La Boca

La Boca é um bairro da cidade Buenos Aires, na Argentina, que por sua localização próxima ao porto, foi habitada por muitos estrangeiros que chegavam pelo porto para trabalhar.

O bairro possui duas grandes atrações: O estádio do Boca Juniors (La Bombonera), o time com maior quantidade de torcedores da Argentina e conhecido por serem absurdamente fanáticos por futebol, e o Caminito, onde parte do bairro foi restaurada.

O Caminito tem uma característica peculiar: as casas são construídas com tábuas de madeira, placas e telhas de metal e pintados com muitas cores. Isso porque, quando os estrangeiros – principalmente espanhóis e italianos – construíam suas casas, usavas as tintas que sobravam dos navios do porto para pintá-las.

Os imigrantes italianos eram em grande parte genoveses. Eles criaram em La Boca os dois futuros clubes mais populares do país: não só o Boca Juniors, mas também o River Plate foi criado no bairro, posteriormente mudando-se para a área mais nobre de Belgrano.

A rivalidade originou-se justamente da proximidade entre os dois clubes, só depois se acentuando em razão de o River passar a representar a elite portenha, enquanto o Boca popularizou-se como o clube dos operários.

A herança genovesa encontra-se nas duas equipes: os torcedores do Boca são conhecidos como “xeneizes”, expressão derivada de “zeneize”, que quer dizer “genovês” no dialeto da Ligúria; e o branco e vermelho do River são as cores da bandeira de Gênova.

A região de La Boca também é o berço do tango, tradicional estilo musical que nasceu às margens de Mar del Plata.