Bueno Brandão

Bueno Brandão é um município na microrregião de Pouso Alegre, no estado de Minas Gerais, região Sudeste do Brasil. Sua população estimada em 2004 era de 11.006 habitantes. A área é de 356,0 km² e a densidade demográfica, de 30,92 hab/km².

Sua principal atração é o ecoturismo, principalmente por suas cachoeiras. Entre elas as consideradas mais bonitas são: do Luís, do Félix e do Machado II.

O nome Bueno Brandão – em homenagem a Júlio Bueno Brandão – é o quarto nome da localidade, que também já fora chamada de: Bom Jesus da Pedra Fria, das Antas e Campo Místico. Note-se que Campo Místico ainda é usado informalmente.

Em 2007 o prefeito tentou mudar o nome novamente para Campo Místico, mas em um plebiscito realizado na cidade, os habitantes decidiram pela continuação do nome Bueno Brandão, havendo ainda na cidade um bairro chamado Jardim Campo Místico.

Seu território pertencia a Ouro Fino, da qual foi desmembrado a 17 de dezembro de 1938 pelo decreto-lei 148; em 1 de junho de 1850 a lei 471 elevou o curato do Bom Jesus do Ribeirão das Antas a paróquia, com a denominação de Senhor Bom Jesus do Campo Místico.

Os municípios limítrofes são Ouro Fino e Inconfidentes a norte, Bom Repouso e Senador Amaral a leste, Munhoz a sul, Socorro (São Paulo) a oeste e Monte Sião a noroeste.