Nazaré Paulista

Nazaré Paulista é um município brasileiro do estado de São Paulo, na região Sudeste do Brasil. Sua população estimada em 2020 é de 18.698 habitantes. Está localizada na Serra da Mantiqueira, na Mesorregião de Campinas e na Microrregião de Bragança Paulista, no interior paulista.

Sendo o segundo maior município em extensão territorial desta região, atrás apenas da cidade de Atibaia. O pequeno município de Nazaré Paulista apresenta relevo montanhoso, atingindo 1.030 m de altitude, com nascentes, cachoeiras e águas represadas em seus vales.

É conhecida por abrigar a Represa Atibainha um espaço dedicado para quem quer mergulhar, andar de barco ou praticar pesca esportiva. Caso queira um espaço mais tranquilo para se conectar com a natureza, poderá visitar a Cachoeira Gavirutuva.

Além da Represa, a cidade também possui uma parte do Parque Estadual Itaberaba, e uma fração do Parque Estadual Itaberaba, localizado entre os municípios Arujá, Guarulhos, Mairiporã, Santa Isabel e Nazaré Paulista.

Criado em 2010, ele é um importante corredor ecológico, entre a Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira, e sua área de mais de 15 mil hectares preserva importantes remanescentes da Mata Atlântica e bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira. O parque também abriga inúmeras espécies de animais ameaçados de extinção..

Os interessados em Turismo Cultural para conhecer mais sobre a história da cidade, bom fazer uma visitação à Casa de Francisco Derosa, construída no início do século XX, que pertenceu ao prefeito da época e fundador da primeira escola do município. Outra casa para conhecer é a Casa dos Escravos, uma construção do século XVII que ainda mantém a sua estrutura inicial e parte da mobília original localizada no Bairro do Cuiabá.

Nazaré também mantém a tradição, à devoção a São Gonçalo. Trata-se de uma dança de cunho especialmente religioso, quase sempre em pagamento de promessa, expressando de forma especial a São Gonçalo, conhecido entre os devotos como “Gonçalo de Amarante”, que nasceu e viveu em Portugal. A festa em sua homenagem chegou ao município no fim do século 17 e, segundo a lenda, trazia “paz e conforto” aos bandeirantes que passavam pela região.

Nazaré paulista também se destaca pela produção de cana-de-açúcar para cachaça. Por isso, o visitante não pode deixar de passar nos Alambiques locais para ver como é feita a produção da cachaça, desde a colheita da cana-de-açúcar até o engarrafamento. Antes de ir embora, o turista pode passar na Praça Álvaro Guião, onde sempre acontecem exposições artesanais, apresentações culturais e alguns eventos da região.