Stella Maris

Stella Maris é um bairro nobre da cidade de Salvador, e significa estrela do mar, em latim. Situado ao norte da capital da Bahia, teve sua origem em um loteamento que deu nome à praia. Suas ruas projetadas têm nomes de praias do Brasil, em virtude do Loteamento Alamedas da Praia, que inclusive é um marco no bairro, as alamedas.

Cercada pelas dunas que cercam o Aeroporto Internacional de Salvador, Stella Maris possui algumas das praias mais frequentadas da cidade, como a Praia do Flamengo.

Além de ter as praias mais badaladas pelos jovens de classe alta de Salvador e as famosas barracas Cabana Coral e Honolulu, é um pico para os surfistas por causa das ondas. O bairro, apesar dos empreendimentos e casas/condomínios de luxo, sofre com infraestrutura precária: alagamentos, sem bueiros, ruas esburacadas e não asfaltadas, pontos de ônibus sem cobertura ou capacidade para abrigo, matagais, locais sem calçadas, calçadas mal conservadas, iluminação e segurança.

Durante a Copa das Confederações FIFA de 2013, as seleções de futebol do Brasil, Nigéria e Uruguai ficaram hospedados em hotéis do bairro (Gran Hotel Stella Maris, Hotel Deville, Catussaba Resort, respectivamente), devido à proximidade ao aeroporto. Como via principal do bairro, está a rua Capitão Melo; e destaca-se também a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e os clubes recreativos: Clube dos Maçons e o Clube dos Empregados da Petrobrás (CEPE-Salvador).