Estado de São Paulo

São Paulo é um dos 27 estados federais do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste.

O estado é dividido em 645 municípios e sua área total equivale a 2,9% da superfície do Brasil. Sua capital é o município de São Paulo e seu atual governador é João Dória.

Com mais de 44 milhões de habitantes — o que equivale a cerca de 22% da população brasileira – é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade política mais populosa da América do Sul, sendo superado somente pelos demais estados do país em conjunto e pela Colômbia.

A população paulista é uma das mais diversificadas do país e descende principalmente de italianos, que começaram a emigrar para o país no fim do século XIX, de portugueses, que colonizaram o Brasil e instalaram os primeiros assentamentos europeus na região, de povos ameríndios nativos, de povos africanos e de migrantes de outras regiões do país.

Outras grandes correntes imigratórias, como de árabes, alemães, espanhóis, japoneses e chineses, também tiveram presença significativa na composição étnica da população local. A área que hoje corresponde ao território paulista já era habitada por povos indígenas desde aproximadamente 12000 a.C.

No início do século XVI, o litoral da região começou a ser visitado por navegadores portugueses e espanhóis. No entanto, apenas em 1532 o português Martim Afonso de Sousa iria fundar a primeira povoação de origem europeia — a vila de São Vicente, na atual Baixada Santista.

No século XVII, os bandeirantes paulistas intensificaram a exploração do interior da colônia, o que acabou por expandir os domínios territoriais dos portugueses na América do Sul. No século XVIII, após a instituição da Capitania de São Paulo, a região começa a ganhar peso político.

Após a independência, durante o Império, São Paulo omeça a se tornar um grande produtor agrícola (principalmente de café), o que acaba por criar uma rica oligarquia rural regional, que iria se alternar no comando do governo brasileiro com as elites mineiras durante o início do período republicano.

Sob o regime de Vargas, o estado é um dos primeiros a iniciar um processo de industrialização e sua população se torna uma das mais urbanas da federação. Atualmente, São Paulo possui o maior parque industrial e o maior PIB entre todos os estados brasileiros.

A economia paulista responde por cerca de 32,1% do total de riquezas produzidas no país, o que tornou o estado conhecido como a “locomotiva do Brasil”. Se fosse um país independente, seu PIB nominal poderia ser classificado entre os 20 maiores do mundo (estimativa de 2010).

Além da grande economia, São Paulo possui índices sociais relativamente bons em comparação ao registrados no restante do país, como o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o segundo maior PIB per capita, a segunda menor taxa de mortalidade infantil e a quarta menor taxa de analfabetismo entre as unidades federativas brasileiras.

Além da capital São Paulo, as principais cidades turísticas do interior paulista, são: Águas de Lindóia, Águas de São Pedro (e São Pedro), Americana, Aparecida do Norte, Atibaia, Boituva, Botucatu, Brotas, Campinas, Campos do Jordão, Cunha, Eldorado, Embu das Artes, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Holambra, Ibiúna, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Joanópolis, Jundiaí, Juquitiba, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Monteiro Lobato, Paranapiacaba, Pedreira, Piracicaba, Pirassununga, Santo Antônio do Pinhal, São Roque, Serra Negra, Socorro, Valinhos e Vinhedo.

Já as cidades mais importantes do litoral de São Paulo, são: Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá, Caraguatatuba, Itanhaém, Cubatão, Ubatuba, São Sebastião, Peruíbe, Bertioga, Mongaguá, Ilhabela, Iguape, Ilha Comprida e Cananéia.