Planetário do Ibirapuera

O Planetário do Ibirapuera é um planetário localizado no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, inaugurado em 1957.

No dia 22 de setembro de 2006 o Planetário do Ibirapuera voltou a funcionar. Foram sete anos, mas a espera valeu a pena. Ele volta com equipamentos modernos, de última geração.

O projetor StarMaster, de fabricação da empresa alemã Carl Zeiss, substituiu o antigo Universarium III, e juntamente com 44 projetores periféricos e outros equipamentos.

O Planetário do Ibirapuera foi o primeiro a ser instalado na América Latina, em 26 de janeiro de 1957.

O prédio, de autoria dos arquitetos Eduardo Corona, Roberto G. Tibau e Antônio Carlos Pitombo, é inspirado na arquitetura dos anos 50, e é tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (CONDEPHAAT).

Antes de fechar as portas, em 1999, o Planetário recebia anualmente mais de 350 mil visitantes – na sua maioria estudantes – e quase 4 milhões de pessoas já haviam assistido às projeções.

O prédio foi interditado por apresentar problemas em sua infraestrutura, causados por infiltrações e infestação de cupins. Um restauro completo deixou o prédio novo em folha, pronto para receber o projetor StarMaster.

A novidade é um elevador panorâmico que possibilita o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais ao mezanino, localizado em pavimento superior à sala de projeção. Além disso, o processo de recuperação do prédio deixou aparente um revestimento de madeira trabalhado que envolve a cúpula de concreto, que antes ficava escondido por um forro.