Carnaval de São Paulo

O Carnaval de São Paulo é uma festa anual na cidade de São Paulo, no estado de SP, região sudeste do Brasil.

Ele é composto pelo desfile das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, bailes em clubes e uma programação com centenas de blocos de rua que animam um dos mais animados carnavais do Brasil.

Carnaval de rua em SP

O carnaval de rua é uma das mais antigas manifestações culturais de São Paulo, sendo que o registro mais antigo de sua realização data de uma ata da Câmara Municipal de 13 de fevereiro de 1604, quando ainda era chamado de Entrudo.

O carnaval de rua, ou blocos de rua, em São Paulo cada ano vem crescendo cada vez mais, trazendo com ele uma dimensão cultural, turística e simbólica enorme, além de importância histórica e artística.

Esses tem se tornado tradição aos amantes do carnaval nos últimos anos. É considerado carnaval de rua todo conjunto de manifestações carnavalescas voluntárias, sejam organizadas ou não, sem finalidade lucrativa e de cunho festivo, que ocorrem na forma de “blocos”, “cordões”, “bandas” ou semelhantes.

Esses blocos são realizados na própria cidade de São Paulo, em circuitos urbanos notáveis, como grandes avenidas, ruas e praças, acompanhados de carros de som, bandas e com diversos instrumentos de percussão. Possuem nomes bastantes característicos, trazendo trocadilhos e frases marcantes para agitar ainda mais esse clima de folia nessa época do ano, como por exemplo “Quem me viu Mentiu”, “Meu Santo é Pop” entre outros.

Não faltam opções de estilos e públicos nos blocos deste ano que conteve blocos com música eletrônica, sucessos dos anos 90, discursos políticos e feministas.