Grupo de Acesso

Os grupos de acesso são as divisões inferiores do carnaval do Brasil, onde desfilam as escolas que sonham em chegar ao grupo especial, a elite da folia.

Cada cidade tem o seu próprio grupo de acesso, dividido em subgrupos, como Acesso I e Acesso II.

As escolas são avaliadas pelos mesmos critérios do grupo especial, mas com um número menor de jurados. As escolas que obtêm as maiores pontuações são promovidas ao grupo especial, e as que obtêm as menores são rebaixadas para o grupo de acesso seguinte.

Assim, há uma constante movimentação e rivalidade entre as escolas de samba. A cidade do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo, possuem os grupos de acesso mais disputados e diversificados e apresentam escolas de diferentes regiões, estilos e histórias.

Cada escola tem o seu próprio samba-enredo, que conta uma história ou homenageia uma personalidade, um tema ou uma cultura.

Cada escola também tem o seu próprio pavilhão, que é a bandeira que representa a sua identidade e a sua comunidade.

No Rio de Janeiro, as escolas que vão desfilar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no grupo de acesso, são:

  • Acesso I: União do Parque Acarí, Império da Tijuca, Acadêmicos de Vigário Geral, Inocentes de Belford Roxo, Estácio de Sá, União de Maricá, Acadêmicos de Niterói e Unidos da Ponte.
  • Acesso II: Sereno de Campo Grande, Em Cima da Hora, Arranco do E.D, União da Ilha, Unidos de Padre Miguel, São Clemente, Unidos de Bangu e Império Serrano.

As escolas que vão desfilar no grupo de acesso do carnaval de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, são:

  • Acesso I: Colorado do Brás, Pérola Negra, X-9 Paulistana, Leandro de Itaquera, Nenê de Vila Matilde, Estrela do Terceiro Milênio, Camisa 12 e Dom Bosco.
  • Acesso II: Uirapuru da Mooca, Amizade Zona Leste, Torcida Jovem, Unidos de Santa Bárbara, Tradição Albertinense, Mocidade Unida da Mooca, Morro da Casa Verde e Brinco da Marquesa.