Costa dos Coqueiros

A Zona Turística da Costa dos Coqueiros compreende todo o litoral norte do Estado da Bahia, ma região Nordeste do Brasil, estendendo-se por cento e noventa e três quilômetros do norte de Salvador até a divisa do estado da Bahia com Sergipe. Parte desta rota é hoje também conhecida como Linha Verde.

No Estado, entre a Zona Turística da Baía de Todos os Santos e o Estado do Sergipe, ou seja, da Ipitanga até Mangue Seco. Tendo sido parte das terras de Garcia D’Avila, a Costa dos Coqueiros ainda hoje possui resquícios da antiga sesmaria dos Ávila como a Casa da Torre de Garcia d’Ávila uma residência com função de casa-grande, fortaleza e posto de vigilância.

A Casa da Torre ou Castelo de Garcia d’Ávila serviu da base para a colonização do litoral norte e da expansão da pecuária na Região Nordeste do Brasil moldada como uma espécie de feudo. A sesmaria de Garcia D’Avila e posteriormente, de seu herdeiro, também neto de Caramuru e Catarina Paraguaçu, continuou se ampliando com a instalação de currais até às terras de Pernambuco e a Oeste até Jacobina.

A Costa dos Coqueiros é cortada pela BA-099 em seus dois trechos a Estrada do Coco e seu prolongamento a Linha Verde equipada com inúmeros meios de hospedagem e acomodação, em um total de 11.611 leitos nas diversas cidades litorâneas segundo a SCT.

Há também o projeto TAMAR, com sede em Praia do Forte, que busca preservar as tartarugas marinhas que abundam neste litoral.

O nome deriva da principal planta da região, o coqueiro. A Costa dos Coqueiros é cortada pela rodovia Linha Verde (parte da BA-099), que liga todas as praias e cidades do Norte a Salvador da Bahia.

Os lugares que merecem ser visitados pelos turistas neste litoral são: Arembepe, Guarajuba, Praia do Forte (Mata de São João), Imbassaí (Mata de São João), Porto do Sauípe, Massarandupió, Subaúma, Baixio, Itariri, Sitio do Conde, Costa Azul, Mangue Seco.