Convento da Penha

O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil. E é um dos mais importantes pontos turísticos de Vila Velha, município no estado do Espírito Santo, região Sudeste do Brasil.

O Convento da Penha está situado no alto de um penhasco de 154 metros de altitude, sendo tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1943.

Grande parte do interior é revestido com madeira em cedro, entalhado pelo escultor português José Fernandes Pereira entre 1874 e 1879.

O altar-mor, atualmente composto por mais de 200 peças feitas de 19 tipos diferentes de mármore, foi construído por volta de 1800, originalmente no estilo rococó, passando por restaurações em 1910 e novamente entre janeiro de 2009 e 17 de dezembro de 2011.

Do convento é possível se ter uma visão panorâmica de Vila Velha, Vitória e do Oceano Atlântico.

O complexo do convento abrange uma área de 632,226 m², englobando uma série de outros monumentos e atrativos, tais como a Gruta do Frei Pedro Palácios, vão formado pela natureza do monte onde fica o Convento, sendo que alguns historiadores afirmam ser a primeira residência do frei Pedro Palácios.

Em 1562, Palácios construiu uma Capela dedicada a São Francisco de Assis, no local hoje denominado largo do convento (Campinho), e no final do século XX surgiram também o Museu e a loja de alimentos e pequenos presentes.