Gastronomia

A gastronomia é um ramo que abrange todos os aspectos da culinária, bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Além dos materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados.

Um gastrônomo (gourmet, em francês) pode ser um(a) cozinheiro(a), mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, incluindo não só como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados, por exemplo, o vestuário e a música ou dança que acompanham as refeições (café da manhã, brunch, almoço e jantar).

Por essas razões, a gastronomia tem um foro mais alargado que a culinária, que se ocupa mais especificamente das técnicas de confecção dos alimentos. Um provador de vinhos é um gastrônomo especializado naquelas bebidas (e, muitas vezes, é também um gastrônomo no sentido mais amplo do termo).  

O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida depois da alimentação de sobrevivência. A gastronomia nasceu desse prazer e constituiu-se como a arte de cozinhar e associar os alimentos para deles retirar o máximo benefício. Cultura muito antiga, a gastronomia esteve na origem de grandes transformações sociais e políticas.

A alimentação passou por várias etapas ao longo do desenvolvimento humano, evoluindo do nômade caçador ao homem sedentário, quando este descobriu a importância da agricultura e da domesticação dos animais.

No mercado de turismo, as viagens gastronômicas são excelentes formas de conhecer novas culturas.

Cada destino do mundo tem suas receitas e pratos típicos, feitos com ingredientes locais. Além de bebidas e drinks característicos.

É possível visitar os melhores restaurantes locais, mercados gastronômicos, bares e fazer tours gastronômicos e aulas culinárias pelo mundo.

Além disso, conhecer o mundo da cerveja artesanal, o enoturismo (turismo do vinho) e o turismo do café é se conectar com a história, a identidade e a diversidade de cada lugar.