NY

Nova Iorque (NY) é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região centro-atlântica do país. É o maior centro financeiro e comercial do país, e o quarto maior centro industrial dos Estados Unidos, perdendo apenas para a Califórnia, o Texas e Ohio, e está localizado no nordeste do país.

O estado não deve ser confundido com a cidade de mesmo nome, a cidade de Nova Iorque, localizada ao sul do estado. Por isto, o estado às vezes é chamado de Estado de Nova Iorque (New York State).

Além de ser a maior cidade do estado, Nova Iorque, com seus 8,5 milhões de habitantes (aproximadamente a metade da população do estado), é também a cidade mais populosa dos Estados Unidos.

Tornou-se o estado mais populoso do país por volta de 1810, sendo ultrapassado pela Califórnia na década de 1960, e pelo Texas na década de 1990, e atualmente é o terceiro estado mais populoso dos Estados Unidos, com 19,4 milhões de habitantes.

O cognome do estado é Empire State. Historiadores acreditam que este apelido vêm de um comentário feito por George Washington – ele uma vez comentou que NY era o “centro do império” (norte-americano).

O lema do estado é Excelsior. A palavra excelsior que vêm do latim, e significa “sempre acima”, “sempre no topo” ou “mais alto ainda”.

NY foi originalmente colonizado por holandeses, que chamaram a região de Novos Países Baixos. Eles também fundaram um assentamento na ilha de Manhattan, chamado de Nova Amesterdã. Quando a Inglaterra capturou o estado dos neerlandeses, eles renomearam tanto o estado quanto a cidade, localizada em Manhattan, de New York.

Foi uma das treze colônias britânicas que rebelaram-se na Guerra da Independência dos Estados Unidos, e um terço de todas as batalhas aconteceram no estado. Após a guerra, tornou-se o décimo primeiro estado a entrar na União, em 26 de julho de 1788.