ZTL

A zona de tráfego limitado ou ZLT é um tipo de área de tráfego restrito encontrada em muitos centros históricos de cidades na Europa, onde não residentes e veículos não autorizados são proibidos de dirigir em determinados momentos.

Estas áreas são relativamente abundantes na Itália, onde são chamadas de Zona a traffico limitato (ZTL), mas também existem em Espanha, Portugal, França e Polônia com nomes diferentes.

Cerca de 350 cidades italianas têm ZTLs, geralmente impostas com vigilância de câmeras.

Elas ajudam a proteger os centros históricos das cidades do tráfego excessivo, o que tornaria a cidade menos atraente. E também podem ser destinados a limitar os níveis de poluição ou aumentar a receita administrativa pagando um pedágio urbano.

Na maioria das ZTLs na Itália, os veículos que transportam pessoas com deficiência são permitidos ao exibir a credencial apropriada.

Uma vez que o artigo 47º do Código de Trânsito Italiano (Codice della Strada) define as bicicletas como veículos, a bicicleta só é permitida se for especificada no sinal de trânsito.

O movimento não autorizado de veículos em um ZTL é punível com uma multa. Em 2009, a cidade de Florença emitiu uma média de 1.253 multas por dia, para uma receita anual de 52 milhões de euros. As multas triplicaram no período de dez anos anterior.

No mesmo ano, as receitas das multas de tráfego em Milão foram de 81 milhões de euros. Cerca de 53% dessas multas vêm de violações de ZTL.