Pedro Leopoldo

Pedro Leopoldo é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na região Sudeste do Brasil. Sua população estimada em 2006 era de 63.095 habitantes. Situa-se na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 46 quilômetros a noroeste da capital mineira, ligando-se a esta através das rodovias estaduais MG-010 e MG-424.

Parte do seu território se encontra na Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa.Os registros de ocupação humana encontrados em Pedro Leopoldo são os mais antigos da América, tendo sido encontrado na região o fóssil de Luzia, cuja idade foi estimada em doze mil anos. Os ossos de Luzia foram descobertos na década de 1970 no sítio arqueológico de Lapa Vermelha IV, localizado a leste do centro do município de Pedro Leopoldo, próximo a divisa com o atual município de Confins, até então distrito do município de Lagoa Santa.

O nome “Luzia” é um apelido dado pelo biólogo Walter Alves Neves, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, inspirado em Lucy, um fóssil de Australopithecus afarensis de 3,2 milhões de anos, descoberto em 1974. Lá também se encontram pinturas rupestres em forma de linha, sugerindo que os primeiros povos a habitar a região possuíam um sistema rudimentar de anotações.