Cidade Baixa de Salvador

A Cidade Baixa é a área litorânea (banhada pela Baía de Todos os Santos) da cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, na região Nordeste do Brasil. É uma planície relativamente estreita, ligada à Cidade Alta pelo Elevador Lacerda. As principais atividades econômicas da região são a portuária e a comercial.

Salvador foi a primeira capital do Brasil, construída a partir de 1545 como cidade-fortaleza, destinada à administração colonial e comércio. Seu crescimento deu-se em dois planos — a Cidade Baixa, compreendida pelo Bairro da Praia com uma comprida rua que dividia o porto e as casas comerciais — e a Cidade Alta, onde estavam as áreas de São Bento (incluindo Sé), Palma, Desterro, Saúde e Santo Antônio Além do Carmo. A cidade, assim, cresceu ao longo do seu litoral, embora a chamada ‘mancha matriz’ tenha surgido no alto da escarpa acima 65 metros da faixa litorânea.

Para fazer a ligação entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta de Salvador, é possível usar a Ladeira da Preguiça, Ladeira da Montanha, Ladeira da Misericórdia, Ladeira da Conceição, o Elevador Lacerda, o Elevador do Taboão, o Plano Inclinado Gonçalves, o Plano Inclinado do PIlar ou o Plano Inclinado Liberdade-Calçada.