Interior paulista

O interior do estado de São Paulo ou interior paulista, é uma designação informal para se referir à região que abrange toda a área do estado de São Paulo fora da Região Metropolitana de São Paulo e do litoral paulista.

O interior tem destaque por possuir um conjunto cultural muito rico, inclusive com vários sotaques próprios e diferentes daquele da capital e do litoral paulista. Essa área é fortemente industrializada e caracteriza-se por sua economia de grande porte e bastante diversificada, sendo uma das regiões mais ricas da América Latina.

Cerca de 1/4 do PIB do interior se concentra na Região Metropolitana de Campinas, que se consolida cada vez mais, como o cinturão do setor automobilístico brasileiro.

O interior paulista destaca-se, por apresentar uma boa infraestrutura, tornando-se um polo de atração de investimentos inclusive automobílisticos.

As principais cidades do interior de SP, são: Águas de Lindóia, Águas de São Pedro (e São Pedro), Americana, Aparecida do Norte, Atibaia, Boituva, Botucatu, Brotas, Campinas, Campos do Jordão, Cunha, Eldorado, Embu das Artes, Espírito Santo do Pinhal, Holambra, Ibiúna, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Joanópolis, Jundiaí, Juquitiba, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Monteiro Lobato, Paranapiacaba, Pedreira, Piracicaba, Pirassununga, Santo Antônio do Pinhal, São Roque, Serra Negra, Socorro, Valinhos e Vinhedo.