Pedro Ludovico

Pedro Ludovico (23 de outubro de 1891 – 16 de agosto de 1979) foi o fundador de Goiânia, capital de Goiás, estado na região centro-oeste do Brasil.

É uma das figuras mais importantes da história do estado de Goiás. Ludovico nasceu em Goiás. Foi para o Rio de Janeiro onde concluiu a Faculdade de Medicina e foi amigo dos escritores Lima Barreto e Olavo Bilac.

Ele defendeu sua tese sobre a histeria, numa época em que todas as teorias de Freud eram revolucionárias. Voltando a Goiás abriu uma clínica em Rio Verde, mas achou a vida no interior monótona.

As viagens ao Rio aliviaram seu tédio, que superou ao descobrir dois amores de sua vida: a política e Dona Gercina Borges, com quem se casou. Apoiando a revolução liberal de 1930 foi nomeado “interventor” no estado de Goiás.

Ele governaria o estado por cinco períodos, três como “interventor” e dois como governador eleito. Foi senador três vezes e sua luta pela redemocratização do país durante o período do regime militar após 1964 fez com que o governo o destituísse do cargo político em 1968.

Sua vontade de ferro ajudou a construir uma nova cidade, Goiânia, que inspirou presidente Juscelino Kubitschek para construir Brasília. O filho de Pedro Ludovico foi governador do estado durante o golpe militar de 1964 e posteriormente senador por Goiás durante vários períodos.