Igaratá

Igaratá é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado no Vale do Paraíba, na microrregião de São José dos Campos.

No início dos anos 60, surgiu o projeto de construção de uma represa que produzisse energia para satisfazer as necessidades de desenvolvimento do Vale.

É um Município de Interesse Turístico e dispõe de diversas atrações com foco no Turismo de aventura, turismo náutico, e no ecoturismo.

Além da bela paisagem rural, passeios de jipe e pesqueiros, Igaratá também oferece opções de trilhas simples, trilhas trekking e também trilhas de mountain bike, além da trilha do Morro Azul, que possibilita ao visitante uma visão panorâmica das cidades vizinhas e da Serra da Mantiqueira.

O destaque fica com a Prainha, uma área de lazer com acesso à Represa do Jaguari de Igaratá, a 500 metros do centro da cidade. A represa é própria para pesca submarina, passeios de barco, esportes náuticos, banhos e pesca. Vale ressaltar que possui vários tipos de peixes como Tilápias, Tucunarés, Corimbatás, Lambaris e Traíras. E a fauna primitiva é composta por bugios (macacos), seriemas, tatus, preguiças, ouriços, gatos-do-mato, entre outros.

O Turismo Religioso também está presente. A Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio que está localizada no ponto mais alto de Igaratá. Sua construção chama atenção pelos traços modernistas e sempre no dia dois de novembro é realizada grande festa para homenagear a padroeira da cidade, com atrações para todos, com programação religiosa, leilões, shows e barracas de gastronomia diversa.

O nome “Igaratá” vem do Tupi – “Igara” significa barco/barca, canoa indígena. O significado mais conhecido é “canoa alta”, porém há registros do significado ser “canoa grande”, ou “canoa forte ou resistente”.