Praia do Portinho

A Praia do Portinho é uma das praias do sul do oeste de Ilhabela. Fica entre a praia das Pedras Míudas (Ilha das Cabras), e a praia da Feiticeira. Com cerca de 60 metros de extensão, é formada por uma baia de águas calmas e protegidas e é bastante frequentadas por banhistas principalmente durante a temporada, e bom lugar para mergulho.

O acesso pelo mar é perigoso devido à quantidade de pedras que se escondem debaixo das águas. Então, a entrada é pela própria praia. A profundidade das águas varia entre 3 e 5 metros e a visibilidade pode chegar até a 5 metros.

O fundo é composto de rochas, cascalho e areia, a fauna não é rica mas é possível ver variadas espécies de peixes de pequeno porte, esponjas, algas e caranguejos. Portinho faz parte da reserva de Ilha das Cabras. Caça, pesca e coleta são proibidas no local. A praça próxima a praia foi reurbanizada recentemente.

Agora possui estacionamento, quiosque com mesinhas, além de comércio próximo. Há uma capela de Santo Antônio próximo a praia.


Leia mais dicas de viagem para Ilhabela