

litoral norte

O passeio é incrível, e eu super recomendo. Se você se interessou, é só procurar Seu Haroldo (Tavares), no canto direito (norte) da praia, e combinar tudo com ele.

litoral norte

Tenho certeza que o passeio vai ser inesquecível!

litoral norte

Instituto Verdescola

A viagem também incluiu uma visita ao Instituto Verdescola, parceiro do ICC, e um ótimo exemplo de como funciona bem a parceria público privada quando feita com responsabilidade e vocação.

litoral norte

O Verdescola na Vila Sahy atende cerca de 700 crianças, jovens e adultos das comunidades Vila Baiana, Vila Mosquito, Sahy, Vila Paraíso e Baleia Verde, oferecendo atividades de reforço escolar, leitura e interpretação, preparação para vestibular, capacitação profissional, artes, música, educação ambiental, informática e culinária.

litoral norte

O lugar é inspirador, e conta com patrocínios de peso do setor privado.

litoral norte

litoral norte

Participamos de um jogo da memória com as crianças sobre educação ambiental, e pudemos vivenciar um pouco do dia a dia no Verdescola.

litoral norte

As peças do jogo da memória eram fotos de importantes representantes da flora e fauna local, como o caso da Caninana. Quem acertava o par, só ganhava o ponto se soubesse duas características do bicho, ou planta. Conscientizando e informando as crianças sobre a importância de seus vizinhos!litoral norte

Pra completar com chave de ouro a nossa visita, ganhamos pasteizinhos assados DELICIOSOS feitos pelas próprias crianças, recheados com legumes e temperinhos da horta orgânica do Instituto, cuidada por eles mesmos. Não é demais?!

litoral norte

litoral norte

Onde se Hospedar em Maresias: Pousada Sumatra EcoLodge

Durante a viagem ficamos hospedad@s em Maresias, onde curtimos a tranquilidade da Pousada Sumatra Ecolodge, uma pousada deliciosa no meio da Mata Atlântica, perfeita pra quem quer curtir uns dias de descanso cercado pela natureza!

litoral norte

litoral norte


Encontre ofertas de hospedagem em Maresias. Usando o link do Tô Pensando em Viajar você ajuda o blog, e não paga nada mais por isso!


Jantar no Ristorante Mergellina, em Maresias

Ainda em Maresias, recomendo que você experimente uma ou muitas das delícias do chef napolitano Vincenzo Vessicchio, do Ristorante Mergellina.

litoral norte

Experimentamos um menu especial, com entradas deliciosas e pão italiano artesanal feito ali mesmo, seguidos por Mezzelune Mergellina (massa fresca recheada com mortadela e requeijão na manteiga e sálvia), Risotto Sophia Loren (com camarão, polvo, lula, pedaços de tomate e manjericão).

litoral norte

Também experimentamos com exclusividade o Meca de Maresias, o novo prato do Ristorante Mergellina. Meca grelhado em cubos, servido com purê de batata ao perfume de provolone defumado e caponata de legumes (beringela, abobrinha, uva passa, alcaparras e ervilhas). Uma delícia!

A sobremesa foi uma surpresa!! Uma deliciosa Panna cota com cobertura de limão siciliano, com calda de balsâmico e frutas vermelhas. Pensa!

litoral norte

Voltei pra São Paulo com a bateria recarregada, e impressionada com as belezas dessa região. Se você tá pensando no litoral norte, aproveite pra conhecer essa região lindíssima e aproveite pra se religar!! Acompanhe a APA Baleia-Sahy no Facebook pra mais informações e novidades.

Casquinha de Siri no Restaurante Canoa, em Barra do Una

Ahhhh, já que você vai estar por essas bandas, não deixe de provar a casquinha de siri no Restaurante Canoa, no Hotel Canoa, em Barra do Una. Ela foi eleita a melhor casquinha de siri do litoral norte.

litoral norte

Aproveite pra curtir o pôr do sol no Bistrô Canoa. Você não vai se arrepender!

litoral norte

Entenda as localizações


Encontre ofertas de hospedagem:

BARRA DO SAHY | MARESIAS | CAMBURI | BARRA DO UNA | ILHABELA | SÃO SEBASTIÃO | JUQUEI | BOIÇUCANGA



Usando os links de afiliado do Tô Pensando em Viajar você ajuda a manter o blog funcionando, e não paga nada mais por isso!




Booking.com


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


O Tô Pensando em Viajar viajou a convite do Instituto Conservação Costeira (ICC). Independente do convite, as opiniões contidas neste post são totalmente imparciais, garantindo transparência e verdade para os leitores do blog!


Compartilhar
Alessandra Fratus

Viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

8 COMENTÁRIOS

  1. Alessandra, não conhecia! Me senti muito leiga agora rs São Paulo é tão pertinho e nunca fui no litoral… Gostei muito da dica do hotel em Maresias! Fiquei animada em explorar esta região

  2. Estas imagens são um chamariz muito forte para visitar a APA baleia Sahy! Bom artigo, com tudo muito bem descrito, para não falar do mapa que nos ajuda no enqudramento geográfico e nos locais que temos de visitar e ficar.

  3. Nunca tinha ouvido falar deste local e fiquei espantado quando vi no mapa que fica tão próximo de uma grande cidade como São Paulo. É lindo e com uma natureza muito bem conservada.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome