Juquitiba

Juquitiba é um município brasileiro do Estado de São Paulo. Possui a maior área de Mata Atlântica preservada da Região Metropolitana de São Paulo e é rico em recursos hídricos. Sua população é de 28.737 habitantes, distribuída em um área de 521.598 km².

Juquitiba possui diversos atrativos relacionados ao ecoturismo e turismo de aventura, como arvorismo, tirolesa, trekking, canoagem, birdwatching, entre outros, oferecidos por empreendimentos turísticos privados.

O município é considerado o berço do rafting no Brasil, por sediar a primeira operadora turística a implementar a atual modalidade responsável pela popularização do esporte no país.

O percurso do Rio Juquiá é explorado atualmente por duas empresas de aventura sediadas em suas margens. No limite de Juquitiba e Ibiúna, a Represa Cachoeira do França, criada em 1957 pela empresa Votorantim para geração de energia hidrelétrica, é hoje um conhecido ponto turístico para visitantes em busca de atividades náuticas e pesca esportiva.

Por essa razão, é rodeada de pesqueiros e marinas. No entorno da represa também está o principal acesso ao Parque Estadual do Jurupará, que abriga trilhas e cachoeiras. Inaugurada em 1993 no centro da cidade, a Aldeia do Artesanato se destaca no turismo cultural como polo local de produção e comércio de artesanato. Entre os atrativos, o local sedia desde sua inauguração o tradicional ateliê do artesão Marquinhos da Aldeia, famoso na região pelo trabalho de entalhe e pintura em madeira.

Em 2018 foi fundada no município a Associação Observatório do Turismo de Juquitiba, primeira ONG dedicada ao desenvolvimento turístico local. A organização está sediada em empreendimento homônimo que promove atividades de ecoturismo, pesquisa, educação ambiental, lazer e cultura para turistas e moradores locais. Em 2019, Juquitiba foi classificado como Município de Interesse Turístico (MIT) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A cidade integra atualmente a Região Turística Mananciais, Aventura e Arte.