Carnaval

O Carnaval é uma festa marcada pelo “adeus a carne” que a partir dela se fazia um grande período de abstinência e jejum, como o seu próprio nome em latim “carnis levale” indica.

Para a sua preparação havia uma grande concentração de festejos populares. Cada lugar e região brincava a seu modo, geralmente de uma forma propositadamente extravagante, de acordo com seus costumes.

Pensa-se que terá tido a sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C, através da qual os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. antes da Quaresma.

É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XX.

A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Santa Cruz de Tenerife, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.

Já a cidade do Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.

O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país e acontece durante os quatro dias que precedem a quarta-feira de cinzas e o início da Quaresma. É comumente referida pelos brasileiros como o “Maior Espetáculo na Terra”.

O Carnaval de rua do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade.

As escolas de samba são grandes, entidades sociais com milhares de membros e um tema para sua música e desfile a cada ano. No Carnaval do Rio, as escolas de samba desfilaram no Sambódromo do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí.

Cerca de 30 escolas no Rio reúnem centenas de milhares de participantes. Algumas das mais famosas incluem:

  • GRES Estação Primeira de Mangueira
  • GRES Portela
  • GRES Imperatriz Leopoldinense
  • GRES Beija-Flor de Nilópolis
  • GRES Mocidade Independente de Padre Migue
  • GRES Unidos da Tijuca
  • GRES Unidos do Viradouro
  • GRES União da Ilha do Governador

Os blocos de carnaval são pequenos grupos informais com um tema definido em seu samba, geralmente satirizando a situação política. Mais de 440 blocos operam no Rio.

Bandas são bandas musicais de samba, também chamadas de “bandas de carnaval de rua”, geralmente formadas dentro de um único bairro ou fundo musical.

O Carnaval Recife–Olinda é marcado pelo desfile do maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada. Este desfile acontece no primeiro sábado do Carnaval (sábado de Zé Pereira), passa pelo centro da cidade de Recife e tem, como símbolo, um galo gigante posicionado na Ponte Duarte Coelho.

Neste bloco, há uma grande variedade de ritmos musicais, mas o mais presente é Frevo (ritmo característico de Recife e Olinda que foi declarado Património Imaterial da Humanidade pela Unesco). Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada como o maior bloco de carnaval do mundo.

Já o Carnaval de Salvador tem grandes celebrações carnavalescas, incluindo o axé, uma música típica do estado da Bahia. Um caminhão com alto-falantes gigantes e uma plataforma, onde os músicos tocam canções de gêneros locais como axé, samba-reggae e arrocha, percorre a cidade com uma multidão seguindo enquanto dançam e cantam.

Três circuitos compõem o festival. Campo Grande é o mais longo e tradicional. Barra-Ondina é o mais famoso, à beira-mar da Praia da Barra e Praia Ondina e Pelourinho.

Hoje, o Carnaval de São Paulo é uma celebração vibrante, com escolas de samba competindo no grupo especial e nos grupos de acesso no Sambódromo do Anhembi, blocos de carnaval de rua colorindo as vias da cidade e bailes animados em diversos clubes.

Essa festa é uma expressão da diversidade cultural e da energia contagiante dos paulistanos, que se entregam à folia com paixão e alegria.

Que os tambores ecoem e os passos de samba se misturem nas ruas da metrópole, celebrando a riqueza da cultura brasileira durante essa época festiva!