Theatro da Paz

O Theatro da Paz é um importante ponto turístico e atração da cidade de Belém, no estado do Pará, no Brasil. Originalmente, chamava-se Theatro Nossa Senhora da Paz, nome dado pelo Bispo da época Dom Macedo Costa, em homenagem ao fim da guerra do Paraguai. Porém, sua nomenclatura foi modificada a pedido do próprio Bispo, ao ver que o nome de “Nossa Senhora” seria indigno figurar na fachada de um espaço onde se tinha apresentações mundanas e sem representação eclesiástica alguma, localiza-se na construído com recursos auferidos da exportação de látex, no período áureo da exploração da borracha na Amazônia (Ciclo da Borracha).

Foi inaugurado em 15 de fevereiro de 1878, e sua arquitetura possui linhas neoclássicas. Para o lançamento oficial do teatro, foi encenada a produção do dramaturgo francês Adolphe d’Ennery, ‘As duas órfãs’, pela companhia do pernambucano Vicente Pontes de Oliveira.

Mantinha o status de maior teatro da Região Norte, até ser ultrapassado pelo Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia. Tem 134 anos de história e é considerado um dos teatros-monumentos do país, segundo o IPHAN.